TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sistema ERP – Saiba o que é e como implantar no seu negócio

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
07/04/2022
Em Empresas, Software

A migração de ERP é uma alternativa para empresas que não estão satisfeitas com a ferramenta atual. Contudo, muitos gestores adiam essa migração por se tratar de um processo que afeta a estrutura da empresa. Afinal, o ERP funciona de forma integrada. Entretanto, continuar com um sistema que não oferece o que a organização precisa é muito mais prejudicial para a produtividade do negócio.

Diante dessa situação, o recomendado é que a mudança de sistema ocorra. Porém, essa migração precisa ser planejada para tornar esse processo de transição mais seguro e satisfatório no final das contas. 

Veja a seguir como promover essa alteração na sua empresa de uma maneira bem mais fácil e descubra também como a Omie pode participar dessa transformação oferecendo o melhor serviço para o seu negócio.

Sistema erp - saiba o que é e como implantar no seu negócio

O que é ERP?

ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning que traduzido para o portugues quer dizer Planejamento dos Recursos da Empresa. Em uma organização, o ERP é um sistema de gestão empresarial, que auxilia nas atividades e processos internos. Ele automatiza ações manuais e repetitivas em processos realizados por software, assim garantindo a união, segurança e praticidade em um único banco de dados.

Como fazer a migração de ERP?

A migração de sistema ERP é a substituição de um sistema de gestão ineficiente por uma opção mais moderna, atual, personalizada com as demandas da empresa e que ofereça melhores resultados. 

Mas, essa alteração não é uma tarefa simples. Como vimos, o sistema ERP faz a ligação entre todos os departamentos corporativos. Então, fazer mudanças no sistema também implica em alterações na comunicação e na operação dos setores relacionados.

Então, por mais que a troca seja imprescindível e inevitável, ela precisa ser gradativa, organizada, com participação da equipe de trabalho, com a escolha de um bom sistema e reduzindo ao máximo as chances de erro. 

A seguir, separamos algumas dicas que vão tornar essa movimentação mais natural e, ao mesmo tempo, consistente.

Faça uma escolha coerente

Obviamente, só faz sentido trocar um sistema por outro quando o novo candidato é melhor do que o anterior. Por isso, o primeiro passo é escolher um sistema ERP moderno, multifuncional e, de fato, eficiente.

De todas as opções disponíveis no mercado, avalie aquela que se encaixa no que se a sua empresa precisa, identifique as funções existentes, as inovações e tecnologias utilizadas. Assim, terá mais chances de fazer uma escolha satisfatória.

Mapeie os processos

O mapeamento de processos deve ser construído com base nas operações executadas por cada setor. Ou seja, nas atividades pertencentes a cada área.

Sabendo com detalhes quais são essas tarefas, fica muito mais fácil descobrir os módulos do ERP que serão necessários. E, com isso, o seu sistema será muito mais personalizado e adequado às necessidades do negócio.

Treine sua equipe

O treinamento da equipe é fundamental para que não haja problemas na execução do sistema e também para o melhor aproveitamento de todas as suas funcionalidades.

Apesar de ser um software de simples operação, o sistema ERP exige certa habilidade de quem o manuseia. Então, pode ser que a equipe sinta um pouco de dificuldade no uso da nova ferramenta e, para isso não atrapalhar a produtividade, é necessário investir em capacitação.

Monitore o uso

A última orientação, mas não menos importante, é o monitoramento do uso do sistema ERP. Após concluir a instalação, faça análises frequentes para conferir se os resultados estão alinhados com o objetivo planejado e pensado lá atrás.

É durante esse acompanhamento que os possíveis erros são encontrados e que os ajustes são feitos, deixando o processo de gestão mais fluido e fácil de manipular e de analisar. 

Por que migrar para o ERP da Omie?‍

Pudemos perceber que a mudança de ERP pode, realmente, mudar um pouco a rotina da empresa por alguns dias e exigir algumas adaptações do gestor e dos demais colaboradores. Mas, também vimos que os benefícios dessa migração são inúmeros e que vale a pena inovar para obter mais vantagens ao longo do tempo.

O sistema ERP da Omie surge, então, como a melhor alternativa, oferecendo várias funcionalidades e serviços que vão deixar a rotina da sua empresa muito mais tranquila e com muita praticidade.

Conheça, a seguir, o que a sua empresa vai ganhar ao fazer a portabilidade de ERP para a Omie:

Sistema totalmente on-line‍

Por ser um sistema que opera totalmente on-line, o ERP da Omie pode ser acessado de qualquer lugar, desde que o usuário tenha à disposição um computador e uma rede de internet. Assim, o acesso aos dados é rápido e flexível e sem exigir equipamentos de tecnologia avançada.

A segurança das transações é garantida pela definição única e exclusiva dos dados de acesso ao sistema. Cada profissional recebe um usuário e senha únicos, garantindo a privacidade das informações.

Integração de processos‍

Uma das grandes vantagens do sistema ERP da Omie é o aperfeiçoamento e o estímulo da comunicação entre os setores. Como os diferentes departamentos poderão acessar as informações ao mesmo tempo, a troca de ideias entre eles será muito mais expressiva, direta e eficaz.

Por ser um software de atuação digital, essa troca acontece em tempo real, de forma integrada, o que facilita a tomada de decisões e a coerência das informações.

O setor de estoque, por exemplo, é muito melhor gerenciado quando os setores relacionados trabalham em conjunto, como a área de vendas, o financeiro e o próprio estoque. Como um depende do outro, é muito mais fácil integrá-los com a ajuda de um software ERP.

Relatórios personalizados‍

Ao fazer a migração de ERP para a Omie, o gestor terá acesso a vários tipos de relatórios, todos personalizados e de acordo com a demanda da empresa. Além disso, todos eles serão divididos por módulos ou setores.

Como vimos, o acompanhamento é um dos cuidados importantes na hora da substituição do ERP. E os relatórios ajudam o gestor a monitorar os resultados e a perceber o desempenho da empresa.

Com esses dados em mãos, atuais, bem divididos e organizados, é possível pensar em decisões mais estratégicas, seja para reduzir os custos, objetivo de toda empresa, ou para investir mais no que está dando certo.

Usabilidade intuitiva

No geral, o sistema ERP não exige do usuário um grande conhecimento tecnológico. Contudo, alguns softwares são, de fato, mais complexos e dificultam o acesso e a produtividade dos colaboradores.

Diferente de muitos, o sistema ERP da Omie é totalmente intuitivo, com interface simples e agradável e layout criado para facilitar a rotina financeira e não torná-la ainda mais burocrática e difícil de compreender.

Além das funcionalidades, o ERP da Omie oferece vários treinamentos para facilitar o uso da ferramenta, além de um suporte sempre à disposição para sanar dúvidas e corrigir possíveis problemas.

Conte com o ERP da Omie!‍

O sistema de gestão da Omie é ideal para facilitar a administração do seu negócio e tornar o processo de gestão muito mais simples, fluido e organizado. Contando com o sistema ERP Omie, você poderá se dedicar às atividades mais estratégicas, pois saberá que o operacional estará muito bem resguardado. Mude para a Omie e confira de perto todos os benefícios que essa solução tecnológica pode oferecer para a sua empresa.

Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • O que é o open banking? Um guia completo
  • O que é o CRM e por que você precisa conhecê-lo?
  • Trading de Criptomoedas para Iniciados: Um Guia Completo (Parte 1)
Tags: empresaERPPlaneamentosistema de gestão empresarial
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Linde mh, nvidia e accenture desenvolvem "armazém virtual" com ia
Empresas

Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” com IA

02/12/2025
Nova campanha de natal da vodafone combate a masculinidade tóxica
Empresas

Nova campanha de Natal da Vodafone combate a masculinidade tóxica

02/12/2025
Airbus atlantic reforça aposta industrial em portugal
Empresas

Airbus Atlantic reforça aposta industrial em Portugal

29/11/2025
Qnap lança plataforma de videovigilância qvr surveillance
Software

QNAP lança plataforma de videovigilância QVR Surveillance

29/11/2025
Lenovo lança serviços de recondicionamento certificados na europa
Empresas

Lenovo lança Serviços de Recondicionamento Certificados na Europa

28/11/2025
Critical flytech: airbus e critical software criam joint venture
Empresas

Critical FlyTech: Airbus e Critical Software criam joint venture

24/11/2025

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.