TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dell e Wind River transformam a implementação de cloud nas telecomunicações

Vitor Urbano por Vitor Urbano
13/10/2022
Em Tecnologia

A Dell Technologies (NYSE: DELL) está a avançar com uma nova solução de infraestrutura de cloud em telecomunicações, desenvolvida em conjunto com a Wind River, de forma a auxiliar os Operadores de Serviços de Comunicações (CSP) a reduzir a complexidade, acelerando a implementação de cloud-native network.

De forma a potenciar, cada vez mais, estas soluções, o Programa de Certificação de Parceiros de Telecomunicações da Dell simplifica o processo para que os parceiros de tecnologia validem e integrem os seus produtos, num ecossistema de open technology, em franco desenvolvimento.

A Analysys Mason estima que o investimento no setor de infraestrutura de cloud, na rede CSP, irá aumentar significativamente, passando dos 6,9 bilhões de dólares, registados em 2020, para os 30,1 bilhões, em 2026. No entanto, ao contrário do que acontece com as clouds típicas usadas pelas empresas, as clouds para redes móveis devem abordar áreas geográficas específicas e Acordos Restritos de Nível de Serviço (SLAs), para além de apoiar uma ampla gama de tecnologias de software, computação e networking que tornaram essas implementações complexas e caras.

“À medida que a rede de telecomunicações se desagrega, as operadoras de rede são desafiadas a adquirir, implementar, testar e operar, de forma efetiva, uma infinidade de soluções de open cloud. 

O nosso portfólio de software, soluções, laboratórios de desenvolvimento e programas de parcerias, incluindo a elaboração do primeiro sistema de cloud de telecomunicações com a Wind River, líder na implementação de Open RAN, permite-nos desenvolver parcerias com operadores de serviços de comunicações, de forma global, simplificando a sua transição para tecnologias cloud-native”.

Dennis Hoffman, senior vice president and general manager da Dell Technologies Telecom Systems Business.

Dell Telecom Infrastructure Blocks ajuda a acelerar a implementação de open, cloud-native network

A Dell está a adotar uma nova abordagem, que permite resolver as complexidades da implementação open cloud-native com o Dell Telecom Infrastructure Blocks. 

O bloco de infraestrutura cloud-native, projetado de raiz, simplifica a implementação e gestão da rede de telecomunicações em cloud, enquanto acelera a introdução de novas tecnologias, reduzindo as despesas operacionais (OpEX). 

A ACG Research estima que os CSP que implementam o sistema Dell Telecom Infrastructure Blocks podem reduzir o OpEx em 42%, o que resulta num retorno de investimento de cerca de 134%, em cinco anos, comparativamente com os que não utilizam esta solução da Dell. 

De forma a uma mais rápida disponibilidade da ‘Dell Telecom Multicloud Foundation’, lançada no início de 2022, os blocks incluem servidores Dell PowerEdge, software de gestão Dell Bare Metal Orchestrator e a escolha, por parte dos CSP, de plataformas de software de cloud de telecomunicações integradas, como o Wind River Studio.

A Dell é a primeira empresa a lançar um sistema co-desenvolvido com a Wind River, projetado e integrado de forma a hospedar workloads de telecomunicações, facilmente dimensionados pela automação e suporte simplificado da Dell para todo o stack da infraestrutura. Os blocos de hardware e software, validados e pré-integrados, são projetados para responder a requisitos específicos de workload e use cases de telecomunicações, abrangendo o core da rede para unidades distribuidoras (DU) e unidades centralizadas (CU) de RAN.

Com o Dell Telecom Infrastructure Blocks para Wind River, os CSP podem: 

  • Reduzir o tempo gasto no processo de planeamento, projeto, validação, aquisição e atualização.
  • Automatizar a implementação e gestão do Wind River Studio, reduzindo, significativamente, a complexidade e a carga operacional de gestão de uma cloud, garantindo uma experiência consolidada ao nível das telecomunicações.
  • Reduzir custos e tempos, integrando a infraestrutura com o workload, a valores operacionais reduzidos, com atualização de testes de design e de integração
  • Obter acesso 24/7 a especialistas da Dell para o todo o stack d cloud, incluindo o Wind River Studio, com opções que garantam fácil recuperação e rapidez no tempo de resposta. Os serviços da Dell fornecem suporte proativo, preditivo e reativo de forma a maximizar tempos.

“A introdução do Dell Telecom Infrastructure Blocks representa o tipo de colaboração e inovação necessárias entre fornecedores para dimensionar o Open RAN de forma acessível. 

Esperamos que a nova tecnologia simplifique a estrutura, implementação e gestão de redes, para que novos serviços em Open RAN possam ser distribuídos com maior rapidez e eficiência aos clientes”.

Andy Dunkin, head of OpenRAN RF & Digital Platforms da Vodafone.

A Wind River oferece soluções consolidadas, para produção com base na tecnologia Wind River Studio, em uso nas principais operadoras. O Wind River Studio fornece a solução Containers-as-a-Service para a cloud distribuída e as ferramentas para automatizar e otimizar as operações “Day 2”, em escala.

“A nossa colaboração com a Dell ajudará a enfrentar os complexos desafios dos CSP na implementação e gestão de uma infraestrutura cloud-native ultra-low latency, fisicamente distribuída para redes inteligentes.

Tal como a infraestrutura para OpenRAN e 5G vRAN, e apenas a solução 5G implementada comercialmente em escala, o Wind River Studio permite redes flexíveis, oferecendo estruturas validadas para ajudar os operadores a implementar novos serviços, de forma rápida e confiável, com garantia da indústria líder no setor, para um futuro cloud-native”.

Kevin Dallas, president and chief and executive officer da Wind River.

Programa de Autocertificação da Dell expande conjunto de parceiros confiáveis ​​do setor das Telecomunicações

Com o crescimento contínuo do setor de telecomunicações, torna-se mais complexo garantir que as tecnologias possam trabalhar em conjunto para dar suporte aos requisitos de rede de cada CSP. 

Assim, a Dell está a lançar o Programa de Autocertificação de Parceiros de Telecomunicações, para ISV e outros parceiros do setor, que permite certificar o seu software para integração em hardware Dell. 

Os parceiros dispõem de um processo simples e transparente para validar as suas soluções em hardware e sistemas operacionais no Dell Open Telecom Ecosystem Lab. Após a certificação das soluções, obtêm a garantia de que o seu software é totalmente compatível, e pronto a ser implementado, nas plataformas de telecomunicações da Dell. 

As primeiras soluções a serem certificadas como parte do Programa de Auto certificação de Parceiros serão as da Intel, Litmus e Versa Networks.

Dell wind river

👍🏻 Outros artigos interessantes:

  • Campanha “Escolhas Essenciais” regressa à PlayStation Store
  • Surfshark One: o único pacote de segurança que vais precisar!
  • Samsung ultrapassa Xiaomi no segundo maior mercado do mundo

Tags: cloudDellWind River
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Google gemini chatgpt
Inteligência Artificial

Como calar o ChatGPT e o Gemini: o truque para acabar com as explicações longas

04/02/2026
Google gemini ipad
Google

Gemini ganha vida: IA vai controlar as tuas apps e pedir Uber por ti

04/02/2026
Indra testa com sucesso novo sistema anticolisão para drones
Tecnologia

Indra testa com sucesso novo sistema anticolisão para drones

03/02/2026
Lenovo apresenta soluções completas para salas de reunião na ise 2026
Tecnologia

Lenovo apresenta soluções completas para salas de reunião na ISE 2026

03/02/2026
Minix neo z95 mini (2)
Tecnologia

Minix Neo Z95: o PC Windows de 16 GB que cabe no teu bolso

02/02/2026
Google gemini chatgpt
Inteligência Artificial

Google Gemini: importar conversas do ChatGPT vai ser possível em breve

02/02/2026 - Atualizado a 03/02/2026

Últimas notícias

Duplo monitor macbook

Monitor duplo portátil com 100€ de desconto: o escritório móvel definitivo

04/02/2026
Apple 2025 macbook air

MacBook Air M4 com desconto: a oportunidade ideal para durar uma década

04/02/2026
Samsung galaxy z flip 7 olympic edition (3)

Galaxy Z Flip 7 Olympic Edition: a prenda de luxo da Samsung para os atletas

04/02/2026
QNAP

Galaxy S21: Samsung encerra suporte de software e diz adeus ao antigo topo de gama

Fallout T2: O final explicado, quem sobreviveu e o que esperar da 3.ª temporada

Como calar o ChatGPT e o Gemini: o truque para acabar com as explicações longas

Huawei Pura X2: o novo dobrável cresce e transforma-se num ‘MatePad Mini’

Gemini ganha vida: IA vai controlar as tuas apps e pedir Uber por ti

Samsung Galaxy S26: novos vídeos oficiais prometem zoom incrível e vídeo noturno brilhante

Fortnite Festival Season 13: Chappell Roan estreia-se com ‘Pink Pony Club’

Honor Magic V6: dobrável estreia ‘caneta multiespectral’ e bateria de 7.000 mAh

Lenovo Legion Y700: o tablet de 8.8 polegadas mais potente do mundo está de volta

OPPO Find X10: câmara frontal quadrada para selfies perfeitas sem rodar

Xiaomi vai produzir a “Lente Magnética” de 100 MP: o futuro da fotografia chegou?

Alerta Apple Pay: o novo esquema sofisticado que quer os teus dados

Google Pixel 10 Pro: desconto de 350€ regressa à Amazon

Google Pixel vence crise de 2026: crescimento de 19% previsto enquanto mercado cai

Stranger Things: novo spin-off animado chega em abril e divide fãs

Apple fecha a porta: já não é possível fazer downgrade para o iOS 26.2

WhatsApp Canais: nova funcionalidade revela quem publica o quê (com segurança)

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.