TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O IPHONE brasileiro é Android e esta hem?

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
20/12/2012
Em Mobile, Notícias

Parece brincadeira, mas é verdade, uma empresa brasileira é a detentora da marca IPHONE no Brasil e anunciou, na terça-feira passada, o lançamento no mercado da sua linha de smartphones de topo da gama IPHONE, com sistema operativo Android.

Ao ler o parágrafo de introdução deve estar a perguntar-se como é possível o lançamento de um IPHONE com sistema operativo Android e como é possível não ser da Apple.

Android não é o sistema operativo do Google?

O iPhone não roda em iOS?

Sim! Sim! É a resposta ás perguntas acima.

O problema reside no nome IPHONE, a primeira empresa a solicitar o registo desse termo foi a IGB, proprietária da Gradiente.

O pedido do registo (registro) da marca IPHONE foi efetuado no ano 2000, ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), mas foi apenas concedido  em 2008. Segundo a IGB Eletrônica, dona da Gradiente, a empresa é “detentora exclusiva dos direitos de registro sob da marca IPHONE no País” desde 2008 e esse direito é válido até 2018.

“A intenção, desde aquela época, era fazer uma linha de smartphones com acesso à internet. Não era realidade, mas a gente sabia que viria a ser”, disse Eugênio Staub, dono da Gradiente e presidente do conselho de administração da CBTD.

A Apple lançou o seu primeiro iPhone em 2007, rapidamente o smartphone transformou-se num sucesso de vendas e podemos dizer, sem receio, que também se tornou num objeto de culto em todo o mundo. No entanto, no Brasil, a gigante da maça só conseguiu registar (registrar) a marca em 2011, nas categorias artigos de vestuário e publicações de periódicos.  Como a IGB já tinha efetuado o registo de “ G Gradiente iphone” a solicitação de inclusão na categorias de aparelhos celulares foi negada pelo INPI.

De acordo com Eugênio Staub, a diferença de 4 anos entre o registro e o lançamento dos equipamentos teve a ver com o processo de reestruturação da empresa, que teve início em 2007.

“A Gradiente não utilizou a marca IPHONE até o momento porque sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios. Esse retorno aconteceu no início de 2012, com o anúncio da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), responsável pelo arrendamento e gestão das marcas da Gradiente”, pode ler-se num trecho do comunicado de imprensa da Gradiente.

Numa referência ao termo IPHONE, o presidente do conselho de administração da CBTD , Eugênio  Staub, esclarece: “Estamos interessados em esclarecer que não há plágio nenhum. As datas estão aí para provar que não plagiamos ninguém. Não há interesse em iludir o consumidor, até porque nossa plataforma é diferente.”

De acordo com o presidente da empresa brasileira, a Apple nunca os procurou para resolver esta questão e diz o seguinte:  “Houve, digamos assim, uma falta de respeito com o nosso registro.”

A Gradiente  está disposta a dialogar com o intuito de resolver amigavelmente este problema, no entanto esclarece também está disposta a adotar todas as medidas legais ao seu alcance para defender os seus  seus direitos de propriedade intelectual no Brasil.

Até ao momento não temos informação de alguma reação da Apple.

 

Breve informações sobre o smartphone da Gradiente

Smartphone gradiente neo one gc 500 sf  dual chip  android 2. 3. 4  3g

O modelo lançado na terça feira é o um smartphone dual chip (aceita dois cartões de memória), roda em Android 2.3.4  e pertence à linha G Gradiente Iphone.

O design apresenta cantos arredondados e a tela (ecrã) de 3,7 polegadas  tem uma resolução de 320 x 480 px.

A câmera (câmara) traseira tem 5 MP e a frontal 0,3 MP

O preço sugerido é de R$ 599.

Veja mais informações no site da Gradiente

Tags: applebrasilG Gradiente IphoneGradienteiOSsistema operativo Androidsmartphone
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Samsung galaxy h+

Apareceu o símbolo H+ no teu Samsung? Descobre o que significa

03/11/2026
Psvr 2 teased ps5 sony hideaki nishino 1280x720 1 gaming, playstation vr, psvr, sony

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

03/11/2026
Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Série oppo find x10 já está à venda em portugal

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

03/11/2026

Últimas notícias

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

Samsung provoca Apple com os ecrãs partidos do iPhone Duo

Samsung multada na Coreia do Sul por publicidade enganosa ao gaming

Android 17 QPR3 Beta 3 chega aos Pixel com 26 correções

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.