TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Em 10 anos a IA vai estar em todo o lado

Jorge Montez por Jorge Montez
29/05/2023
Em Inteligência Artificial

O cientista português Tiago Ramalho acredita que dentro de 10 anos a IA vai estar em todo o lado e que não poderemos viver sem ela.

Ia no mundo ia, inteligência artificial
A inteligência artificial estará presente em tudo

O ex-engenheiro da Google DeepMind Technologies e atual diretor executivo da startup Recursive, revelou a sua crença de que a população mundial não será capaz de imaginar a vida sem inteligência artificial daqui a uma década.

IA atingiu nível em que funciona “bastante bem”

A rápida evolução do campo desta tecnologia levará, segundo Ramalho, à inclusão dessa tecnologia na maioria dos produtos e serviços nos próximos cinco anos. O cientista acredita que a se tornará “ubíqua” e começará pelo processamento de linguagem natural, incluindo modelos como o ChatGPT, capazes de gerar textos complexos.

Em entrevista à Lusa, Tiago Ramalho enfatizou que, nos últimos dois anos, a tecnologia atingiu um nível em que “funciona bastante bem” e que o desafio agora é aumentar o número e a qualidade das bases de dados, reduzir os custos para obter respostas e adaptar os modelos, até mesmo para dispositivos móveis.

Uns vão ser prejudicados e outros beneficiados

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Microsoft revelou que a popularização da inteligência artificial terá um impacto significativo em diversas profissões, principalmente nas áreas de telemarketing, contabilidade, tradução, ensino e programação.

“Quando há uma transição tecnológica, há sempre pessoas que vão ficar prejudicadas e outras que vão beneficiar”, admitiu Tiago Ramalho, que acredita que “o resultado final tende sempre a ser positivo”.

Embora haja preocupações com o surgimento de uma inteligência consciente, Ramalho compartilha a opinião de que os atuais modelos, como o LaMDA da Google, estão apenas respondendo ao contexto recebido, sem consciência real.

O cientista argumenta que ainda é necessário um longo caminho para criar uma que tenha diálogo interno, preferências e valores independentes das interações com seres humanos.

Benefício mútuo

Tiago Ramalho defende a ideia de uma coevolução entre humanos e tecnologia, construindo uma sociedade onde agentes inteligentes de silicone e seres humanos se beneficiem mutuamente. Mencionou o exemplo da tecnologia AlphaFold, da Google DeepMind, que permite compreender a estrutura de proteínas com base no código genético, um problema que os humanos não conseguem resolver por conta própria.

A Recursive, startup japonesa fundada por Ramalho, atualmente com cerca de 40 colaboradores, está a utilizá-la para auxiliar empresas na criação de modelos de negócios sustentáveis. Um exemplo disso é a otimização das entregas de um grupo e a previsão das necessidades de irrigação das florestas comerciais na Indonésia geridas pelo conglomerado nipónico Sumitomo.

Tiago Ramalho sublinhou, em declarações à Lusa, que a Recursive busca constantemente encontrar sinergias entre a sustentabilidade ambiental e os interesses das empresas, uma vez que nem sempre é fácil vender a ideia de sustentabilidade.

Com o avanço acelerado desta tecnologia, a vida cotidiana está prestes a sofrer mudanças profundas. A população mundial terá de se adaptar a essa nova realidade, em que será tão presente quanto o ar que se respira.

Outros artigos interessantes:

  • Automóveis elétricos: a miragem do hidrogénio
  • Twitter abandona código contra desinformação e UE ameaça retaliar
  • Beosystem 72-23: A harmonia entre o passado e o presente
Tags: IAinteligência artificial
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Gpt-5. 5 instant, o novo modelo padrão do chatgpt com menos alucinações e memória auditável
Inteligência Artificial

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

06/05/2026
Telemóvel exibe retrato falso ao lado de máscara teatral para ilustrar a falta de transparência do selo criador de ia na rede social da meta.
Opinião

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

06/05/2026
Openai adolescentes
Inteligência Artificial

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

05/05/2026
Infografia sobre os novos acordos de ia do pentágono com a presença das tecnológicas parceiras sobre uma rede de defesa classificada.
Inteligência Artificial

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

03/05/2026
Automóveis volvo passam a contar com google gemini
Inteligência Artificial

Automóveis Volvo passam a contar com Google Gemini

01/05/2026 - Atualizado a 02/05/2026
Google gemini - notebookllm
Google

Gemini e NotebookLM: A fusão perfeita agora grátis para ti

01/05/2026

Últimas notícias

Gpt-5. 5 instant, o novo modelo padrão do chatgpt com menos alucinações e memória auditável

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

06/05/2026
Telemóvel exibe retrato falso ao lado de máscara teatral para ilustrar a falta de transparência do selo criador de ia na rede social da meta.

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

06/05/2026
Wi-fi em toda a casa: mesh, powerline ou repetidores. O que faz realmente sentido?

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

06/05/2026

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Teclados mecânicos HyperX Origins 2 já chegaram a Portugal

Segway Xaber 300: a nova mota elétrica que vai dominar os trilhos

Xiaomi YU7 GT: Porque não se chama “Ultra”? A explicação simples

Xiaomi Mix 5 regressa em 2026 com câmara invisível e lente magnética

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.