TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

A formação de estrelas em Virgem captada pelo James Webb

Jorge Montez por Jorge Montez
05/06/2023
Em Espaço

O Telescópio Espacial James Webb captou a formação de estrelas na constelação de Virgem, a 20 milhões de anos-luz da Terra.

Formação de estrelas
Esa/webb, nasa & csa, j. Lee and the phangs-jwst team

A NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadiana (CSA) divulgaram uma nova imagem do Telescópio Espacial James Webb, que proporciona um vislumbre deslumbrante da galáxia espiral barrada NGC 5068. Conhecida como uma galáxia “barrada” devido à sua barra central brilhante, esta imagem composta combina fotografias de infravermelhos captadas pelos sensores MIRI (Instrumento de Infravermelhos Médios) e NIRCam (Câmara de Infravermelhos Próximos) do telescópio.

A galáxia NGC 5068 está localizada na constelação de Virgem, a cerca de 20 milhões de anos-luz da Terra. O Telescópio Espacial James Webb, com a sua capacidade de penetrar na poeira e no gás que envolvem as estrelas em formação, é especialmente adequado para capturar imagens que revelam o processo de formação estelar.

A imagem composta revela diversas camadas da galáxia. A imagem produzida pelo sensor MIRI permite observar a estrutura da galáxia e as bolhas de gás brilhante que representam estrelas recém-formadas. Já a segunda imagem, obtida pelo sensor NIRCam, destaca uma vasta faixa de estrelas em primeiro plano. O resultado é uma composição que mostra tanto a grande quantidade de estrelas na região como os destaques das estrelas recém-nascidas.

A legenda da NASA para a imagem da formação de estrelas

É a seguinte a legenda da NASA para esta bela imagem da formação de estrelas na constelação Virgem:

“Nesta imagem da galáxia espiral barrada NGC 5068, obtida pelo instrumento MIRI do Telescópio Espacial James Webb, a estrutura poeirenta da galáxia espiral e as bolhas brilhantes de gás que contêm enxames de estrelas recém-formados são particularmente proeminentes. Três rastos de asteroides intrometem-se nesta imagem, representados por pequenos pontos azuis-verdes-vermelhos.”

“Os asteroides aparecem em imagens astronómicas como estas porque estão muito mais perto do telescópio do que o alvo distante. À medida que o Webb capta várias imagens do objeto astronómico, o asteroide move-se, pelo que aparece num local ligeiramente diferente em cada imagem. São um pouco mais visíveis em imagens como esta do MIRI, porque muitas estrelas não são tão brilhantes nos comprimentos de onda do infravermelho médio como o são no infravermelho próximo ou na luz visível, pelo que os asteroides são mais fáceis de ver junto às estrelas. Um rasto encontra-se mesmo por baixo da barra da galáxia, e outros dois no canto inferior esquerdo.”

Embora essa imagem não constitua uma descoberta específica, faz parte de um esforço contínuo da NASA para recolher o maior número possível de imagens de formação estelar em galáxias próximas. Etsas imagens são consideradas verdadeiras “joias” da coleção da agência, sendo que algumas delas, como a impressionante “Galáxia Fantasma” revelada no Verão passado, têm ganhado destaque. A formação estelar é um tema fundamental em diversos campos da astronomia, abrangendo desde a física do plasma ténue entre as estrelas até a evolução de galáxias inteiras.

Outros artigos interessantes:

  • Tesla Model Y é o elétrico mais vendido no mundo
  • BYD vende primeiro automóvel elétrico em Portugal
  • 1º carro elétrico da Xiaomi: design e detalhes do MS11
Tags: espaçoestrelasJames WebbnasatelescópioTelescópio espacial
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Android 17 QPR3 Beta 3 chega aos Pixel com 26 correções

Falha no Telegram permitia executar código ao atender chamadas

SMS invisível pode cortar chamadas em telemóveis Android

Pentágono levou IA ao limite durante a guerra com o Irão

OpenAI, Google, Microsoft e Anthropic apoiam recusa comum do treino de IA

ColorOS 17 chega a mais smartphones OPPO e OnePlus

Google prepara correção para consumo excessivo de bateria nos Pixel Watch

Samsung One UI 9 chega a mais modelos Galaxy

Falha crítica no Brotli afeta mais do que o Node.js

HyperOS 4 chega a mais smartphones Xiaomi

Influenciadores virtuais geram comentários menos emotivos

Apple: iPhone Air 2 poderá ganhar segunda câmara e bateria maior

Motorola Signature 27 já tem lançamento marcado para novembro

Honor 700 poderá receber teleconversor de 200 mm dos Magic 9

OPPO confirma Reno 17, Pad Air 6 e Watch 5 para novembro

Waymo escolhe Toyota bZ4X para expansão no Japão e Reino Unido

Honor X9e s chega com bateria de 8.560 mAh

Google: Gemini leva nova animação com partículas a mais smartphones Android

Wikimedia defende treino de IA e exige respeito pelas licenças

iPad mini OLED revela salto de desempenho no Geekbench

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.