TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apple anuncia que Mac Pro será descontinuado na Europa

Rui Oliveira por Rui Oliveira
01/02/2013
Em Apple, Notícias

A Apple confirmou que que vai deixar de vender a versão existente do Mac Pro, o seu computador de desktop de alta gama, em todos os países da Europa a partir do dia 1 de Março. Mas… será uma retirada definitiva? Perceba o motivo que leva a Apple a tomar esta decisão.

A razão que levou a Apple a descontinuar o Mac Pro na Europa, está no comunicado que os revendedores da Apple começaram a receber da Apple e que foi recentemente confirmado como autêntico por um porta-voz da empresa:

“A partir de 01 de Março de 2013, a Apple irá deixar de vender o Mac Pro em países da União Europeia, países candidatos à UE e países da EFTA porque este equipamento não é compatível com a alteração 1 do Regulamento IEC 60950-1, segunda edição, que entra em vigor a partir desta data. Os Revendedores da Apple podem continuar a vender qualquer inventário restante do Mac Pro após 01 de Março. A Apple irá satisfazer as encomendas finais de Mac Pro dos revendedores para estes países até 18 de Fevereiro de modo a que sejam enviados antes de 01 de marco de 2013. Os países fora da UE não serão afectados e o Mac Pro vai continuar a estar disponível nessas áreas.”

Img_mac_pro_02

Em relação aos meios de comunicação directos de venda com a Apple, a empresa vai continuar a aceitar novas encomendas até 18 de Fevereiro, tanto online como nas suas lojas físicas em toda a Europa. Porém, assim que o prazo de 01 de Março for ultrapassado, a empresa só irá vender o seu stock existente – não será capaz de emitir quaisquer novas unidades para seus distribuidores europeus.

Os consumidores podem, portanto, ainda ver o Mac Pro em Stocks das principais lojas durante algum tempo pouco depois da nova regulamentação entrar em vigor, mas será por pouco tempo – uma vez que o stock for todo vendido, vai ser o fim desse modelo, como o conhecemos na Europa.

É pouco comum por parte da Apple descontinuar um produto, não por causa de uma falta de procura ou uma mudança na estratégia da Apple, mas sim porque a empresa simplesmente não fez alterações ao hardware para respeitar os standards de regulamentação de novos produtos da Europa. Afinal poderia acertar a sua linha de produção de modo a produzir modelos que cumprissem as novas regulamentações.

Não deixamos de salientar que a alegação de que, a causa desta decisão foi a alteração 1 do Regulamento IEC 60950-1, segunda edição, revela muito pouco sobre em que ponto(s) o Mac Pro não cumpre as novas normas. Uma das razões que justifica a Apple estar disposta a descontinuar de ânimo leve o Mac Pro, é porque existem indícios de que eventualmente vai lançar um modelo novo do Mac Pro ainda este ano, que já cumpra os requisitos de segurança electrónica para a Europa.

No verão do ano passado, um colonista do The New York Times, referiu que um executivo da Apple lhe tinha assegurado que os seus computadores desktop iriam receber uma actualização em 2013. Esses rumores foram mais tarde reforçados pela Forbes, que conseguiu ter acesso a um e-mail escrito por Tim Cook a um cliente da Apple onde apontava novidades para 2013:

“Nós estamos a trabalhar em algo realmente grande para o final do ano que vem.”

Por esta razão, talvez o novo Mac Pro não esteja tão longe de ser renovado. No entanto, se estava a pensar adquirir brevemente um Mac Pro, então aproveite agora. Senão não terá outra oportunidade até no mínimo o final do ano (assumindo que esta será a data de anúncio de um novo modelo). Via: the Loop

Tags: pictures
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Apple airtag
Apple

AirTags seguras: a Energizer criou a bateria que pinta línguas

07/05/2026
Apple ipad mini 8
Apple

Apple domina enquanto a Samsung escorrega no mercado de tablets

07/05/2026
Samsung
Notícias

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

03/05/2026
Samsung galaxy s28 ultra ecrã
Samsung

iPhone 18: Samsung pode dominar em exclusivo a produção dos novos ecrãs OLED

01/05/2026
Conceito de framework de acessibilidade digital do novobanco alinhado com as normas wcag
Notícias

Acessibilidade digital do novobanco cumpre diretiva europeia

30/04/2026
Apple ai (2)
Apple

iOS 27: As novas ferramentas de IA da Apple para as tuas fotos

29/04/2026

Comentários

Últimas notícias

Qualcomm snapdragon (2)

Novos Snapdragon: o salto gigante para os telemóveis acessíveis

07/05/2026
Apple airtag

AirTags seguras: a Energizer criou a bateria que pinta línguas

07/05/2026
Samsung galaxy z fold 7 - z flip 7

Mudança radical na Samsung pode baratear os próximos dobráveis

07/05/2026

A Google vai dar um “face lift” ao Search Live e tu vais notar a diferença

Palavras-passe fracas continuam a expor milhões de utilizadores a riscos digitais

Pixel 8 e AirDrop: partilha de ficheiros com iPhone está quase a chegar

Apple domina enquanto a Samsung escorrega no mercado de tablets

Pais validam o YouTube como ferramenta educativa

Huawei Mate 90 prepara o adeus ao sensor lateral com nova tecnologia

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

Huawei Watch Fit 5 Pro: o brilho de um design que mete água

Vivo X300 Ultra: O rei da fotografia móvel com 200 MP e lentes externas

Atualização de maio de 2026 para o Google Pixel: O teu telemóvel está na lista?

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.