TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apple anuncia que Mac Pro será descontinuado na Europa

Rui Oliveira por Rui Oliveira
01/02/2013
Em Apple, Notícias

A Apple confirmou que que vai deixar de vender a versão existente do Mac Pro, o seu computador de desktop de alta gama, em todos os países da Europa a partir do dia 1 de Março. Mas… será uma retirada definitiva? Perceba o motivo que leva a Apple a tomar esta decisão.

A razão que levou a Apple a descontinuar o Mac Pro na Europa, está no comunicado que os revendedores da Apple começaram a receber da Apple e que foi recentemente confirmado como autêntico por um porta-voz da empresa:

“A partir de 01 de Março de 2013, a Apple irá deixar de vender o Mac Pro em países da União Europeia, países candidatos à UE e países da EFTA porque este equipamento não é compatível com a alteração 1 do Regulamento IEC 60950-1, segunda edição, que entra em vigor a partir desta data. Os Revendedores da Apple podem continuar a vender qualquer inventário restante do Mac Pro após 01 de Março. A Apple irá satisfazer as encomendas finais de Mac Pro dos revendedores para estes países até 18 de Fevereiro de modo a que sejam enviados antes de 01 de marco de 2013. Os países fora da UE não serão afectados e o Mac Pro vai continuar a estar disponível nessas áreas.”

Img_mac_pro_02

Em relação aos meios de comunicação directos de venda com a Apple, a empresa vai continuar a aceitar novas encomendas até 18 de Fevereiro, tanto online como nas suas lojas físicas em toda a Europa. Porém, assim que o prazo de 01 de Março for ultrapassado, a empresa só irá vender o seu stock existente – não será capaz de emitir quaisquer novas unidades para seus distribuidores europeus.

Os consumidores podem, portanto, ainda ver o Mac Pro em Stocks das principais lojas durante algum tempo pouco depois da nova regulamentação entrar em vigor, mas será por pouco tempo – uma vez que o stock for todo vendido, vai ser o fim desse modelo, como o conhecemos na Europa.

É pouco comum por parte da Apple descontinuar um produto, não por causa de uma falta de procura ou uma mudança na estratégia da Apple, mas sim porque a empresa simplesmente não fez alterações ao hardware para respeitar os standards de regulamentação de novos produtos da Europa. Afinal poderia acertar a sua linha de produção de modo a produzir modelos que cumprissem as novas regulamentações.

Não deixamos de salientar que a alegação de que, a causa desta decisão foi a alteração 1 do Regulamento IEC 60950-1, segunda edição, revela muito pouco sobre em que ponto(s) o Mac Pro não cumpre as novas normas. Uma das razões que justifica a Apple estar disposta a descontinuar de ânimo leve o Mac Pro, é porque existem indícios de que eventualmente vai lançar um modelo novo do Mac Pro ainda este ano, que já cumpra os requisitos de segurança electrónica para a Europa.

No verão do ano passado, um colonista do The New York Times, referiu que um executivo da Apple lhe tinha assegurado que os seus computadores desktop iriam receber uma actualização em 2013. Esses rumores foram mais tarde reforçados pela Forbes, que conseguiu ter acesso a um e-mail escrito por Tim Cook a um cliente da Apple onde apontava novidades para 2013:

“Nós estamos a trabalhar em algo realmente grande para o final do ano que vem.”

Por esta razão, talvez o novo Mac Pro não esteja tão longe de ser renovado. No entanto, se estava a pensar adquirir brevemente um Mac Pro, então aproveite agora. Senão não terá outra oportunidade até no mínimo o final do ano (assumindo que esta será a data de anúncio de um novo modelo). Via: the Loop

Tags: pictures
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Apple iphone 18 pro (5)
Apple

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

16/09/2026
Projeto português trovador disputa prémio internacional
Sustentabilidade

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Apple healht - google health
Apple

Google Health serve de aviso sério para a nova app da Apple

13/09/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.