TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cibercriminosos realizaram cerca de 7 mil ataques por dia a jogadores online em 2012

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
07/03/2013
Em Segurança

A atividade dos cibercriminosos não para de aumentar e desta vez o alvo são os apaixonados por jogos online. Só em 2012, de acordo com dados registrados pela rede Kaspersky Security Network, foram detetadas cerca de 7 mil tentativas de ataque por dia dirigidas a jogadores online de todo mundo. O principal objetivo dos hackers é roubo de dados pessoais do utilizador, como senhas de acesso a jogos ou dados bancários. Deste modo, os cibercriminosos tentam roubar avatares e objectos in-game para vendê-los posteriormente por dinheiro real. No caso dos dados financeiros, os hackers procuram roubar dinheiro directamente das contas bancárias reais, através da informação introduzida nas contas dos jogadores.

De acordo com a Kaspersky Lab, os cibercriminosos enviam uma média diária de 10 mensagens de email com links e ficheiros anexos maliciosos a jogadores, além de realizarem 500 tentativas de infecção a utilizadores através de ataques baseados ​​no browser utilizado. A “colecção” de programas maliciosos dirigida a jogos online está em franco crescimento, aumentando a um ritmo de 5 mil novos programas por dia.

Uma das tácticas preferidas dos cibercriminosos no mundo dos jogos online é a engenharia social e o phishing em particular. Utilizam os nomes mais conhecidos dos mundos onde tomam lugar estas aventuras para atrair jogadores a estes sites falsos, com o objectivo de capturar as suas senhas de acesso. Em 2012, os analistas da Kaspersky Lab registaram mais de 15 milhões de visitas a sites falsos similares às páginas dos mais populares jogos na Internet. Como resultado, foram registadas por dia mais de 50 mil tentativas de redireccionamento a sites de phishing.

Para que os utilizadores possam jogar seguros na rede, Sergey Golovanov, especialista em segurança da Kaspersky Lab, dá os seguintes conselhos:

Em primeiro lugar, há que estar alerta quando se recebe mensagens de email que apresentam, por exemplo, pedidos do servidor de administração de um jogo online de informação da conta pessoal ou de autorização para aceder aos detalhes da conta, sob algum pretexto. Nunca se deve clicar no link da mensagem, já que pode conduzir a um site de phishing.

Além disso, não é recomendável fazer o download de actualizações não oficiais procedentes de fontes duvidosas, já que podem conter um Trojan que, depois do download, se infiltre no sistema e comece a roubar todas as senhas do utilizador, não só dos jogos, mas também dos cartões bancários. Recomenda-se o uso de um cartão de débito que lhes permita limitar as despesas carregadas, evitando assim um mal maior.

Para evitar este tipo de riscos, os analistas recomendam também a utilização de soluções profissionais de segurança. O Kaspersky Internet Security 2013 ,por exemplo, utiliza uma das listas de definições de vírus e malware mais completas e actualizadas que se podem encontrar, para detectar e bloquear os programas maliciosos. Conta com protecção anti-phishing, segurança automática contra exploits, um teclado virtual para introduzir nomes de utilizador e passwords, e muitas outras funções. Inclui, ainda, um modo especial de jogo que é executado com um mínimo de interferência ou carga sobre os recursos do sistema e desactiva as notificações quando se inicia um novo videojogo.

Imagem de destaque cortesia de renjith krishnan, via Free Digital Photos

Tags: cibercriminososhackersjogos onlineKaspersky
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Apple alerta: spyware darksword para iphone ligado à rússia
Apple

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

21/03/2026
Apps de ia e o perigo oculto das permissões no smartphone
Segurança

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

21/03/2026
Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis anti-uav
Tecnologia

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

21/03/2026
Detetada campanha de malware em ferramentas de ia que visa programadores
Segurança

Detetada campanha de malware em ferramentas de IA que visa programadores

18/03/2026
Ciberataques iranianos escalam após operação militar no médio oriente
Segurança

Ciberataques iranianos escalam após operação militar no Médio Oriente

18/03/2026
Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais
Segurança

Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais

13/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Nothing phone (2a) plus (4)

O Nothing Phone (2a) está com um preço imperdível na Amazon

22/03/2026
Tesla model y 2025 (3)

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo pelo 3º ano

22/03/2026
Iphone 17 pro (2)

Apple corrige bug do teclado que irritava donos de iPhone

22/03/2026
QNAP

O mundo de Minecraft vai ganhar vida num parque temático em 2027

Reddit quer usar o teu rosto para provar que não és um robot

A nova geração da série Xiaomi SU7 traz 902 km de autonomia e LiDAR de série

Google altera títulos de notícias nas pesquisas com auxílio de IA

Cobraunion lança o Straight-Lock, o bloqueador de cabos para tethering profissional

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17.º ano consecutivo

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

Projeto “Transformer”: Amazon planeia um smartphone de IA

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

Death Stranding 2: On the Beach estreia no PC com modo To The Wilder

Xiaomi MiMo-V2 entra no top 10 mundial de IA e ninguém deu conta

Xiaomi Watch S5 chega com 21 dias de bateria e ecrã de 2.500 nits

Opera GX chega ao Linux com GX Control para gaming

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

Huawei Mate 80 Air: O próximo grande lançamento chega em breve

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.