Todos os anos, a 5 de novembro, celebra-se o Dia Internacional do Cuidador Informal, um reconhecimento a todos os profissionais e familiares que dedicam o seu tempo e esforço a prestar assistência e cuidados que garantam o bem-estar das pessoas idosas ou em situação de dependência. Estes dados evidenciam a importância do seu papel e a necessidade de soluções que facilitem o seu trabalho.

Inovação tecnológica espanhola ao serviço de cuidadores e idosos
De acordo com as ferramentas digitais podem encarregar-se de tarefas repetitivas mas importantes – como lembretes de medicamentos ou consultas médicas -, bem como de ajustar remotamente parâmetros que podem ser facilmente alterados por engano por quem não domina a tecnologia, como o volume do telemóvel. Assim, tornam-se aliadas que libertam tempo e energia dos cuidadores, permitindo-lhes focar-se noutras áreas igualmente relevantes.
A SPC mantém um compromisso firme com o segmento sénior, desenvolvendo soluções que promovem um envelhecimento saudável e facilitam a vida dos mais velhos e de quem deles cuida.
A empresa lidera o mercado de telemóveis básicos na Península Ibérica – quase seis em cada dez unidades vendidas em toda a indústria são da SPC – e canalizou a sua experiência tecnológica para a criação de ferramentas inovadoras como a SPC Care. Trata-se da primeira aplicação de cuidado à distância em Portugal totalmente gratuita, que permite a familiares e cuidadores gerir remotamente as definições do dispositivo da pessoa idosa, garantir a sua segurança e melhorar a sua ligação ao ambiente familiar, promovendo um uso autónomo do telefone.
Além disso, a SPC Care possibilita resolver remotamente problemas frequentes e simples, como a diminuição acidental do volume do dispositivo ou o tamanho da letra no ecrã. Outras funcionalidades incluem a gestão da lista de contactos do utilizador ou a organização dos ícones no ecrã principal, no caso dos smartphones, permitindo ao cuidador alterar o tamanho, reorganizá-los, criar pastas ou bloquear o seu movimento para evitar alterações ou eliminações acidentais.
Mais informações sobre a SPC no site oficial.










