TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sensor biométrico no iPhone levanta questões de privacidade, diz especialista alemão

Susana Dias por Susana Dias
16/09/2013
Em Segurança




Google Street ViewRecentemente a Apple lançou o seu modelo mais potente, o iPhone 5s que ultimamente tem “estado” na boca do Mundo.  Amado por muitos e criticado por outros, a verdade é que quase ninguém consegue ficar imune em dar a sua opinião relativamente a esta nova pérola da Apple.

Johannes Caspar, um especialista alemão na área da segurança de informação (dados), disse recentemente que o sensor biométrico de impressão digital do Iphone 5S, suscita preocupações de privacidade. A razão é porque quando o utilizador desbloqueia o seu Iphone, através das suas impressões digitais, as mesmas vão ficar armazenadas no dispositivo e não podem ser apagadas.

As impressões digitais biométricas não podem ser apagadas, o que revela uma grave falha de privacidade. Impressões digitais são informações que nos são únicas, pessoais e que estão connosco para a vida, não é à toa que o nosso documento de identificação contém as nossas impressões digitais. Deste modo as mesmas não devem ser utilizadas como uma acção digital simples, fazendo parte de um processo de autenticação de identidade constante, especialmente em sistemas que possuem bastantes dados.

Caspar, rejeita totalmente o argumento dado pela Apple, que os dados são armazenados apenas no dispositivo de cada pessoa e responde da seguinte forma: “O utilizador actual não está em posição de controlar as informações que o dispositivo guarda, o dispositivo deve somente guardar as informações que são necessárias”.

As preocupações de privacidade levantadas pelo novo iPhone fez ressentir Alemanha, um País onde as pessoas têm um cuidado extremo com as suas informações pessoais e são as menos propensas a dar informações sobre redes sociais e outros sites online.

Cuidadoso ou não, a verdade é que o povo Alemão tem alguma razão no que pensa. Os leitores de impressão digital têm sido muito susceptíveis a erros e ataques de reutilização. Existem muitos piratas informáticos que roubam impressões digitais de várias pessoas, para recriar documentos, cartões de crédito e até mesmo conseguirem aceder á sua conta bancária online.

Os ataques mais comuns contra leitores de impressão digital incluem o uso de fotos dos dedos ou a criação de moldes de impressões digitais, com base em impressões captadas.

De forma a colmatar este problema, uma das soluções viáveis, seria a implementação de um sistema de autenticação composto por leitura de dados biométricos (impressão digital), combinado com uma senha que só você tivesse acesso. A conjunção destes dois factores, tornaria a entrada dos piratas informáticos muito mais difícil.

Tags: applebiometriaiphone 5
Partilha
Tweet
Envia
Susana Dias

Susana Dias

Mestrado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra e tem como áreas de interesse Programação e Tecnologias Web.

Artigos relacionados

Sms invisível pode cortar chamadas em telemóveis android

SMS invisível pode cortar chamadas em telemóveis Android

31/10/2026
Falha crítica no brotli afeta mais do que o node. Js

Falha crítica no Brotli afeta mais do que o Node.js

31/10/2026
Ataque à binance afeta 6,3 mil milhões de dólares

Ataque à Binance afeta 6,3 mil milhões de dólares

30/10/2026
Glm-5. 3 conclui ciberataques complexos

GLM-5.3 conclui ciberataques complexos em testes

29/10/2026

Últimas notícias

Android 17 QPR3 Beta 3 chega aos Pixel com 26 correções

Falha no Telegram permitia executar código ao atender chamadas

Pentágono levou IA ao limite durante a guerra com o Irão

OpenAI, Google, Microsoft e Anthropic apoiam recusa comum do treino de IA

ColorOS 17 chega a mais smartphones OPPO e OnePlus

Google prepara correção para consumo excessivo de bateria nos Pixel Watch

Samsung One UI 9 chega a mais modelos Galaxy

HyperOS 4 chega a mais smartphones Xiaomi

Influenciadores virtuais geram comentários menos emotivos

Apple: iPhone Air 2 poderá ganhar segunda câmara e bateria maior

Motorola Signature 27 já tem lançamento marcado para novembro

Honor 700 poderá receber teleconversor de 200 mm dos Magic 9

OPPO confirma Reno 17, Pad Air 6 e Watch 5 para novembro

Waymo escolhe Toyota bZ4X para expansão no Japão e Reino Unido

Honor X9e s chega com bateria de 8.560 mAh

Google: Gemini leva nova animação com partículas a mais smartphones Android

Wikimedia defende treino de IA e exige respeito pelas licenças

iPad mini OLED revela salto de desempenho no Geekbench

Google Pixel 11 Pro poderá ganhar alertas HiLight com IA

Nokia 2360 Flip junta dois ecrãs e assistência familiar remota

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.