TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Recrutadoras falsas aliciam membros do LinkedIn com ofertas de emprego

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
21/12/2013 - Atualizado a 18/10/2015
Em Segurança

Perfis falsos que coletam informações pessoais e levam usuários a sites perigosos estão se espalhando em um ritmo mais rápido no LinkedIn. Durante investigação das crescentes fraudes na rede social profissional, a fornecedora de programas antivírus Bitdefender detectou uma nova campanha contendo malwares que atrai vítimas com trabalhos empolgantes oferecidos por uma recrutadora atraente.

“Existem centenas de empresas agora à procura de pessoas que falam duas línguas”, diz a mensagem falsa de recrutamento. “Não importa a língua que você fala, desde que fale Inglês e pelo menos uma outra língua, há uma infinidade de empregos disponíveis para você”.

Como muitos usuários falam Inglês e uma língua nativa, o golpe visa a maioria dos países do mundo, inclusive o Brasil, onde há mais de 15 milhões de usuários ativos do LinkedIn. A recrutadora falsa espalha o link do golpe utilizando técnicas de encurtamento de URL.

O perfil falso de uma “Annabela Erica” chegou a ser inserido em grupos autênticos do LinkedIn como o Global Jobs Network, que inclui 167 mil membros de todo o mundo. Membros da rede social estão compartilhando idéias em mais de 2.1 milhões de grupos, então o número de vítimas expostas ao golpe pode ser muito maior.

O site de empregos falso é registrado em um respeitável domínio “.com” para evitar levantar dúvidas quanto à sua autenticidade. Os golpistas coletam endereços de e-mail e senhas que podem usar mais tarde para roubos de identidades. Fraudadores normalmente registram sites por longos períodos, e às vezes fazem com que suas páginas tenham aparência até melhor do que sites legítimos.

Scammers ask for passwords and e-mails

Apesar disso, existem várias maneiras de não cair nesse golpe:

  • Verifique sempre os novos perfis que adicionam você no LinkedIn. Mesmo que esteja precisando muito de um trabalho ou de expandir sua rede de contatos profissionais, é fundamental fazer um pouco de pesquisa antes de aceitar novas conexões;
  • Confira se você compartilha conexões confiáveis com as pessoas que você adiciona no LinkedIn;
  • Quando compartilhar idéias nos grupos do LinkedIn, tenha cuidado com a informação que postar. Engenheiros sociais buscam detalhes para ajudá-los a alcançarem você ou sua empresa através de Spear Phishing e ataques em redes sociais;
  • Golpistas de ofertas de emprego exigem que vítimas paguem antecipadamente por trabalhos atraentes, normalmente relacionados a golpes para trabalhar em casa. Quando for recrutado para um novo emprego tenha certeza de que você é a pessoa que vai receber o dinheiro, e não o contrário;
  • Use os mecanismos de busca para verificar se a imagem do seu novo recrutador não está espalhada em outros sites também. A Bitdefender descobriu que “Annabela Erica” também escreveu um depoimento como “Sara” para prestadora de serviços de pesquisa e criação de conteúdo. Sua foto é usado em sites de óticas, um sistema de registro de estudantes e um banco da Flórida.

Golpes de recrutamento de emprego são apoiados às vezes por outros sites fraudulentos, como hotéis falsos, que normalmente possuem uma seção de Empregos. Nomes, endereços, informações bancárias e outros detalhes pessoais obtidos através do processo de “recrutamento” podem ser usados para roubo de identidade. No final das contas, as vítimas podem até conseguir um novo emprego – serão usados pelos bandidos para a transferência de pagamentos ilegais de uma conta para outra.

Para mais informações sobre essa indústria de faz de conta, confira o Whitepaper da Bitdefender sobre Phishing e Fraudes.

Documentos vazados recentemente pelo ex-funcionários da NSA, Edward Snowden, mostraram que perfis falsos do LinkedIn são usados para espionagem no alto escalão. A sede de Comunicação do governo do Reino Unido supostamente criou perfis falsos no LinkedIn e outros sites para espionar comunicação de empresas em toda a Europa.

Tags: antivirusbitdefenderLinkedlnmalware
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Eua alertam aliados para destilação de modelos de ia pela china
Segurança

EUA alertam aliados para destilação de modelos de IA pela China

26/04/2026
Modelo mythos ai da anthropic deteta vulnerabilidades em infraestruturas críticas globais
Inteligência Artificial

Mythos AI provoca recorde de correções e divide especialistas

26/04/2026
Thales integra imperva para o google cloud em segurança nativa
Segurança

Thales integra Imperva para o Google Cloud em segurança nativa

25/04/2026
Ovhcloud e s2grupo apostam na soberania digital europeia
Segurança

OVHcloud e S2GRUPO apostam na soberania digital europeia

23/04/2026
O que é o dsa e o que muda para os utilizadores europeus
Segurança

O que é o DSA e o que muda para os utilizadores europeus

19/04/2026
App de verificação de idade da ue comprometida em 2 minutos
Segurança

App de verificação de idade da UE comprometida em 2 minutos

18/04/2026

Últimas notícias

Hp lança nova geração de soluções poly em portugal

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

04/05/2026
Ilustração de um chip de smartphone com armazenamento cheio, a representar as exigências de espaço do android aicore.

Google explica o consumo de memória do Android AICore

04/05/2026
Samsung

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

03/05/2026

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Teclados mecânicos HyperX Origins 2 já chegaram a Portugal

Segway Xaber 300: a nova mota elétrica que vai dominar os trilhos

Xiaomi YU7 GT: Porque não se chama “Ultra”? A explicação simples

Xiaomi Mix 5 regressa em 2026 com câmara invisível e lente magnética

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

Moto g47, g37 power e g37: três smartphones acessíveis para o dia a dia

Adiamento da reparação de telemóveis pode aumentar a fatura final

Motorola edge 70 pro: design de autor e quatro câmaras de 50 MP a 699 €

Automóveis Volvo passam a contar com Google Gemini

Xiaomi Smart Band 10 Pro: luxo cerâmico e peso pesado a caminho

Gemini e NotebookLM: A fusão perfeita agora grátis para ti

iPhone 18: Samsung pode dominar em exclusivo a produção dos novos ecrãs OLED

Huawei Nova 15 Max: Bateria de 8.500 mAh chega a 7 de maio

Motorola razr 70: três dobráveis para três perfis de utilizador

Star Wars: Galactic Racer acelera para as tuas mãos em outubro

Motorola Moto G87: O rei da gama média traz 200 MP por 399€

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.