TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cinco em cada 100 computadores portugueses está infetado

Paula Pedro Martins por Paula Pedro Martins
12/06/2015
Em Segurança





Quase 5 em cada 100 computadores portugueses está infetado com malware para Windows, o “ Win32/Adware.MultiPlug” que recolhe informação sobre os hábitos de navegação dos utilizadores e redireciona os browsers para websites específicos, de acordo com a ESET, empresa líder em soluções de segurança e antivírus.

O valor de 4,62% de computadores infetados, registado em Maio em Portugal, é ainda muito superior ao de países como os EUA – onde o rácio de infeções registado em Maio se ficou pelos 2,5% – e está também ligeiramente acima de Espanha, onde o valor, para o mesmo período, foi de 4,25%.

Eset portugal vírus  2015

O país do mundo onde existem mais computadores infetados continua a ser o Afeganistão, onde cerca de um quarto (24,26%) de todos os computadores está infetado.

Eset mapa mundo afeganistão computadores com vírus
Afeganistão tem quase um quarto de computadores infetados

Segundo a ESET, a notícia menos má para nós é que a infeção mais comum nos computadores portugueses não é um vírus propriamente dito (porque não tem capacidade de replicação) mas sim um tipo de malware, ou seja, software malicioso que efetua a sua atividade de forma sub-reptícia e sem que o utilizador se aperceba.

O malware que a ESET detetou em mais máquinas portuguesas em Maio é o “Win32/Adware.MultiPlug”, que é normalmente instalado inadvertidamente pelos próprios utilizadores. A forma mais comum é que ele venha juntamente com programas gratuitos: durante o processo de instalação, se os utilizadores se limitarem a clicar em “Next” sem escolherem o processo de instalação personalizado.

Portugal vírus maio 2015

O “Win32/Adware.MultiPlug” instala-se como extensão ou plugin em todos os browsers mais usados – incluindo Internet Explorer, Chrome e Firefox – alterando definições, preferências e entradas no Registry do Windows de forma a manter-se instalado e é praticamente impossível de remover pelo utilizador sem recurso a ferramentas especiais.

De acordo com a ESET, “este adware recolhe informação sensível quando o utilizador navega em determinados websites”. A informação recolhida inclui não apenas os endereços visitados como também palavras-chaves introduzidas em motores de busca. Uma vez recolhida a informação, o malware envia os dados para um servidor remoto e, quando o utilizador navega em determinados websites, faz surgir publicidade específica, através da injeção de Javascript, e redireciona o utilizador para websites de comércio eletrónico.

O facto de este programa ter apenas surgido em Novembro passado e ser já neste momento o maior responsável por infeções em Portugal demonstra bem a velocidade da sua propagação. Pior, uma vez que este malware foi, para todos os efeitos, instalado pelo próprio utilizador, há programas antivírus que não o removem por não o considerarem uma ameaça. Contudo, a instalação deste programa pode ser facilmente evitada pelas soluções ESET, como é o caso do ESET NOD32 Antivirus e ESET Smart Security.

A ESET disponibiliza um “scanner” online em http://www.virusradar.com/en/tools/online que permite aos utilizadores realizar a verificação e limpeza das suas máquinas. Esta ferramenta utiliza a tecnologia ESET NOD32 Antivirus e possui atualizações diárias, mas carece das funcionalidades avançadas e das capacidades de deteção em tempo real do software da ESET para instalação no computador.

Tags: adwarecomputadoresESETmalwarePortugalsegurançavírus
PartilhaTweetEnvia
Paula Pedro Martins

Paula Pedro Martins

Jornalista, colaboradora em várias publicações, nomeadamente, as revistas “Pais & Filhos” e “Bebé d’Hoje”. Dedica-se também ao guionismo na área do entretenimento televisivo e à escrita para crianças. Foi coordenadora e editora em portais de referência. E é apaixonada por música, cinema e viagens.

Artigos relacionados

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas
Segurança

Risco interno em cibersegurança: perdas de dados em 77% das empresas

28/01/2026
Relatório fortinet: o risco invisível da fragmentação na segurança cloud
Segurança

Relatório Fortinet: O risco invisível da fragmentação na segurança cloud

23/01/2026
Voidlink: o primeiro framework de malware de elite criado por ia
Check Point Software

VoidLink: o primeiro framework de malware de elite criado por IA

20/01/2026
Roblox vpn
Segurança

5 melhores VPNs para jogar Roblox em 2026: adeus lag e bloqueios

20/01/2026
Nordvpn expande cobertura para mais de metade dos países do mundo
Segurança

VPNs em 2026: a batalha contra os governos e a ameaça quântica

02/01/2026
Ataques à geração z com vpns falsas crescem em portugal
Segurança

Ataques à Geração Z com VPNs falsas crescem em Portugal

23/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Motorola edge 70 vs samsung galaxy s25 edge

Duelo de Magreza: Motorola Edge 70 vs Samsung Galaxy S25 Edge

02/02/2026

Ufesa TotalChef RK7: robot de cozinha inteligente com desconto de 200€

02/02/2026
Minix neo z95 mini (2)

Minix Neo Z95: o PC Windows de 16 GB que cabe no teu bolso

02/02/2026
QNAP

Google Gemini: importar conversas do ChatGPT vai ser possível em breve

LG G5 OLED: a TV de topo está a metade do preço com desconto de 51%

Huawei Pura X2 chega em abril: ecrã gigante de 7.5″ e câmara de 200 MP

Redmi K Pad 2: tablet de 8 polegadas traz bateria de 9.000 mAh e 165 Hz

TikTok recupera de apagão causado por neve em data center da Oracle

iQOO 15 Ultra: zoom de 50 MP e ecrã de 8.000 nits no novo monstro

Huawei ultrapassa Apple na China: Mate 80 impulsiona liderança em janeiro

Hytale: o mistério do Dark Hide e Dark Leather explicados

Hytale: browser de mods oficial confirmado para depois do lançamento

HarmonyOS bate recorde histórico: 7,5 milhões de instalações num só mês

Oppo K14x 5G: a nova aposta económica com bateria de 6.500 mAh

Galaxy S26: Samsung luta contra a inflação e pode cortar nas ofertas

Denon AVR-X2800H: poupa 335€ no receptor que transforma a sala num cinema

Trump T1 Ultra anunciado: a “genialidade” de vender telemóveis que não existem

WhatsApp Premium: temas, ícones e mais chats fixados numa nova subscrição

Microsoft leva “pesos-pesados” da Xbox para a Steam: o fim da exclusividade?

Fossil Automático: oportunidade única para ter um relógio Skeleton de luxo

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.