TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cinco em cada 100 computadores portugueses está infetado

Paula Pedro Martins por Paula Pedro Martins
12/06/2015
Em Segurança





Quase 5 em cada 100 computadores portugueses está infetado com malware para Windows, o “ Win32/Adware.MultiPlug” que recolhe informação sobre os hábitos de navegação dos utilizadores e redireciona os browsers para websites específicos, de acordo com a ESET, empresa líder em soluções de segurança e antivírus.

O valor de 4,62% de computadores infetados, registado em Maio em Portugal, é ainda muito superior ao de países como os EUA – onde o rácio de infeções registado em Maio se ficou pelos 2,5% – e está também ligeiramente acima de Espanha, onde o valor, para o mesmo período, foi de 4,25%.

Eset portugal vírus  2015

O país do mundo onde existem mais computadores infetados continua a ser o Afeganistão, onde cerca de um quarto (24,26%) de todos os computadores está infetado.

Eset mapa mundo afeganistão computadores com vírus
Afeganistão tem quase um quarto de computadores infetados

Segundo a ESET, a notícia menos má para nós é que a infeção mais comum nos computadores portugueses não é um vírus propriamente dito (porque não tem capacidade de replicação) mas sim um tipo de malware, ou seja, software malicioso que efetua a sua atividade de forma sub-reptícia e sem que o utilizador se aperceba.

O malware que a ESET detetou em mais máquinas portuguesas em Maio é o “Win32/Adware.MultiPlug”, que é normalmente instalado inadvertidamente pelos próprios utilizadores. A forma mais comum é que ele venha juntamente com programas gratuitos: durante o processo de instalação, se os utilizadores se limitarem a clicar em “Next” sem escolherem o processo de instalação personalizado.

Portugal vírus maio 2015

O “Win32/Adware.MultiPlug” instala-se como extensão ou plugin em todos os browsers mais usados – incluindo Internet Explorer, Chrome e Firefox – alterando definições, preferências e entradas no Registry do Windows de forma a manter-se instalado e é praticamente impossível de remover pelo utilizador sem recurso a ferramentas especiais.

De acordo com a ESET, “este adware recolhe informação sensível quando o utilizador navega em determinados websites”. A informação recolhida inclui não apenas os endereços visitados como também palavras-chaves introduzidas em motores de busca. Uma vez recolhida a informação, o malware envia os dados para um servidor remoto e, quando o utilizador navega em determinados websites, faz surgir publicidade específica, através da injeção de Javascript, e redireciona o utilizador para websites de comércio eletrónico.

O facto de este programa ter apenas surgido em Novembro passado e ser já neste momento o maior responsável por infeções em Portugal demonstra bem a velocidade da sua propagação. Pior, uma vez que este malware foi, para todos os efeitos, instalado pelo próprio utilizador, há programas antivírus que não o removem por não o considerarem uma ameaça. Contudo, a instalação deste programa pode ser facilmente evitada pelas soluções ESET, como é o caso do ESET NOD32 Antivirus e ESET Smart Security.

A ESET disponibiliza um “scanner” online em http://www.virusradar.com/en/tools/online que permite aos utilizadores realizar a verificação e limpeza das suas máquinas. Esta ferramenta utiliza a tecnologia ESET NOD32 Antivirus e possui atualizações diárias, mas carece das funcionalidades avançadas e das capacidades de deteção em tempo real do software da ESET para instalação no computador.

Tags: adwarecomputadoresESETmalwarePortugalsegurançavírus
PartilhaTweetEnvia
Paula Pedro Martins

Paula Pedro Martins

Jornalista, colaboradora em várias publicações, nomeadamente, as revistas “Pais & Filhos” e “Bebé d’Hoje”. Dedica-se também ao guionismo na área do entretenimento televisivo e à escrita para crianças. Foi coordenadora e editora em portais de referência. E é apaixonada por música, cinema e viagens.

Artigos relacionados

Detetada campanha de malware em ferramentas de ia que visa programadores
Segurança

Detetada campanha de malware em ferramentas de IA que visa programadores

18/03/2026
Ciberataques iranianos escalam após operação militar no médio oriente
Segurança

Ciberataques iranianos escalam após operação militar no Médio Oriente

18/03/2026
Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais
Segurança

Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais

13/03/2026
Nordvpn dark web monitor pro agora deteta números de telemóvel expostos na dark web
Segurança

NordVPN Dark Web Monitor Pro agora deteta números de telemóvel expostos na dark web

12/03/2026
Qnap obtém certificate of completion após auditoria da viettel cyber security
Software

QNAP obtém Certificate of Completion após auditoria da Viettel Cyber Security

12/03/2026
Meta segurança
Segurança

Meta reforça segurança no Facebook, WhatsApp e Messenger

11/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Lenovo legion y700

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

19/03/2026
Galaxy s26 ultra capas

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

19/03/2026
Huawei mate 80 air

Huawei Mate 80 Air: O próximo grande lançamento chega em breve

19/03/2026
QNAP

O teu Google Pixel pode congelar com a nova atualização de março

Spotify lança modo exclusivo no Windows para áudio perfeito

Acer anuncia a renovação da linha portáteis de gaming Predator Helios Neo

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

Bose recomenda auscultadores QuietComfort para o Dia do Pai

Homem-Aranha troca a Sony pela Samsung no novo filme da Marvel

Huawei Watch Ultimate 2 Green Edition chega a 23 de março

Fortnite volta à Play Store e já não precisas de truques para jogar

Google vai saber tudo sobre ti? O novo trunfo do Gemini

OnePlus 15T chega na próxima semana com bateria gigante

O teu OnePlus vai parar no Android 16? Vê a lista de exclusões

Detetada campanha de malware em ferramentas de IA que visa programadores

Google Pixel Watch: Atualização de março está a apagar os teus passos

Novo teaser de gameplay de Saros revela combate explosivo

Samsung Galaxy S26 Ultra: a aposta no ecrã que ninguém vê

Ciberataques iranianos escalam após operação militar no Médio Oriente

Huawei Mate 80 Qingyun: O segredo por trás do novo topo de gama

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.