TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

NEC desenvolve tecnologia de Inteligência Artificial que permite tomar decisões utilizando Big Data

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
17/12/2015
Em Hardware

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento da tecnologia Predictive Robust Optimization Framework, que permite ao software que a implemente a tomada de decisões e a realização de planos com base em previsões. Este desenvolvimento é uma parte integrante da sua tecnologia de inteligência artificial (AI) para o avanço da análise de Grandes Dados (Big Data).

Com a popularização da Internet das Coisas (IoT), tem vindo a crescer rapidamente a procura por análises e previsões que utilizem Grandes Dados recolhidos em ambientes do dia-a-dia. Em 2012, a NEC desenvolveu uma “tecnologia de aprendizagem de mistura heterogénea”, que realiza previsões de alta precisão e grande escala, de uma forma automática; tais como previsões de procura e oferta de energia, água ou recursos alimentares. Esta tecnologia tem contribuído para aumentar o uso eficiente dos recursos, prever a oferta e a procura dos stocks em armazém, ajudando a simplificar a gestão logística, a prever a procura por vários produtos, e a promover a sofisticação da gestão da loja de retalho.

“A tecnologia Predictive Robust Optimization Framework da NEC toma decisões avançadas que convencionalmente seriam levadas a cabo por seres humanos, tais como a criação de estratégias e planos, através de um software que utiliza previsões criadas pela tecnologia de aprendizagem de mistura heterogénea da NEC”, afirmou Akio Yamada, General Manager, dos Knowledge Discovery Research Laboratories, da NEC Corporation.

Quando aplicada ao planeamento de distribuição de água baseado em previsões da procura de água, a nova tecnologia foi bem-sucedida na criação de um plano de distribuição com elevada precisão, conseguindo uma redução de 20% no consumo de energia necessária para purificar e distribuir a água.

Além disso, quando a tecnologia foi aplicada à definição de preços de produtos com base nas previsões da sua procura, conseguiu definir uma estratégia de preços que pode melhorar em 11% as vendas de loja; uma estratégia que esta tecnologia produziu de forma automática e em menos de um segundo.

A NEC planeia disponibilizar esta tecnologia comercialmente durante o ano fiscal de 2015.

As principais características desta tecnologia são as seguintes:

  1. A nova tecnologia produz planos altamente eficientes e de baixo risco no que aos erros de previsão diz respeito.
    Ao analisar os padrões de erros típicos de previsão usando os algoritmos originais da NEC, e fundindo os resultados desta análise com a tecnologia de otimização matemática, a tecnologia Predictive Robust Optimization Framework da NEC realiza otimizações em função das possíveis incorreções nas previsões. Desta forma, o software calcula e faz planos que consistentemente produzem resultados altamente eficazes, e para os quais o risco de perda ou dano decorrente de erros de previsão é baixo.
  2. A tecnologia Predictive Robust Optimization Framework produz planos otimizados com uma extrema rapidez, considerando as interdependências de uma grande quantidade de fórmulas preditivas.
    Através da utilização dos algoritmos de otimização de combinações originais da NEC, a tecnologia é capaz de pesquisar eficientemente um grande volume de combinações, considerando em simultâneo as relações entre numerosas fórmulas preditivas, bem como calcular estratégias e planos ótimos de uma forma extremamente rápida.

Créditos da imagem de destaque: Página oficial da NEC no Facebook

Tags: "internet das coisas"Big Datainteligência artificialIoTNECNEC CorporationPredictive Robust Optimization Frameworktecnologia
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Huawei router x3 pro: wi-fi 7 a 11 gbps
Hardware

Huawei Router X3 Pro: Wi-Fi 7 a 11 Gbps

13/12/2025
Aws graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido
Hardware

AWS Graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

06/12/2025
Qnap lança quts hero h6. 0 beta com foco em ia local e alta disponibilidade
Hardware

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

03/12/2025
Samsung lança ssd t7 resurrected, com até 4tb
Hardware

Samsung lança SSD T7 Resurrected, com até 4TB

29/11/2025
Qnap lança nas tvs-aih1688atx com npu de 36 tops
Hardware

QNAP lança NAS TVS-AIh1688ATX com NPU de 36 TOPS

25/11/2025
Qnap atinge a escala dos petabytes com novas placas de expansão
Hardware

QNAP atinge a escala dos Petabytes com novas placas de expansão

21/11/2025

Comentários

Últimas notícias

Xiaomi cripto apps

Xiaomi vai instalar apps de criptomoedas no teu telemóvel (quer queiras, quer não)

15/12/2025
Waze atualização viagens

Waze apanha Google Maps e começa a mostrar semáforos na navegação

15/12/2025
Regulador suíço abre investigação à apple

Regulador suíço abre investigação à Apple

15/12/2025
QNAP

Honor Win: a nova marca de e-sports que “nasceu para ganhar” e substitui a GT

6 Sugestões de presentes da Trust para oferecer este Natal

Realme Neo 8: ecrã Samsung e Snapdragon 8 Gen 5 para desafiar a OnePlus

Vodafone estreia transferência de eSIM imediata em Android

Huawei Nova 15 Ultra: o fim da ‘pílula’ e um novo visual de câmara dupla

ROG CES 2026 – Dare to Innovate celebra 20 anos de história

Oppo Reno 15c oficial: bateria de 6.500 mAh e zoom periscópico num corpo ‘acessível’

Hisense anuncia Laser TV 120L5N com ecrã de 120 polegadas e áudio Devialet

One UI 8.5: Samsung renova o visual da app Wearable com gradientes ‘premium’

Casio e Coca-Cola preparam nova colaboração para o icónico ‘CasiOak’

Canva torna a suite profissional Affinity gratuita: o fim da era Adobe?

Samsung reina em casa: 81% de quota na Coreia, mas a Apple espreita

Melitta Solo: a superautomática com moinho e limpeza automática está a 235€

Falha crítica na biblioteca React abre porta a ataques remotos “React2Shell”

One UI 8.5 esconde segredos: a Samsung prepara surpresas de IA para o Galaxy S26

Apple lança iOS 26.2: Conheça as 5 grandes novidades

Samsung pode ganhar contrato bilionário da AMD para chips de 2nm

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.