TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aquaris X5 Plus da BQ é o 1º smartphone a incorporar o sistema Galileo

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
26/12/2016 - Atualizado a 13/03/2017
Em Mobile

Apresentado no início do ano durante o MWC 2016 (maior evento mundial de tecnologia móvel) o Aquaris X5 Plus da BQ é o primeiro smartphone europeu a incorporar o Galileo, o Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite. Vale lembrar que um dos pontos fortes de Galileo, operacional desde o passado dia 15 de dezembro, é a sua elevada precisão de localização quando comparada com a utilização apenas de GPS e GLONASS.

A BQ, uma das principais empresas tecnológicas europeias, trabalhou em estreita colaboração com a Agência do GNSS Europeu e a Qualcomm com o intuito de tornar o X5 Plus perfeitamente compatível com o sistema de navegação Galileo.

Rodrigo del Prado, Diretor-Geral Adjunto da BQ, afirma que “é um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico”.

O reconhecido astronauta espanhol Pedro Duque fez um comentário na rede social Twitter em que se manifesta orgulhoso por uma empresa espanhola ser a primeiro no mundo com o primeiro dispositivo móvel com o Galileo.

¡Hala, por una vez que una empresa española es primera del mundo en algo, vamos a darles crédito! @bqreaders 1er móvil mundial con Galileo https://t.co/Et4LcMbKGN

— Pedro Duque (@astro_duque) 14 de dezembro de 2016

Sobre o Galileo

O programa Galileo é uma iniciativa europeia que leva a tecnologia de última geração aos sistemas de navegação por satélite proporcionando um serviço de alta precisão a nível mundial. O Galileo começou a prestar serviço desde a passada semana, após anos de desenvolvimento, graças aos seus 14 satélites em órbita. Em 2020 o sistema de satélites estará completo com 30 satélites em funcionamento.

Um dos pontos fortes do Galileo é a sua precisão de localização que melhora aquela que se consegue obter apenas com o GPS e o Glonass. A incorporação de satélites Galileo vai oferecer aos utilizadores um posicionamento mais preciso e rápido. Funcionalidade extremadamente útil em ambientes urbanos, onde a combinação de ruas estreitas e edifícios altos pode reduzir a precisão.

“A chave do sucesso do Galileo está em assegurarmos a sua integração neste tipo de dispositivo e é um prazer que seja uma empresa europeia a primeira a fazê-lo”, refereiu Gian Gherardo Calini, responsável do Desenvolvimento de Mercado da GSA.

Tags: Aquaris X5 PlusbqGalileosatélitesSistema Global Europeu de Navegação por Satélitesmartphone
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Honor x9e pro
Honor

Honor X9e Pro chega com bateria inacreditável de 11.000 mAh

18/09/2026
Huawei matepad mini (2)
Huawei

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

18/09/2026
Tecno pova 8 pro 5g tonino lamborghini
Mobile

Tecno Pova 8 Pro 5G ganha edição especial Tonino Lamborghini

18/09/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.