TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Táxi autónomo: San José poderá ser cidade piloto

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
11/11/2018
Em Hardware

San José, a terceira maior cidade da Califórnia, deverá ser a cidade piloto para os testes do serviço de táxi autónomo.

  • Área de testes do serviço de táxi autónomo será o corredor San Carlos / Stevens Creek entre o centro da e oeste de San José.
  • App do serviço de transporte online oferecerá uma experiência de condução autónoma para uma comunidade de utilizadores.




Leia o comunicado de imprensa na íntegra:

Localizada na costa sul da Baía de São Francisco, no Silicon Valley, e com mais de um milhão de habitantes, San José é a terceira maior cidade da Califórnia. Esta deverá ser a cidade piloto para os testes, a partir do segundo semestre de 2019, do serviço de táxi autónomo (SAE Nível 4/5) anunciado recentemente pela Bosch e pela Daimler. As três partes assinaram um memorando de entendimento para prosseguir e finalizar esta atividade. Utilizando veículos autónomos Mercedes-Benz Classe S, a Bosch e a Daimler propõem oferecer o serviço de táxi autónomo a uma comunidade de utilizadores selecionada no corredor San Carlos / Stevens Creek, entre o centro e o oeste de San José.

Com o crescimento de 40% da população esperado para as próximas duas décadas, a região metropolitana enfrenta desafios crescentes de transporte. Além disso, San José quer estar preparada para um futuro no qual os carros autónomos vão para as ruas. “O projeto piloto é uma oportunidade para explorar a forma como os veículos autónomos nos podem ajudar a responder melhor às futuras necessidades de transporte”, diz Sam Liccardo, presidente da câmara de San José.

“Estamos a impulsionar a condução autónoma há muitos anos. Com este piloto do serviço de táxi autónomo, iremos gerar informações valiosas para conectar veículos totalmente autónomos da melhor maneira possível aos utilizadores de futuros serviços de mobilidade”, afirma o Dr. Michael Hafner, vice-presidente de tecnologias de acionamento e direção autónoma da Daimler AG. “Temos de repensar o transporte urbano. A condução autónoma irá ajudar-nos a completar a imagem do tráfego urbano futuro”, afirma o Dr. Stephan Hönle, vice-presidente sénior da unidade de negócios Automated Driving da Robert Bosch GmbH.

A app deste serviço de transportes – o táxi autónomo – , operada pela Daimler Mobility Services, demonstrará de que forma os serviços de mobilidade como a partilha de carros (car2go), táxis (mytaxi) e plataformas multimodais (moovel) podem ser conectados de forma inteligente. Os testes irão fornecer informações sobre como os veículos altamente ou completamente autónomos podem ser integrados numa rede de transporte multimodal. A intenção é fornecer uma experiência digital ininterrupta, na qual uma comunidade de utilizadores terá a oportunidade de chamar um táxi autónomo, monitorizado por um condutor de segurança, que irá conduzir automaticamente até o seu destino.

Bosch e daimler: san josé poderá ser cidade piloto no serviço de táxi autónomoVeículos autónomos e  o serviço de táxi autónomo  tornam a mobilidade urbana mais atrativa

Com o trabalho conjunto de desenvolvimento da condução altamente automatizada (SAE nível 4/5) em ambientes urbanos, a Bosch e a Daimler pretendem melhorar o fluxo de tráfego nas cidades, aumentar a segurança rodoviária e fornecer um alicerce importante para o tráfego do futuro. Entre outras coisas, a tecnologia impulsionará a atratividade da partilha de carros, sem comprometer a segurança da condução, e permitirá que as pessoas aproveitem ao máximo o tempo que passam nos seus veículos, abrindo ainda novas oportunidades de mobilidade para pessoas sem carta de condução.

Colaboradores da Bosch e da Daimler partilham o mesmo espaço de trabalho

Os colaboradores da Bosch e da Daimler envolvidos neste projeto de desenvolvimento estão a trabalhar no mesmo escritório: na área da grande Estugarda, na Alemanha, e nos Estados Unidos, perto de Sunnyvale, em Silicon Valley, entre San José e San Francisco. Desta forma, está garantida a comunicação ágil entre as diferentes áreas, e as decisões são tomadas rapidamente. Ao mesmo tempo, podem beneficiar da combinação do know-how uns dos outros.

As duas empresas estão a desenvolver em conjunto os conceitos e algoritmos para o sistema de condução altamente ou completamente autónoma. Cabe à Daimler levar o sistema de direção para dentro do carro. A empresa está a fornecer os veículos de desenvolvimento necessários, as instalações de testes e os veículos para a frota de teste. Por sua vez, a Bosch é responsável pelos componentes especificados durante o trabalho de desenvolvimento, como sensores, atuadores e unidades de controle.

Para fins de teste, a Bosch e a Daimler usam os seus laboratórios e plataformas de teste, além de seus respetivos locais de teste na Alemanha. Desde a obtenção da sua Autorização de Testes de Veículos Autónomos do Departamento de Veículos Automóveis da Califórnia em 2014, a Mercedes-Benz tem vindo a testar veículos autónomos na região de Sunnyvale, Califórnia. E desde 2016, teve uma aprovação semelhante para a área da grande Estugarda, na Alemanha. No início de 2013, a Bosch foi o primeiro fornecedor automóvel no mundo a testar a condução autónoma (SAE nível 3) em vias públicas na Alemanha e nos Estados Unidos.

Mais informações sobre a Bosch no site oficial

Mais informações sobre a Daimler no site oficial

*O smartphone Samsung Galaxy Note8 foi o dispositivo escolhido para escrever este artigo




Tags: Boschcarros autónomosDaimler AGSan Josétáxi autónomotecnologiatransporte urbanoVeículos Automóveis
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Routers wi-fi 8 da asus
Hardware

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

16/09/2026
Qnap quts mega 2. 0 integra recuperação de desastres e arquitetura ceph
Hardware

QNAP QuTS MEGA 2.0 integra recuperação de desastres e arquitetura Ceph

26/08/2026
Tp-link lança nova câmara de segurança exterior tc80 kit
TP-Link

TP-Link lança nova câmara de segurança exterior TC80 Kit

26/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

MobLand regressa à Paramount+ com uma segunda temporada verdadeiramente explosiva

Suplementos nutricionais saem do desporto e entram na rotina diária

Gates Foundation investe mil milhões para ampliar acesso à IA

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.