TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sonae Tech Hub no top 100 dos edifícios mais sustentáveis do mundo

Alexandra Costa por Alexandra Costa
17/02/2021
Em Hardware, Sustentabilidade

Sonae Tech Hub custou 11 milhões de euros, está localizado na Maia e integra as áreas tecnológicas do grupo, nomeadamente a BIT e a Sonae IM. É considerado o edifício mais sustentável do país e um dos 100 do mundo. 

Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News

Recebeu a certificação LEED de nível “Platinum”, com um score de 89 pontos, a mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal. O Sonae Tech Hub é o mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus e foi, recentemente, distinguido pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis, com a Certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design.

O edifício, que acolhe as áreas tecnológicas do grupo, tem uma área bruta superior a 6.900 metros quadrados, repartida por quatro pisos acima do solo, a que acresce dois pisos de estacionamento subterrâneo. Em termos de sustentabilidade distingue-se por ter um conjunto de postos de carregamento elétrico, “a que acresce um conjunto adicional de iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade partilhada e reduzir as necessidades de deslocação das equipas”.

Sonae Tech Hub: um edifício sustentável

O edifício foi, desde o início, pensado tendo em mente a sustentabilidade. A prova é que a própria arquitetura privilegiou a luz natural, mas também o aproveitamento ou a reciclagem de resíduos de construção, assim como apostou na utilização de materiais sustentáveis e em equipamentos que registam um desempenho superior a nível ambiental.

Mas só isso não foi suficiente. Para poder “abastecer” o edifício o Sonae Hub recorre a “570 m2 de painéis solares, que permitem uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, do uso eficiente da água com o aproveitamento de águas pluviais e de um conceito que privilegia um ambiente interior de excelência, nomeadamente ao nível da qualidade do ar e do conforto térmico”.

Todas estas medidas permitiram que o Sonae Tech Hub fosse considerado um edifício ecoeficiente. Sendo que esta terminologia só é aplicada quando o edifício em causa “for capaz de proporcionar aos seus ocupantes um ambiente interior saudável, confortável e atrativo, sem que tal penalize mais do que o estritamente necessário o ambiente exterior”. No mundo existem apenas 50 mil edifícios, construídos de raiz, que têm a certificação LEED. O Sonae hub não só é um deles como está entre os 100 primeiros. Ou, por outras palavras, com melhor classificação. 

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.

Outros artigos interessantes:

  • Microsoft Edge tem nova arma face ao Google Chrome!
  • Twitter já testa DMs com mensagens de voz no Brasil
  • Android 12: vê aqui tudo o que sabemos sobre a nova versão
Tags: Sonae Tech Hubsustentabilidadetecnologia
PartilhaTweetEnvia
Alexandra Costa

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996 sou portuguesa de nacionalidade, alfacinha de nascimento, alentejana de coração e uma viajante do mundo. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida.

Artigos relacionados

Tp-link lança nova câmara de segurança exterior tc80 kit
TP-Link

TP-Link lança nova câmara de segurança exterior TC80 Kit

26/06/2026
Qnap lança switches qsw-m2130 geridos pela web
Hardware

QNAP lança switches QSW-M2130 geridos pela web

13/06/2026
Hospitalidade 4. 0: porque ir de férias (des)conectado exige uma rede estável - artigo de opinião de moisés raimundo, b2b marketing manager tp-link portugal
Opinião

Hospitalidade 4.0: Porque ir de férias (des)conectado exige uma rede estável

27/05/2026

Últimas notícias

One UI 9.5: Samsung arranca testes no futuro Galaxy S27 Ultra

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

Motorola Watch Ultra: primeiras imagens revelam design e especificações premium

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

WhatsApp lança novo alerta para reativar o som de canais no Android

Novo design do iPad Air com ecrã OLED chega em 2027

Google Pixel Tag: A surpresa inesperada para o evento de agosto

Samsung Galaxy S27 Ultra: bateria gigante e um novo design unificado

Soundcore Sleep A30: A tua solução barata para noites tranquilas

Samsung perde milhões com smartphones apesar dos lucros nos chips

Google Pixel 11 Pro: Renders e especificações revelados antes do lançamento

Samsung testa a nova One UI 9.0 em 49 dispositivos Galaxy

Inteligência artificial da Anthropic ataca três organizações por conta própria

A Xiaomi revelou o design do Redmi K100 Pro Max

Timestamp lança divisão de Networking & Voice Solutions para operações críticas

SPC Wild Star: o telemóvel perfeito para os primeiros passos

Check Point anuncia Firewall de Segurança para IA nas redes empresariais

Microsoft recorre ao Supremo Tribunal do Reino Unido por licenças usadas

Carros à venda no Brasil: como encontrar a melhor opção no mercado atual

Winamp alia-se à Deezer para trazer streaming ao icónico player

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.