Apple

As novidades Apple: iCloud, iOS 5, OS X Lion


A Apple apresentou hoje em São Francisco várias novidades em termos de software. O destaque vai para o serviço iCloud, que permite a atualização simultânea em todos os dispositivos.

A apresentação decorreu na conferência de desenvolvedores e uma vez mais foi Steve Jobs quem subiu ao palco para anunciar as novidades.

Steve jobs“Hoje em dia é verdadeiramente aborrecido e muito frustrante manter toda a sua informação e conteúdos actualizados em todos os seus dispositivos”, disse Steve Jobs, CEO da Apple. “O iCloud mantém a sua informação e conteúdo importante actualizado em todos os seus dispositivos. Tudo isto acontece de forma automática e wireless. E como está integrado nas nossas aplicações, nem precisa de pensar nisso – simplesmente funciona.”

Disponível no Outono, o iCloud é um serviço gratuito que funciona com as aplicações no seu iPhone, iPad, iPod Touch, Mac ou PC de forma a armazenar automaticamente e de forma wireless os seus conteúdos no iCloud e fazer o push automático e wireless dos mesmos para os seus dispositivos. Quando algo muda em algum dos seus dispositivos, todos os seus outros são actualizados de forma wireless de forma quase imediata.

icloud Os usuários podem fazer a inscrição gratuita para o iCloud num iPhone, iPad ou iPod touch a correr o iOS 5 ou num Mac a correr o Mac OS X Lion com uma Apple ID válida. O iCloud inclui 5GB de armazenamento cloud para Mail, Document Storage e Backup. A compra de música, aplicações, livros e Photo Stream não contam para o limite de armazenamento.

Com o iCloud, A App Store e a iBookstore descarregam agora aplicações iOS e livros para todos os seus dispositivos, e não apenas para o dispositivo onde foram adquiridos. Adicionalmente, a App Store e a iBookstore permitem-lhe ver agora o seu histórico de compras e, simplesmente ao tocar no ícone iCloud, será descarregada qualquer aplicação ou livro para qualquer dispositivo iOS (até dez) sem qualquer custo adicional.

Na expetativa do êxito do iCloud, a Apple acaba de investir 500 milhões de dólares num novo data center em Maiden.

No mesmo evento, a Apple anunciou uma atualização do seu sistema operacional/operativo para dispositivos móveis. O iOS 5 inclui o Notification Center, iMessage, Newsstand e integração com o Twitter entre 200 novas funcionalidades. “O iOS 5 tem novas e fantásticas funcionalidades, como o Notification Center, iMessage, Newsstand e estamos ansiosos para ver o que é que os programadores vão fazer com as novas 1500 APIs”, disse Steve Jobs, CEo da Apple. “Talvez a principal novidade do iOS 5 seja a compatibilidade nativa com o iCloud, na revolução pós-PC que a Apple está a liderar”.

ios 5 para mobileCom o iOS 5 e o iCloud, basta entrar com o Apple ID e password para que o iCloud se integre de forma simples com as aplicações para que, de forma automática, faça a sincronização automática e wireless dos contactos, calendários, fotos, aplicações, livros, música e muito mais, entre todos os dispositivos, mesmo sem ter de os ligar a um computador.

A nova aplicação Reminders ajuda-o a gerir o seu dia-adia: crie e agrupe tarefas, defina alertas baseados na hora ou localidade, prioridade e datas de fim, para que seja recordado de uma tarefa à medida que o seu deadline se aproxima, ou quando chega ou sai de um local. A aplicação Reminders também pode ser vista no iCal e Outlook e é actualizada automaticamente.

As novas funcionalidades nas aplicações Camera e Photos dão-lhe acesso imediato à câmara a partir do ecrã de bloqueio, e pode usar o botão do volume para tirar rapidamente uma foto. As linhas de grelha opcionais ajudam-no a alinhar a sua foto e um simples toque bloqueia o foco e a exposição num objecto. A nova aplicação Photos permite-lhe cortar, rodar, melhorar e evitar os olhos vermelhos, além de organizar as suas fotos em álbuns directamente no seu dispositivo e partilhá-las onde quer que esteja.

O iOS 5 também estará disponível no Outono, tendo a Apple já colocado a versão beta à disposição dos desenvolvedores.

Finalmente, Jobs anunciou também a oitava versão do sistema operacional/operativo para Mac, o OS X Lion. Algumas das novas funcionalidades no Lion incluem: novos gestos Multi-Touch; suporte para aplicações em ecrã inteiro em todo o sistema; Mission Control, uma inovadora e nova forma de ver tudo o que está a correr no seu Mac; a Mac App Store, para encontrar e explorar software, integrado directamente no SO; Launchpad, um novo lar para todas as suas aplicações; e a aplicação Mail totalmente redesenhada.

Lion, para macPhilip Schiller, senior vice president of Worldwide Product Marketing da Apple, considerou ser esta “a melhor versão do OS X até agora, o Lion vem munido de inovadoras funcionalidades como novos gestos Multi-Touch, suporte para aplicações em ecrã inteiro em todo o sistema e Mission Control para aceder instantaneamente a tudo o que está a correr no seu Mac.”

Com mais de 250 novas funcionalidades e 3 mil novas APIs, O OS X Lion vai estar disponível para os clientes em Julho para download através da Mac App Store por 23,99 euros.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *