Ubuntu 13.10, primeiras impressões e customização

Ubuntu-13.10

O desenvolvimento da versão 13.10 do Ubuntu, que verá a luz do dia em Outubro deste ano, está a decorrer a um bom ritmo e já é perceptível o que vai ser a Dash inteligente. Apesar de ainda apresentar alguns erros internos,   esta distribuição está perfeitamente utilizável para quem não faz dela um ambiente de produção.




Com uma comunidade que se tenta reconciliar com a Canonical, hoje já é possível introduzir no Ubuntu temas ao nosso gosto, acreditem que até fiquei surpreendido com a quantidade de temas já existentes, é evidente que os temas estão disponíveis para as versões 12.04 / 12.10  / 13.04 , de qualquer das formas já me foi possível instalar alguns temas nesta versão a 13.10.

Com grandes alterações a chegarem ao Ubuntu já previstas para a versão 14.04 que sairá em Abril do próximo ano, regularmente irei fazendo vídeos a acompanhar as alterações que se irão processar, sendo a maior a substituição do controlador gráfico ”X” pelo ”MIR” que será em principio um FORK do projecto Wayland que está a ser desenvolvido a cerca de 4 anos pela comunidade que pretende substituir o velhinho ”X” .

Neste vídeo optei por instalar a Cairo Dock com a opção de ter o Opengl activo para que possamos ter os magníficos efeitos gráficos que esta dock permite.

Cheia de temas e de configurações, de tudo e mais alguma coisa, esta é verdadeiramente a dock mais avançada do Mundo Open Source, tudo fica mais fácil controlar a partir dela .

Comandos para instalar os temas zonColor , abra o terminal e digite :

  1. sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes
  2. sudo apt-get update
  1. sudo apt-get install zoncolor-themes

Comandos para instalar os Icons zonColor , abra o terminal digite :

  1. sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install zoncolor-icons

URL para quem queira usar mais temas do NOOBSLABhttp://www.noobslab.com/2013/06/zoncolor-themes-and-icons-package-for.html

 

A Cairo Dock está disponível no centro de programas do Ubuntu , alguma duvida estou ao vosso inteiro dispor.

Artigo anteriorPróximo artigo
Carlos Carvalho é licenciado em Relações Internacionais e Direito Europeu. É vegetariano há 17 anos. Ski, tecnologias Web e sobretudo Linux, são algumas das suas áreas de interesse.

1 Comentário

  1. Amigo Carlos,
    bom tutorial como sempre eu tenho instalado o zoncolor no meu mint de fato é fantástico pois dá várias opções visuais espero que tenhas descansado nesta ausência esse descanso mais que merecido.
    Tenho uma novidade, muito em breve irei realizar um tutorial simples e como não poderia deixar de ser vou referir o teu nome sendo tu meu padrinho nesta área do Linux.
    um forte abraço
    Fernando Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.