zonColor – Embeleze o seu Linux com novos temas.

Um dos pormenores que gostamos no Linux é a imensa personalização que oferece, através da disponibilização de temas e packs de icons para nitidamente todos os gostos. Não é que nos possamos queixar da componente estética de distribuições como o Ubuntu. Afinal a interface gráfica é bastante agradável à vista e sóbria. Mas como nem todas as pessoas têm o mesmo gosto, felizmente existem excelentes opções como o pack de temas zonColor.

Publicidade
Loading...

O zonColor é um conjunto de 16 temas, 21 variantes de packs de ícones, e alguns fundos (wallpapers) de forma a combinar as várias cores e embelezar a distribuição de Linux que tem instalada. Esta ampla gama de componentes simples, permite-lhe conseguir uma miscelânea de vários estilos e combinar diferentes elementos até conseguir uma combinação que lhe agrade.

Este pack inclui temas GTK2 e GTK3, sendo a última versão do GTK a correspondente à toolkit gráfica usada no Gnome 3 e também pelo Ubuntu (já que se baseia no Gnome). Este “pack” abrange uma ampla gama de estilos – desde temas escuros baseados no “Ambiance” – o tema oficial do Ubuntu – até aos temas com cores mais marcantes como o ‘Birdycloud’ .

img_zoncolor_temas_linux_02

Depois de escolher um tema pode definir um conjunto de ícones para o acompanhar. A oferta é variada: pode encontrar icones coloridos e outros mais escuros e temas com um aspecto de maior profundidade enquanto outros são mais simples e “flat”. Existem também alguns temas que pretendem não ter muito brilho enquanto outros apostam precisamente no contrário. Enfim, é caso para dizer há nitidamente matéria para agradar a todos.

Para instalar este pack de temas, tem de descarregar o ficheiro zonColor para uma pasta e o ‘descompactar’. No Ubuntu o processo de extrair ficheiros zip, é tão simples como clicar sobre o botão direito do rato sobre o ícone do ficheiro e seleccionar “extrair aqui” no menu que aparece.

Após a extracção entre na pasta e execute o ficheiro “install.sh” através de um duplo clique sobre ele. Se nada acontecer terá de clicar com o botão direito do rato sobre o arquivo install.sh, seleccionar “Propriedades > Permissões” e marque a caixa ao lado de “permitir executar o ficheiro como uma aplicação”.

img_zoncolor_temas_linux_03

Na instalação pode escolher se quer instalar apenas os temas, ou se deseja também instalar a aplicação ‘zonColor’ . Caso queira a aplicação que permite que você aplique personalizações sobre cada tema escolha a opção “Install all (app and themes)”. Caso apenas queira os temas escolha “Instal themes only”.

Abra agora asas à sua criatividade. Afinal, nunca foi tão simples modificar e embelezar o seu desktop linux.

Download: Pack de temas zonColor

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

3 Comentários

  1. António Paulo Santos ,

    Um bom dia , no KDE a personalização é feita de uma forma diferenciada do Ubuntu, o KDE tem no centro de controle toda uma panóplia de ferramentas a nossa escolha para mudarmos ao nosso gosto toda a interface, o KDE é aliás a interface no omento mais plástica e personalizavel que existe .

    Fique atento este fim de semana a um artigo que publicarei acerca da personalização do KDE .

    Aceite os meus sinceros cumprimentos

    Carlos Carvalho

  2. Bom dia António Paulo,
    Não lhe posso responder porque não sou um especialista nesta área, mas vou pedir ao Carlos Carvalho para lhe dar uma resposta o mais rápido possível.
    Obrigado pela sua visita ao Techenet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.