TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Empresas de Portugal e Espanha melhoram a qualidade das suas soluções quando adoptam DevOps

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
11/12/2013 - Atualizado a 12/12/2013
Em Software

A CA Technologies (NASDAQ:CA) apresentou as conclusões de um estudo sobre DevOps que mostra que as empresas portuguesas e espanholas aumentaram a qualidade das suas aplicações de software em 19% com a utilização de DevOps.

DevOps é uma metodologia que visa fomentar a colaboração entre as equipas que desenvolvem e testam as aplicações (Dev), e as equipas que as mantêm nos seus ambientes de produção (Ops). Para saber mais sobre a adopção de DevOps, a CA Technologies pediu um estudo à empresa Vanson Bourne, que realizou um inquérito a 1300 responsáveis pela tomada de decisões em TI, de 21 países, entre os quais Portugal e Espanha.

O estudo, intitulado TechInsights Report: What Smart Businesses Know About DevOps, indica que a utilização da metodologia DevOps permitiu às empresas inquiridas em Portugal e Espanha obter uma melhoria no negócio entre 5% e 25% a nível de aumento de receitas, rapidez na entrega de software ou serviços, número de clientes e colaboração entre departamentos, entre outros benefícios.

Em ambos os países, a utilização de DevOps trouxe importantes vantagens económicas para as empresas. Além de levar a um aumento das receitas em 25%, os inquiridos que utilizam DevOps assinalaram uma melhoria de até 13% no seu negócio, a qual é refletida em mais clientes, oportunidades de inovar com novos serviços e menores gastos em desenvolvimento e operações.

Por outro lado, mais de um terço das empresas (36%) utilizam ou preveem utilizar DevOps, enquanto 43% dos inquiridos reconhece que a implementação de uma estratégia DevOps é agora mais necessária.

A colaboração está a impulsionar a procura por DevOps. Cerca de 38% estão a implementar DevOps devido às pressões das linhas de negócio para lançar aplicações de forma mais rápida. Os possíveis obstáculos para uma implementação DevOps estão relacionados com a forma como está organizado o negócio e com questões relativas aos orçamentos. O principal obstáculo é a complexidade organizativa – envolvimento de demasiadas pessoas ou departamentos e interdependências excessivas –, que é apontado por 47% dos inquiridos em Portugal e Espanha. A falta de compreensão das fases de todo o ciclo de desenvolvimento e de quem é responsável por cada uma delas foi apontada por 35%, e a falta de budget ou falta de clareza sobre que orçamento cobre cada elemento foi apontado por 32% dos inquiridos.

“A CA Technologies tomou a liderança na identificação dos benefícios e desafios da adopção de DevOps”, apontou José Ferraz, Sr Solution Strategist, CA Technologies. “O estudo apresenta uma imagem clara do que as empresas podem esperar ganhar ao adoptar a nova estratégia e a transformação na sua organização de TI. DevOps está a passar da teoria para um enfoque estratégico essencial para todas as empresas”.

Metade das empresas inquiridas na Península Ibérica (52%) vai medir o sucesso da sua estratégia DevOps em função de factores internos, como menores custos, menor número de erros (bugs), melhoria de eficiências, maior retorno do investimento e melhoria da colaboração entre departamentos, entre outros. Cerca de 26% vai avaliar o êxito em função de métricas de negócio de carácter externo, como o aumento das receitas, tempos mais curtos de lançamento de produtos para o mercado, melhoria da posição competitiva e melhoria da experiência do cliente.

Para obter mais informações e descarregar o estudo TechInsights Report: What Smart Businesses Know About DevOps, clique aqui.

Metodologia do estudo
O estudo foi realizado pela Vanson Bourne, a pedido da CA Technologies, entre maio e julho de 2013. Na pesquisa participaram 1300 executivos responsáveis pela tomada de decisões de TI em empresas do sector financeiro, saúde, indústria, administração pública e telecomunicações. O estudo incluiu 21 países de todo o mundo, entre os quais Portugal e Espanha. Os inquiridos têm responsabilidades de direção de TI, direção de projetos ou arquitetura empresarial em empresas com faturação superior a 100 milhões de dólares.

Sobre a CA Technologies

A CA Technologies (NASDAQ: CA) fornece soluções de gestão TI que ajudam os clientes a gerir e assegurar ambientes de TI completos para suportar serviços empresariais ágeis. As empresas usam o software e as soluções SaaS da CA Technologies para acelerar a inovação, transformar infraestruturas e assegurar dados e identidades, desde o data center à cloud. Saiba mais sobre a CA Technologies em www.ca.com.

Imagem cortesia de Free Digital Photos

Tags: aplicaçõesCA TechnologiesDevOpsempresassoftware
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Microsoft israel
Microsoft

Microsoft recorre ao Supremo Tribunal do Reino Unido por licenças usadas

31/07/2026
Microsoft e mistral: ia de fronteira chega a setores regulados
Inteligência Artificial

Microsoft e Mistral: IA de fronteira chega a setores regulados

22/07/2026
Microsoft expande infraestrutura de ia do azure com a amd
Inteligência Artificial

Microsoft expande infraestrutura de inteligência artificial do Azure com a AMD

21/07/2026

Comentários

Últimas notícias

A Microsoft pondera abandonar a Steam na Xbox Project Helix

Microsoft aumenta os preços das consolas Xbox na Europa

Netflix: os cinco melhores lançamentos de agosto para a tua maratona

Xiaomi apresenta o novo aspirador Mijia 5C com sucção de 18000Pa

WhatsApp: Vais poder controlar as atualizações da aplicação para Mac

SteelSeries revela os novos teclados Apex Pro Gen 3 em Portugal

Google cancela a app mobile do AI Studio após 800 mil pré-registos

Huawei e Honor preparam adoção de nova câmara frontal quadrada

Huawei revela teoria de 18 camadas para a indústria de chips

Xiaomi Mijia Pro: A nova máquina de barbear inteligente de metal

Fuga de informação revela todas as especificações e preços do Pixel 11

Samsung Galaxy S27 Pro: nova câmara telefoto revelada antes de tempo

One UI 9.5: Samsung arranca testes no futuro Galaxy S27 Ultra

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

Motorola Watch Ultra: primeiras imagens revelam design e especificações premium

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

WhatsApp lança novo alerta para reativar o som de canais no Android

Novo design do iPad Air com ecrã OLED chega em 2027

Google Pixel Tag: A surpresa inesperada para o evento de agosto

Samsung Galaxy S27 Ultra: bateria gigante e um novo design unificado

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.