TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Facebook, Twiter, LinkedIn… são redes sociais seguras para os europeus?

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
11/02/2014
Em Segurança

Uma vez mais, a Kaspersky Lab junta-se à celebração do Dia Internacional da Internet Segura que se celebra hoje e cujo desafio lançado este ano é “Juntos podemos fazer uma Internet melhor”, promovendo um uso responsável, respeitador e seguro das novas tecnologias em todo o mundo, consciencializando todos os internautas para a necessidade de se manterem seguros na Rede. Mas onde residem os riscos? A insegurança das redes sociais continua a ser um dos pontos débeis dos utilizadores, que contam com vários perfis, mas não têm grande certeza como usá-los sem riscos. É necessário um trabalho conjunto entre empresas, organismos e utilizadores, para que a nossa vida digital seja segura e livre de perigos.

Facebook, Twitter, Linkedin… cada vez surgem mais redes sociais e as nossas personalidades virtuais a gerir multiplicam-se no nosso país e no resto da Europa, onde os jovens passam cada vez mais tempo a navegar nas redes sociais.

As redes sociais vieram mudar radicalmente a forma como todos nos comunicamos, sobretudo as novas gerações, mas, de acordo com o relatório “Consumer Security Risk”, realizado pela B2B International e pela Kaspersky Lab, existem riscos multi-dispositivo e nem todos los utilizadores têm consciência deles.

Os europeus acedem aos seus perfis nas redes sociais a partir de qualquer dispositivo: 67% dos utilizadores através do PC, a mesma percentagem usa o tablet e 66% também recorre ao smartphone. Apesar de habituados que estamos às redes sociais, 28% dos utilizadores não antevê qualquer perigo, embora 14% confesse já ter caído na armadilha de clicar em links perigosos provenientes da conta de algum contacto atacado, com todas as consequências que daí advêm.

Na realidade, 47% dos europeus admite que não tem a certeza de saber reconhecer quando um dos seus contactos nas redes sociais foi atacado. No que diz respeito à partilha de conteúdos, 17% dos europeus reconhece que partilha mais informação do que devia. Facebook é a rede em que os europeus se sentem menos seguros (78%), seguida do Twittter (35%) e Linkedin (14%).

Na realidade o perigo possa surgir em qualquer uma das redes sociais, se não forem tomadas medidas de precaução adequadas. O Kaspersky Internet Security Multi-Device proporciona a máxima protecção para o utilizador contra todo o tipo de ciberameaças, mas, para obter uma protecção óptima, o utilizador tem que colaborar, pensar na sua segurança quando navega na Internet e garantir que segue os seguintes passos:

  1. Ter cuidado no uso de redes sociais. Só deve aceitar como amigos ou seguidores pessoas conhecidas, ter cuidado com as fotos publicadas e configurar as opções de privacidade de acordo com o uso que quer fazer.
  2. Sempre que descarregue informação, música, aplicações ou qualquer tipo de ficheiros, há que fazê-lo a partir de sites de confiança.
  3. Não abrir em circunstância alguma links procedentes de utilizadores desconhecidos.
  4. Ignorar as mensagens de spam e SMS relacionados, encriptar os dados e documentos confidenciais, evitar o “jailbreak” ou “rooting” de smartphones iOS e Android.
  5. Vigiar sempre o local onde se deixa o dispositivo e definir passwords de acesso.

Veja um excelente infográfico, elaborado pela Kaspersky Lab, sobre os perigos das redes sociais:

Infographic_social_network_threats

Tags: Dia Internacional da Internet SegurafacebooklinkedInredes sociaissegurançatwitter
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Check point anuncia firewall de segurança para ia nas redes empresariais
Segurança

Check Point anuncia Firewall de Segurança para IA nas redes empresariais

31/07/2026
Europol desmantela infraestrutura digital da rede the com
Segurança

Europol desmantela infraestrutura digital da Rede The Com

26/07/2026
Parceria entre exclusive networks e servicenow impulsiona cibersegurança baseada em ia na emea
Empresas

Parceria entre Exclusive Networks e ServiceNow impulsiona cibersegurança baseada em IA na EMEA

24/07/2026

Comentários

Últimas notícias

Samsung Galaxy S27 Pro: nova câmara telefoto revelada antes de tempo

One UI 9.5: Samsung arranca testes no futuro Galaxy S27 Ultra

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

Motorola Watch Ultra: primeiras imagens revelam design e especificações premium

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

WhatsApp lança novo alerta para reativar o som de canais no Android

Novo design do iPad Air com ecrã OLED chega em 2027

Google Pixel Tag: A surpresa inesperada para o evento de agosto

Samsung Galaxy S27 Ultra: bateria gigante e um novo design unificado

Soundcore Sleep A30: A tua solução barata para noites tranquilas

Samsung perde milhões com smartphones apesar dos lucros nos chips

Google Pixel 11 Pro: Renders e especificações revelados antes do lançamento

Samsung testa a nova One UI 9.0 em 49 dispositivos Galaxy

Inteligência artificial da Anthropic ataca três organizações por conta própria

A Xiaomi revelou o design do Redmi K100 Pro Max

Timestamp lança divisão de Networking & Voice Solutions para operações críticas

SPC Wild Star: o telemóvel perfeito para os primeiros passos

Check Point anuncia Firewall de Segurança para IA nas redes empresariais

Microsoft recorre ao Supremo Tribunal do Reino Unido por licenças usadas

Carros à venda no Brasil: como encontrar a melhor opção no mercado atual

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.