Facebook: Partilha de conteúdos não pagos terão impacto zero

Social@Ogilvy_Organic Reach Chart

Social@Ogilvy_Organic Reach Chart
[divider]




De acordo com um estudo realizado pela Social@Ogilvy, denominado “Facebook Zero”, o alcance da publicação de conteúdos não pagos, pelas marcas ou empresas, na maior rede social do mundo tem diminuido, impactando cada vez menos pessoas. O estudo envolveu a análise de 106 páginas globais do facebook, num total de 46 milhões de fãs.

O estudo “Facebook Zero” revela,  de outubro de 2013 a fevereiro de 2014, uma diminuição do alcance médio dos posts orgânicos das marcas de 12,05% para 6,15%. Os números são mais acentuados quanto mais fãs têm as páginas, ou seja, das 23 páginas analisadas com mais de 500 mil fãs, o alcance médio dos posts orgânicos em fevereiro foi de 2,11%, face aos 4,04% registados em outubro do ano passado.

A tendência de quebra no impacto dos posts orgânicos tem sido evidente desde finais de 2012, um tema cada vez mais preocupante para os marketeers. A curto prazo, e sem investimento provavelmente nenhum fã verá as mensagens das marcas. Uma tendência registada em simultâneo com a nova estratégia adotada pelo Facebook que prioriza alguns conteúdos como notícias, em detrimento de outros conteúdos menos relevantes para os seus utilizadores.

“Esta é uma realidade que observamos também em Portugal”, afirma Nelson Pimenta, Head of Social Media and Community Director Ogilvy Portugal. Quanto ao futuro após a ‘morte’ dos posts orgânicos, “a resposta passa por um trabalho de melhoria contínuo. Na Ogilvy já utilizamos ferramentas e metodologias proprietárias que nos permitem melhorar a performance, em tempo real, das páginas que gerimos”, acrescenta.

O estudo liderado por Marshall Manson, Managing Director Social@Ogilvy EAME, envolveu uma análise a todas as páginas geridas, a nível mundial, pelas equipas Social@Ogilvy, num total de 46 milhões de fãs, de 106 páginas de Facebook de marcas globais.

Consulte o resultado do estudo “Facebook Zero” (em inglês):

[button text=”Facebook Zero a Social@Ogilvy White Paper” url=”http://www.techenet.com/wp-content/uploads/2014/03/Facebook-Zero-a-Social@Ogilvy-White-Paper.pdf” size=”large” type=”info” icon=”file” iconcolor=”black” target=”_blank”]

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.