Apesar dos smartphones ainda serem considerados mais seguros do que os computadores, o número de ataques a tais dispositivos tem crescido e preocupado cada vez mais as empresas de segurança. Acredita-se ainda que a principal porta de entrada para esses vírus sejam os anúncios falsos espalhados pela web.
Ameaça
O crescimento do mercado móvel fez com que o interesse dos criminosos por esse tipo de usuário também crescesse, e o costume de pouco se importar com as ameaças virtuais no smartphone tornou as coisas mais fáceis para aqueles que desejam realizar suas fraudes.
Assim como acontece nos computadores, a falta de cuidado e o excesso de confiança fazem com que os usuários cliquem em banners falsos, baixem aplicativos sem procedência, respondam a SMS fraudulentos, entre outros.
Como foi dito, no entanto, os anúncios maliciosos são um dos grandes responsáveis pela disseminação dos vírus, principalmente os contidos em sites de conteúdo adulto. Estima-se que as propagandas sejam responsáveis por 20% dos ataques registrados (registados).
Prevenção
Lidar com essa ameaça em especial é bem simples: evite o clique em banners, principalmente aqueles em que a oferta é “boa demais para ser verdade”. Por prevenção, prefira entrar manualmente no site e conferir se o anúncio realmente existe. Em sites de conteúdo adulto o melhor a se fazer é não clicar em banners sob nenhuma hipótese, pois como foi dito, esse tipo de site é o mais ocupado por links maliciosos.
A verdade é que as mesmas regras de segurança para desktops também valem para celulares, ou seja, não abrir nem fazer o download de arquivos suspeitos, primar pela privacidade e evitar redes públicas de wifi.
Proteção
Comprar um antivírus e mantê-lo sempre atualizado mais uma vez se mostra a melhor ferramenta de proteção, pois o “desconfiômetro” pode falhar a qualquer momento enquanto o software se segue eficiente.
A Bitdefender disponibiliza versões mobile das principais ferramentas de segurança de seu software. São 10 ferramentas que irão auxiliar e proteger sua navegação, clique aqui para conhecer.
Crédito das imagens: Free Digital Photos
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do TecheNet
Comentários