Facebook lança app para acesso grátis à internet

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (31) o lançamento de uma nova aplicação para dispositivos móveis: chama-se Internet.org e leva o nome de uma das iniciativas da empresa de Mark Zuckerberg com o objetivo de facilitar o acesso à internet em regiões pobres e afastadas. A app chega, inicialmente, para plataformas Android e oferece acesso a serviços essenciais na internet sem que seja necessário pagar pelo uso dos dados.

Embora a empresa tenha disponibilizado o serviço apenas aos clientes da operadora Airtel, na Zâmbia, já se fala em expandir os esforços para outros países, com a ajuda de outros parceiros. Ainda não está nada confirmado, mas o Brasil poderá futuramente ser incluído neste projeto.

É verdade que quem utilizar a app terá acesso livre ao Facebook, mas o objetivo principal é ir além dos serviços de entretenimento. Serviços locais importantes, como o Kokoliko e o GoZambiaJobs, que mostram oportunidades de emprego, terão acesso liberado. Outros serviços como Accuweather (para previsão do tempo), Wikipédia (para informações gerais) e o Facts From Life (que oferece conselhos de saúde e higiene) poderão ser acessados gratuitamente.

Em comunicado aberto em seu perfilMark Zuckerberg explica que apenas 15% das pessoas na Zâmbia têm acesso à internet e que, graças a esta iniciativa, “em breve, todos poderão usar a internet gratuitamente para encontrar emprego e buscar ajuda sobre saúde”.

Via Olhar Digital

Artigo anteriorPróximo artigo
Cláudia Assis
Jornalista, Assessora de Comunicação e Gestora de Marcas nas redes sociais, Cláudia Assis tenta definir a si mesma como "uma menina multitask". Aquariana [logo vanguardista!] e nômade por natureza, viu a sua vida ser conduzida numa viagem transatlântica rumo a Portugal. O objetivo inicial era um mestrado em Ciências da Comunicação mas, desde então, vive num enamoramento constante com a terra de Pessoa. E, assim como o poeta, ela é também muitas "pessoas". CAssis é uma delas [talvez a mais intensa] e que nada mais é que uma versão 2.0 de si mesma, um alter-ego nas redes sociais. O que “ambas” têm em comum? Falam muito. Sobre tudo e todos. Têm sempre uma opinião a dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.