Facebook testa recurso de busca por posts antigos a partir de palavras-chave

O Facebook pretende simplificar a vida de quem tenta procurar antigas publicações na rede social. A empresa já deu início à fase de testes de um novo recurso para a sua aplicação móvel que permitirá aos utilizadores pesquisar posts antigos por palavra-chave, o que facilitará a recuperação de conteúdos “enterrados” entre tantos outros posts na plataforma.

A ferramenta, que está disponível apenas para alguns membros da maior rede social do mundo, permite que os seus utilizadores reencontrem todo o conteúdo anteriormente disponível, seja através da sua rede de contatos ou das páginas que seguem. De acordo com o Facebook, o novo recurso é “uma melhoria da ferramenta de busca nos dispositivos móveis.”

Os testes nos dispositivos moveis deverão ser ampliados, tal como o Graph Search – ferramenta de busca interna disponível apenas para quem utiliza o Facebook em inglês no desktop, mas que ainda está chegando lentamente aos celulares e tablets. Para quem não conhece, o recurso de buscas permite fazer buscas por resultados como “amigos que curtam comida japonesa” ou “amigos de amigos que vivem nos Estados Unidos”.

graph search | TecheNet | a Menina Digital
Graph Search permite encontrar pessoas e páginas a partir das nossas relações | TecheNet | a Menina Digital

TROCANDO EM MIÚDOS

Assim como Graph Search possibilita ao utilizador procurar na versão desktop da rede social conteúdos relacionados a um tema específico, utilizando apenas palavras-chaves, o mesmo ocorrerá com este novo recurso criado para a versão mobile. Por exemplo: bastará procurar “festa de formatura da Christina Jones” para recuperar rapidamente todo o conteúdo publicado sobre o tema.

Como é habitual, o Facebook deverá disponibilizar o novo recurso primeiro para utilizadores da plataforma em inglês, já que depende muito de interpretação de linguagem nativa da plataforma.

Via Bloomberg

Artigo anteriorPróximo artigo
Cláudia Assis
Jornalista, Assessora de Comunicação e Gestora de Marcas nas redes sociais, Cláudia Assis tenta definir a si mesma como "uma menina multitask". Aquariana [logo vanguardista!] e nômade por natureza, viu a sua vida ser conduzida numa viagem transatlântica rumo a Portugal. O objetivo inicial era um mestrado em Ciências da Comunicação mas, desde então, vive num enamoramento constante com a terra de Pessoa. E, assim como o poeta, ela é também muitas "pessoas". CAssis é uma delas [talvez a mais intensa] e que nada mais é que uma versão 2.0 de si mesma, um alter-ego nas redes sociais. O que “ambas” têm em comum? Falam muito. Sobre tudo e todos. Têm sempre uma opinião a dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.