Project Ara já tem um protótipo funcional

Google Project Ara

Para quem não se lembra, o Project Ara da Google surgiu de uma ideia totalmente revolucionária criada pela Phonebloks no ano passado que basicamente consiste na criação de um smartphone que funciona como se fosse uma plataforma onde se pode acrescentar módulos que correspondem ao seu hardware.

Esta ideia tornou-se viral, mas até agora não tinha passado de um sonho que muitos julgavam não ser possível tornar realidade. Depois de a Google ter tomado as rédeas deste projecto, muitos avanços foram alcançados e a equipa da Phonebloks foi agora a Boston para ver qual o estado do primeiro protótipo e para surpresa de muitos, funciona!

É claro que ainda existe muito caminho pela frente até que se possa esperar que este tipo de smartphone chegue aos mercados mas, não nos podemos esquecer que este é apenas o primeiro protótipo funcional do Project Ara. Neste protótipo, foram utilizados os seguintes módulos: ecrã LED, bateria, processador de aplicações, colunas estéreo e uma entrada USB.

Este primeiro protótipo foi apelidado de Spiral 1 e o grande desafio para o seu sucessor – Spiral 2 – é conseguir reduzir o espaço ocupado pelos módulos base para que se possa libertar mais espaço para a aplicação de módulos personalizados criados por outros developers. O próximo protótipo – Spiral 2 – irá ser apresentado pela primeira vez ao público durante a segunda Project Ara Developer Conference em Janeiro de 2015.

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.