Samsung cria novo padrão WiFi de 60GHz até 5 vezes mais veloz que o atual


O WiFi é uma tecnologia presente em praticamente todos os aparelhos eletrônicos portáteis, que permite a transferência de dados entre os dispositivos e a conexão com a internet sem a utilização de cados ou fios, o que torna o uso destes aparelhos muito mais cômodo.

Essa tecnologia vem evoluindo ao longo dos anos e agora a Samsung desenvolveu um novo padrão de conexão WiFi de 60 GHz, que é capaz de transmitir até 4,6 Gpbs (575 MB por segundo), cinco vezes mais rápido do que o padrão atual adotado pelas redes de 2,4 e 5 GHz.

“A Samsung conseguiu superar as barreiras para a comercialização de banda de ondas milimétricas de 60 GHz da tecnologia WiFi, e ansiamos por colocar no mercado essa técnica inovadora”, disse o presidente da divisão de eletrônicos da companhia sul-coreana, Kim Chang Yong.

O novo padrão, que está sendo chamado de 802.11/ad (o padrão mais avançado atualmente é o 802.11/ac), consegue manter a conexão estável e eliminar interferências entre os canais da rede, independentemente da quantidade de aparelhos conectados, algo essencial hoje em dia, já que é comum o uso de vários dispositivos conectados à mesma rede WiFi, mesmo em uso residencial.

Apesar de a novidade ser bastante interessante, ainda não há uma data definida para que os primeiros aparelhos com o novo padrão de conexão cheguem ao mercado, mas a Samsung já informou que pretende aplicá-la amplamente em dispositivos das mais diversas áreas. Assim não será nenhuma novidade se vermos o novo padrão WiFi em algum futuro lançamento de smartphones ou notebooks da empresa sul-coreana.

Via Samsung Tomorrow

Artigo anteriorPróximo artigo
Flávio Prado
é formado em Direito pela Universidade do Leste de Minas Gerais, e é um entusiasta de tecnologia, fundador e colunista dos sites Tech4Fan.com e SamsungDiscovery.com. Tem grande interesse nas áreas mobile e de computação pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.