TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Primeira vacina contra o ebola fica mais perto de testes em grande escala

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
27/11/2014 - Atualizado a 29/11/2014
Em Ciência
Vacina contra o ebola, composta por um vírus provido de um gene que codifica a capa proteica do ebola, está um passo mais próxima dos testes em larga escala. Foto: niaid/national institutes of health
vacina contra o ebola, composta por um vírus provido de um gene que codifica a capa proteica do ebola, está um passo mais próxima dos testes em larga escala. Foto: niaid/national institutes of health




Uma vacina experimental contra o ebola acaba de ser aprovada em um importante teste de segurança e está mais perto de ser empregada em testes de larga escala nos países do oeste africano mais atingidos pela epidemia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já matou mais de 5,6 mil pessoas no continente.

Os experimentos com a vacina elaborada pela companhia farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) tiveram início em 2 de setembro, e os pesquisadores responsáveis esperam poder realizar testes amplos, com milhares de pessoas em situação de risco, em meados de janeiro de 2015, informou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID).

Produzida pela GSK em parceria com o instituto norte-americano, a vacina — que se encontra no mais adiantado estágio de desenvolvimento entre todas as atualmente estudadas — foi capaz de provocar respostas imunológicas contra o vírus ebola em 20 pessoas saudáveis sem que lhes causasse efeitos colaterais graves.

A técnica de imunização consiste em um adenovírus de chimpanzé equipado com um gene inofensivo que codifica a proteína que reveste o ebola. É esta proteína o agente que causa a reação imunológica, levando o organismo humano a reconhecer o vírus ebola e atacá-lo.

Os testes com a vacina, descritos no periódico The New England Journal of Medicine, envolveram a aplicação de duas doses distintas, uma mais elevada e outra menos, tendo a mais elevada provocado respostas de anticorpos mais robustas, embora também tenha causado uma febre passageira em dois indivíduos. Nesse caso, apesar de parecer ameno, o efeito colateral pode levar a um efeito psicológico ainda mais desagradável: a febre é um dos primeiros sintomas do próprio ebola, o que poderia fazer as pessoas pensarem que estão contaminadas pela doença. Outros testes já trabalham com uma dose intermediária que não cause febre mas que preserve a capacidade de imunização.

Ao todo, as pesquisas com a vacina ainda devem levantar dados de mais 260 pessoas no Mali, no Reino Unido e na Suíça até o final de dezembro; apenas então a GSK decidirá que dosagem aplicar nos testes de larga escala. No entanto, mesmo que os resultados sejam favoráveis à nova vacina, resta saber se as empresas do consórcio terão condições de fabricar milhares, ou até milhões de unidades dela para que a presente epidemia seja efetivamente controlada.

—

P.S.: É muito bom estar de volta ao TecheNet após um (interminável) afastamento por razões pessoais. Aos poucos, a frequência com que escrevo deve voltar ao normal. Agradeço imensamente aos leitores e colaboradores do portal pela paciência. 

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: ebolavacinavírus
Partilha
Tweet
Envia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

OnePlus revela datas de chegada do Android 17 a mais smartphones e tablets

Motorola poderá recuperar a série One com Snapdragon 8 Gen 5 e carregamento sem fios

Samsung Galaxy S27 Ultra poderá ter processador exclusivo e mais potente

World of Warcraft chega a Dungeons & Dragons com uma expansão de 256 páginas

Google Messages começa a receber novo visual para as conversas fixadas

Alphabet prepara acordo de 1,5 mil milhões de dólares para garantir energia mais barata

OpenAI quer deixar de chamar centros de dados às suas instalações de IA

Google toma decisão polémica: escolas que rejeitem IA poderão perder acesso à Pesquisa

Huawei prepara dois smartphones surpreendentes para a sua nova submarca Starlight

Portugal prepara novas regras para centros de dados

Xiaomi lança escova de dentes inteligente com ecrã a cores e 190 dias de bateria

Sony ULT FIELD 1 ganha nova cor Azul Esfumado e mantém graves potentes num formato compacto

Huawei FreeBuds SE 5 Max chegam com autonomia impressionante de 80 horas

GTA 6 já tem data para pré-download e vai precisar de até 212 GB de espaço

iPhone 18 poderá ter uma bateria maior, mas também um preço mais elevado

Apareceu o símbolo H+ no teu Samsung? Descobre o que significa

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.