TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Primeira vacina contra o ebola fica mais perto de testes em grande escala

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
27/11/2014 - Atualizado a 29/11/2014
Em Ciência
Vacina contra o ebola, composta por um vírus provido de um gene que codifica a capa proteica do ebola, está um passo mais próxima dos testes em larga escala. Foto: niaid/national institutes of health
vacina contra o ebola, composta por um vírus provido de um gene que codifica a capa proteica do ebola, está um passo mais próxima dos testes em larga escala. Foto: niaid/national institutes of health




Uma vacina experimental contra o ebola acaba de ser aprovada em um importante teste de segurança e está mais perto de ser empregada em testes de larga escala nos países do oeste africano mais atingidos pela epidemia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já matou mais de 5,6 mil pessoas no continente.

Os experimentos com a vacina elaborada pela companhia farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) tiveram início em 2 de setembro, e os pesquisadores responsáveis esperam poder realizar testes amplos, com milhares de pessoas em situação de risco, em meados de janeiro de 2015, informou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID).

Produzida pela GSK em parceria com o instituto norte-americano, a vacina — que se encontra no mais adiantado estágio de desenvolvimento entre todas as atualmente estudadas — foi capaz de provocar respostas imunológicas contra o vírus ebola em 20 pessoas saudáveis sem que lhes causasse efeitos colaterais graves.

A técnica de imunização consiste em um adenovírus de chimpanzé equipado com um gene inofensivo que codifica a proteína que reveste o ebola. É esta proteína o agente que causa a reação imunológica, levando o organismo humano a reconhecer o vírus ebola e atacá-lo.

Os testes com a vacina, descritos no periódico The New England Journal of Medicine, envolveram a aplicação de duas doses distintas, uma mais elevada e outra menos, tendo a mais elevada provocado respostas de anticorpos mais robustas, embora também tenha causado uma febre passageira em dois indivíduos. Nesse caso, apesar de parecer ameno, o efeito colateral pode levar a um efeito psicológico ainda mais desagradável: a febre é um dos primeiros sintomas do próprio ebola, o que poderia fazer as pessoas pensarem que estão contaminadas pela doença. Outros testes já trabalham com uma dose intermediária que não cause febre mas que preserve a capacidade de imunização.

Ao todo, as pesquisas com a vacina ainda devem levantar dados de mais 260 pessoas no Mali, no Reino Unido e na Suíça até o final de dezembro; apenas então a GSK decidirá que dosagem aplicar nos testes de larga escala. No entanto, mesmo que os resultados sejam favoráveis à nova vacina, resta saber se as empresas do consórcio terão condições de fabricar milhares, ou até milhões de unidades dela para que a presente epidemia seja efetivamente controlada.

—

P.S.: É muito bom estar de volta ao TecheNet após um (interminável) afastamento por razões pessoais. Aos poucos, a frequência com que escrevo deve voltar ao normal. Agradeço imensamente aos leitores e colaboradores do portal pela paciência. 

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: ebolavacinavírus
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Blue origin explosão
Espaço

Blue Origin: foguetão New Glenn explode em teste de rotina

29/05/2026
Mit cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica
Ciência

MIT cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica

10/04/2026
Artemis ii - lua (3)
Espaço

O Moon Shot da Apple e da Nikon: A Artemis II já orbita a Lua e as fotos são incríveis

09/04/2026

Comentários

Últimas notícias

Prime Day 2026: OURA Ring 4 por menos de 270 euros.

HarmonyOS 7: Huawei muda o formato padrão das fotografias para HEIF

Fuga de informação revela novo design do Samsung Galaxy Watch Ultra 2

Prime Day 2026: purificador de ar Philips 900 a 131 euros

Nothing Phone 4b: Novo smartphone acessível está quase a chegar

Calor extremo da RTX 5090 mancha motherboard em seis meses

Prime Day antecipado: Marshall Motif II ANC por menos de 126 euros

Europa aposta forte em baterias de ferro-ar que duram quatro dias

Acer lança novo headset gaming OHW201 por apenas 10 dólares

Prime Day 2026: poupa quase 500 euros no Roborock Saros 20

Falha no Android 17 estraga ecrãs dos Pixel e não há correção

Polymarket apanhada a pagar a criadores para promoverem falsas apostas

Bang & Olufsen lança Beosystem 3000c Dune Grey Edition

Prime Day 2026: o aclamado DJI Mini 4K nunca esteve tão barato (poupa 82 euros)

Tesla desgovernado invade casa e condutor culpa o sistema Autopilot

Google Messages: Já podes editar as respostas inteligentes antes de enviar

WhatsApp redesenha a secção About no Android com mais privacidade

Epic Games Store: A nova atualização promete fazer frente à Steam

Falha de hardware irresolúvel afeta vários iPhones e iPads antigos

Reino Unido exige transparência no ranking de pesquisa do Google

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.