Facebook: Ferramenta reconhece-nos mesmo sem mostrarmos a cara

O Facebook pode recolher informações das nossas fotos e até sugerir o nome dos nossos amigos para que possamos “etiquetá-los” quando publicamos imagens em que eles aparecem. Mas agora, esta que é uma das maiores redes sociais, pretende levar esta prática a outro nível, segundo nos dá conta um artigo publicado pela BBC.

Uma equipa de investigadores do Facebook na área da inteligência artificial está a desenvolver uma ferramenta para reconhecer alguém, mesmo que se essa pessoa não mostre o rosto.

O algoritmo analisa mais de 100 partes diferentes do corpo, usando uma combinação de tecnologias de reconhecimento facial e corporal. A ideia, segundo adianta a BBC, é que a ferramenta aprenda a reconhecer a mesma pessoa em diferentes poses e em diferentes fotos.

Para verificar se a ferramenta realmente funcionava, a equipa do Facebook testou 37 mil fotos e concluiu que, ao analisar imagens de 581 pessoas, o método atingiu 83% de precisão.

O uso de ferramentas de reconhecimento facial tem criado alguma celeuma, precisamente, devido a questões de privacidade, nomeadamente, no Facebook. Um exemplo disso aconteceu recentemente, quando o Facebook anunciou o lançamento, nos EUA, da aplicação Moments, que permite partilhar fotos do telemóvel com os seus amigos sem ter de as publicar.

Na Europa, e devido ao incumprimento das leis europeias, o lançamento da aplicação foi suspenso por tempo indeterminado, adianta a BBC, devido, justamente, à ferramenta de reconhecimento facial, que permite que os amigos no Facebook sejam identificados não estar em conformidade com as leis da União Eurpeia.

Artigo anteriorPróximo artigo
Paula Pedro Martins
Jornalista, colaboradora em várias publicações, nomeadamente, as revistas “Pais & Filhos” e “Bebé d’Hoje”. Dedica-se também ao guionismo na área do entretenimento televisivo e à escrita para crianças. Foi coordenadora e editora em portais de referência. E é apaixonada por música, cinema e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.