Escândalo Volkswagen: Humor tóxico torna-se viral nas redes sociais

Primeiro foi o espanto, depois a indignação e logo a seguir o humor. Foi desta forma que as pessoas (e até organizações) regiram nas redes sociais ao escândalo da Volkswagen. E quer no Twitter ou no Facebook, as fotomontagens são tóxicas para o maior construtor mundial da indústria automóvel.

A introdução de um software para falsear os resultados dos testes às emissões de gases poluentes dos motores diesel fabricados pela Volkswagen tem tido ondas de choque constantes a nível global, com as acções da companhia a descerem a pique, o seu presidente a demitir-se e o prestígio da marca que no Verão ascendeu a primeiro construtor mundial a sofrer um duro golpe.

Como não podia deixar de ser, as redes sociais foram inundadas de notícias e opiniões sobre o assunto, sendo as hashtag #vwscandal e #dieselgate algumas das mais utilizadas nos últimos dias.

E se os internautas começaram por manifestar o seu espanto pelas notícias, rapidamente a indignação tomou conta das redes sociais. E aqui, com maior ou menor sucesso, com maior ou menor imaginação, o humor foi ganhando lugar e tornando-se em muitos casos viral. E não se pense que são apenas as pessoas a enveredar pela arma do humor para envenenar a reputação do fabricante alemão. Até a prestigiada revista Economist fez hoje da ironia a imagem de capa na sua página do Facebook.

Humor tóxico

Conheça alguns exemplos do humor tóxico com que a Volkswagen tem sido brindada nas redes sociais:

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.