Tamron lança nova objetiva MACRO com funcionalidades avançadas

Tamron lança nova objetiva MACRO com funcionalidades avançadas

A Tamron anunciou o lançamento da objetiva SP 90mm F/2.8 MACRO 1:1 Di VC USD (Modelo F017), uma objetiva macro de 90mm  com elevado desempenho e diversas funcionalidades avançadas.

Tamron lança nova objetiva MACRO com funcionalidades avançadas

O sistema XY-Shift,  que integra a nova objetiva, reforça a funcionalidade de compensação de vibração (VC) e melhora a estabilização de imagem do infinito à macro. Além disso, as melhorias introduzidas no  software de controlo do motor ultrassónico (USD) garantem um aumento da velocidade de focagem automática.

A objetiva SP 90mm F/2.8 MACRO 1:1 Di VC USD (Modelo F017) da Tamron é resistente à humidade e a poeiras e utiliza um elemento frontal revestido com fluorite que evita a condensação e facilita a limpeza de manchas.

objetiva Tamron SP 90mm F/2.8 MACRO 1:1 Di VC USD (Modelo F017)

Construção ótica avançada

A SP 90mm F/2.8 MACRO 1:1 Di VC USD (Modelo F017) baseia-se no design do modelo antecessor (F004) e garante o mesmo desempenho e efeitos de desfocagem de fundo (bokeh). A construção avançada desta objetiva resulta da utilização de um elemento LD (baixa dispersão) e dois elementos XLD (ultrabaixa dispersão) que reduzem as aberrações cromáticas em diversas distâncias focais, de macro ao infinito. Integra ainda um sistema de elementos flutuantes em que todos os pontos entre a distância mínima de foco e o infinito operam rapidamente, corrigindo o astigmatismo na lente.

Otimizada para efeitos de desfocagem de fundo (bokeh)

Esta objetiva foi cuidadosamente desenvolvida para garantir as imagens mais nítidas e os melhores efeitos de desfocagem de fundo, uma caraterística muito procurada pelos fotógrafos de retratos.

Mecanismo avançado de compensação de vibração (VC) e perspetiva

O mecanismo de compensação de vibração integra agora um acelerómetro que funciona juntamente com o giroscópio para compensar movimentos horizontais e verticais, o que garante a melhor qualidade de imagem em diversas distâncias focais.

Motor ultrassónico otimizado para fotografia macro

As melhorias no software de controlo do motor ultrassónico (USD) garantem uma maior velocidade e precisão quando se utiliza a focagem automática. O motor ultrassónico resolve eventuais problemas relacionados com a focagem quando se movimenta a câmara para a frente e para trás (o que normalmente acontece na fotografia macro).

Construção resistente à humidade e a poeiras

Esta objetiva possui um sistema especial de selagem que protege com eficácia diversas áreas vulneráveis, como o espaço entre o anel de focagem e o tambor das lentes. Deste modo, garante a maior proteção contra poeiras e humidade, comparativamente ao modelo anterior.

Revestimento com fluorite para repelir água e manchas

A objetiva utiliza um elemento frontal revestido com fluorite, o que permite repelir água e poeiras e facilita a limpeza de manchas. Este revestimento contribui também para aumentar a durabilidade da objetiva. A tecnologia de revestimento com fluorite foi desenvolvida pela Tamron para uso industrial e utilizada pela primeira vez na objetiva SP 15-30mm, lançada em 2014.

Tecnologia antirreflexo avançada

As propriedades antirreflexo são asseguradas pelos revestimentos eBAND e BBAR que reduzem os reflexos indesejados que costumam alcançar o sensor, especialmente na captura de imagens em ultra grande angular, o que assegura a captura de imagem com a melhor qualidade e sem efeitos fantasma.

Abertura circular para obter os melhores efeitos “bokeh”

Esta objetiva possui um diafragma de nove lâminas com uma abertura praticamente circular que permite obter um efeito “bokeh” de alta qualidade e sem formas angulares.

Opções de focagem especialmente desenvolvidas para lentes macro

A SP 90mm F/2.8 MACRO 1:1 Di VC USD (Modelo F017) integra um limitador de foco e também um sistema interno de focagem para que o comprimento da objetiva nunca se altere. É ainda possível passar do modo de focagem automático para manual, de forma instantânea, para que o fotografo possa efetuar pequenos ajustes com rapidez e precisão.

Compatível com a consola TAMRON TAP-in

Utilizando a consola TAMRON TAP-in (um acessório vendido em separado com data de lançamento prevista para Março) é possível atualizar o firmware da objetiva, personalizar as posições de focagem automática e ainda efetuar diversos ajustes. Esta consola encaixa-se na objetiva e liga-se ao computador através de um cabo USB.

Software de edição de imagem otimizado para lentes Tamron

Esta objetiva vem acompanhada pelo programa SILKYPIX Developer Studio, um software que possibilita o processamento de imagens de alta qualidade em formato RAW e que corrige diversas aberrações nas fotografias. É ainda possível ajustar, entre outros parâmetros, o equilíbrio de brancos, a temperatura de cor, a nitidez e as curvas registadas pelas câmaras digitais.

A nova objetiva da Tamron, SP 90mm F/2.8 MACRO 1:1 Di VC USD (Modelo F017) estará disponível em Portugal, através do seu distribuidor oficial, a Robisa, a partir de 25 de Fevereiro.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *