NEC reforça Solução de Gestão de Tráfego para Operadores Móveis Virtuais

A NEC Corporation anunciou o lançamento de uma Solução de Gestão de Tráfego (TMS) melhorada, que reduz o volume de tráfego de dados móveis até 30% (*), assegurando uma elevada Qualidade de Experiência (QoE) para os utilizadores finais.

NEC reforça Solução de Gestão de Tráfego para Operadores Móveis VirtuaisEsta redução, sendo duas vezes superior à redução obtida com a anterior versão do TMS da NEC, resulta da melhoria da tecnologia proprietária SSL-encrypted Pacing. Esta tecnologia identifica o tipo de conteúdo do tráfego HTTPS e implementa medidas de controlo de tráfego otimizadas, com base nesse tipo de conteúdo.

Adicionalmente, a nova tecnologia TMS’ Dynamic TCP Optimization, permite duplicar a taxa de transferência, permitindo assim que os Operadores Móveis Virtuais (MVNO) proporcionem uma melhor QoE aos utilizadores finais,. Esta tecnologia também estabiliza as comunicações end-to-end, reduzindo o impacto da perda de pacotes nas redes móveis, em situações de congestão da rede.

A combinação das duas tecnologias previne atrasos na reprodução de vídeo, e fornece uma melhor QoE para os utilizadores finais. Para além disso, os MVNOs podem utilizar eficazmente a largura de banda da rede fornecida pelos Operadores de Rede Móvel (MNO) e assim reduzir os seus custos, obtendo dessa forma uma maior rentabilidade.

Masaaki Nakano, General Manager, Carrier Services Division, da NEC Corporation, afirmou, “Nos últimos anos, o tráfego encriptado tem aumentado muito e rapidamente, causando maiores congestionamentos da rede. Tanto os MNOs como os MVNOs têm no topo das suas prioridades a resolução deste problema de congestionamento, para operarem de forma eficiente as suas redes. O principal desafio passa por conseguir uma otimização eficaz do tráfego encriptado e, simultaneamente, proteger a privacidade.”

O Sr. Nakano acrescentou que, “Os MVNOs precisam de minimizar a perda de pacotes e a degradação da taxa de transferência durante os períodos de congestionamento, bem como controlar o excesso de dados móveis face à capacidade de largura de banda alugada aos MNOs, em situações de maior tráfego. O recém-lançado TMS da NEC endereça as necessidades dos MVNOs de aumentarem a sua rentabilidade e promoverem a utilização eficaz da largura de banda da rede, mantendo uma elevada QoE para os utilizadores finais”.

As principais características do novo TMS incluem:

A utilização eficaz da largura de banda alugada aos MNOs

O algoritmo proprietário da NEC para identificar os tipos de conteúdos de tráfego HTTPS foi melhorado, permitindo detetar, com muito maior precisão, se o conteúdo é vídeo ou web. Além disso, foi incorporada mais uma nova tecnologia para permitir um controlo mais flexível do fluxo de dados, tal como uma otimização baseada no URL de destino, na hora do dia ou no estado da rede. Como resultado, o tráfego pode ser reduzido até 30%, sendo possível assegurar simultaneamente uma elevada QoE, sem degradação.

Duplicação da taxa de transferência

A tecnologia de otimização TCP foi melhorada para permitir um ajuste fino mais flexível, em função de fatores como o planeamento de rede e a QoE. Além disso, o ajuste dinâmico e automático da otimização TCP permite que esse ajuste seja feito de acordo com o estado da rede móvel. Graças a esta tecnologia, consegue-se reduzir a perda de pacotes em situações de congestão da rede e mais do que duplicar a taxa de transferência.

(*) Segundo pesquisa da NEC

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.