As fotos de uma instalação que junta o auto-retrato de Van Gogh e o quadro rapariga do brinco de pérola, de Vermeer, estão a fazer furor no Facebook. Um grupo de alunos do Instituto de Belas Artes da Universidade de Beirute juntou as duas obras numa instalação deslumbrante.
Aquilo que nas fotografias parece apenas uma pintura com a junção dos dois mestres é muito mais do que isso. Trata-se de uma instalação viva, com alunos enquadrados num cenário, tudo pintado de acordo com as caraterísticas dos dois pintores, que trabalharam com quase quatro séculos de diferença.
A instalação é um trabalho de um grupo de alunos do Instituto de Belas Artes da Universidade de Beirute, no Líbano, e foi feita para celebrar as bodas de ouro da escola.
O projeto com o título “Double V: Van Gogh & Vermeer” foi executado em menos de um dia – ou para sermos mais precisos, em 23:47:50, como explica um dos alunos num post do Facebook escrito em árabe, mas a que o blogue Cinetrotter faz referência.
Porque uma obra destas merece ser assinada, aqui fica o nome dos alunos que lhe deram corpo e vida: Zeinab Al Maaz, Shaza Abou Shakra, Tharwa Zeitoun, Aya Abu Hawash, Zeinab Ayash, Zainab Ayoub, Iffa Mseileb, Fatima Fneish, Mariam Kamaleddin and Mohmd Hussein Mistrah.
Comentários