Os estudantes do curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria), David Safadinho e Gabriel Rodriguez, foram os vencedores do primeiro “hackaton” de Leiria, “A LoT of IoT”, coorganizado pela VOID e pelo IPLeiria. “Sistema de Otimização de Triagem Hospitalar” é o nome do projeto inovador que promete revolucionar as urgências hospitalares, e que valeu aos dois estudantes bolsas de estudo oferecidas pela VOID.
O projeto premiado pela VOID foi selecionado pelo rigor da implementação, organização e apresentação, e é um sistema inovador que visa otimizar a forma como é feita a triagem e o acompanhamento dos utentes nesta fase, alterando dinamicamente e em tempo real a prioridade de cada utente. Para o fazer, são usadas várias medidas biométricas, como por exemplo, o ritmo cardíaco.
Sob o mote “A LoT of IoT”, a maratona tecnológica decorreu desde as 20h00 do dia 20 de maio até às 21h00 do dia 21 de maio, com a participação de 13 equipas que, durante 25 horas “non-stop”, criaram soluções únicas e inovadoras na área da Internet das Coisas – IoT (Internet of Things). Nesta iniciativa a VOID disponibilizou um kit base com Arduino, NodeMCU, sensores diversos, placas de ensaio e demais material eletrónico a todas as equipas, e prestou apoio técnico às equipas na concretização das suas ideias ao longo de toda a maratona.
Após a maratona de desenvolvimento de projetos, cada equipa realizou um pitch com a duração de cinco minutos, para uma breve demonstração do seu projeto. Foram várias as ideias apresentadas, e, além do “Sistema de Otimização de Triagem Hospitalar”, apresentado pela equipa vencedora, também estiveram em destaque sistemas de monitorização de cofres, de apoio a doentes com Alzheimer, de ajuda na mobilidade a invisuais, para quartos seguros para crianças, entre outros.
A equipa vencedora foi premiada com duas “Bolsas VOID”, cujo valor pecuniário é o correspondente às propinas anuais dos cursos que os estudantes frequentam, que foram entregues por Marco Cova, gerente da VOID, e Pedro Martinho, Diretor da ESTG.
A VOID é especializada no desenvolvimento de software empresarial à medida, e tem em carteira, maioritariamente, clientes internacionais. Com sede em Leiria, e escritórios em Paris e Nova Iorque, conta com cerca de 20 colaboradores – muitos dos quais formados na ESTG/IPLeiria.
Comentários