Supercomputador mais rápido do mundo é chinês

supercomputador mais veloz

Chama-se Sunway TaihuLight, foi fabricado na China e é o supercomputador mais rápido do mundo, sendo capaz de processar uns impressionantes 90 petaflops, quase três vezes mais do que o segundo mais rápido. E para orgulho da indústria chinesa, o Sunway TaihuLight não precisou de tecnologia ocidental para bater todos os recordes.

O supercomputador é um sistema de 40.960 nós que utiliza processadores fabricados na China, os ShenWei 26010 de 260-core. O Sunway TaihuLight foi desenhado com base num sistema Linux modificado pelo National Research Center of Parallel Computer Engineering Technology e é mais um êxito da investigação e indústria chinesa.

Longe vão os tempos em que um produto chinês era sinónimo obrigatório de falta de qualidade e contrafação. A investigação e desenvolvimento têm potenciado um incremento da qualidade de materiais e processos. Curiosamente, o embargo norte-americano decretado em 2015 terá contribuído para um desenvolvimento mais rápido dos chips capazes de permitir uma tão grande capacidade de processamento simultâneo.

Via Engadget

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.