Há um novo método de extorquir dinheiro no Brasil: falsos emails de operadoras de telecomunicações a oferecer descontos nos pagamentos em atraso levam os consumidores a baixarem um PDF contaminado que rouba as suas informações confidenciais. A Stity Tecnologia lembra que as operadoras apenas enviam mensagens depois de conversarem com o cliente.
A Stity Tecnologia, distribuidora das soluções Avast no Brasil, identificou nova ameaça dos criminosos cibernéticos contra os usuários de computador por meio de mensagem falsa de e-mail de cobrança de uma operadora móvel. Na comunicação os criminosos apostam em uma possível desatenção do assinante, caso ele esteja realmente em atraso no pagamento das faturas.
A mensagem “lembra” os débitos pendentes e ainda oferece desconto no total da dívida, com opção de parcelamento. Tudo isso não existe porque, na verdade, os criminosos querem que o usuário acesse a qualquer um dos links apresentados na mensagem para baixar tais faturas falsas, PDF contaminado.
Marco Rodrigues, diretor da Stity Tecnologia, comenta que os criminosos investem nas pessoas que possam estar com as contas em atraso para roubar informações confidenciais. “Se o usuário não prestar atenção ele pode se tornar vítima de um ataque cibernético”, enfatiza o especialista.
Rodrigues orienta a não abrir qualquer e-mail de cobrança porque as empresas somente enviam mensagens com boletos de pagamento depois de conversar com o cliente para propor um acordo. Depois da negociação o atendente da empresa que está fazendo a cobrança informa o procedimento correto para receber o boleto de pagamento, geralmente enviado para o e-mail informado pelo cliente, às vezes seguido de um código de acesso.
O especialista também afirma ser vital para a segurança no mundo virtual manter o sistema operacional dos computadores e todos os softwares instados sempre atualizados, inclusive a solução de antivírus. “Os criminosos sabem que os usuários demoram para fazer as atualizações e criam todo tipo de malware capaz de explorar as brechas de segurança de qualquer software instalado no computador, no smartphone ou tablet”, explica.
Comentários