Falso comunicado do Facebook sobre imagem denunciada é um perigo

ataqeu facebook cancelamento cibercriminosos, criminosos cibernéticos, facebook, segurança

Publicidade
Loading...

Especialistas de segurança da Stity Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus Avast, identificaram uma nova ameaça contra os utilizadores do Facebook. Os cibercriminosos estão a enviar, via e-mail, um comunicado falso do Facebook com a informação de que uma foto do seu álbum foi denunciada por, supostamente, ter conteúdo impróprio e, portanto, a conta estaria “suspensa”.

A mensagem apresenta dois links: um para que o utilizador veja a referida imagem denunciada e outro para conhecer quem fez a denúncia, mas em ambos os casos o link é o mesmo. O clique no link provoca o download de um código malicioso para o computador com um cavalo de troia, que permite coletar informação pessoais da vítima.

Marco Rodrigues, especialista em segurança da Stity Tecnologia, orienta o utilizador a apagar imediatamente qualquer mensagem supostamente enviada pelos administradores das redes sociais com este tipo de comunicado. “Trata-se de mais uma artimanha dos criminosos que apostam na desatenção dos utilizadores. Neste caso, por exemplo, quem receber esta mensagem irá perceber que o seu perfil se mantém ativo e sua rede social funcionando perfeitamente. Em caso de dúvidas, o próprio Facebook possui uma central de dúvidas onde o usuário pode conhecer mais sobre a sua política para conteúdos impróprios ou abusivos”, destaca.

Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.