TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Identificada nova família de malware que ataca as caixas ATM

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
16/02/2017 - Atualizado a 29/10/2021
Em Segurança

A S21sec anunciou a descoberta de uma nova família de malware, apelidada de ALICE, cujo foco é o jackpotting de ATM’s, ou seja, uma técnica para roubar elevadas quantias de dinheiro de uma caixa automática para levantamento de dinheiro (vulgo caixas multibanco) sem necessidade de usar cartões de crédito ou débito.

Identificada nova família de malware que ataca as caixas multibanco

O ATM jackpotting é, atualmente, uma das mais modernas táticas de cibercriminalidade, e embora não sendo nenhuma novidade e já existirem algumas famílias de malware conhecidas e bem-sucedidas que utilizam técnicas semelhantes, o malware ALICE destaca-se pela sua simplicidade. Não visa o roubo de dados sensíveis como números de cartão e códigos, os cibercriminosos interagem somente com o distribuidor ATM e é controlado unicamente a partir de um teclado.

ALICE é um executável que pode ser concretizado manualmente e que por norma aparece mascarado como substituto do legítimo Gestor de Tarefas do Windows (taskmgr.exe). Antes de lançar a GUI (interface gráfica do utilizador), este malware executa algumas verificações de sanidade para se certificar de que a ser executado num ambiente XFS (Extensions for Financial Services) apropriado, ou seja, um verdadeiro ATM, independentemente da marca e do modelo reais (o ALICE é um malware multifornecedor). Uma vez executado, o malware ALICE assume o controlo do ATM, exibindo uma GUI personalizada e solicitando um código de autorização para garantir o controlo da mula. Se a autorização for concedida, a ALICE usa a API XFS para interagir com o distribuidor ATM, permitindo que o cibercriminoso emita vários comandos de dispensa até que a gaveta de dinheiro seja esvaziada. Após a conclusão do “cash-out”, a ALICE fornece um mecanismo de limpeza/desinstalação para remover quaisquer vestígios do ataque.

“Os ataques de malware são uma das maiores preocupações na fraude ATM. Os criminosos cibernéticos são extremamente ágeis e inovadores na produção de novos tipos de ataques lógicos ATM, uma vez que são muito menos arriscados e muito mais rentáveis do que os ataques físicos tradicionais, mas também são ajudados pelas muito pobres medidas de segurança atualmente implementadas em muitas redes ATM”, afirma Juan Ramón Aramendía, Product Marketing Manager da S21sec.

A gestão eficaz da segurança de uma rede ATM requer um modelo de proteção abrangente que impeça a execução de software fraudulento (Application Whitelisting), bloqueie as tentativas de substituição de ficheiros legítimos (File Integrity Protection), evite a ligação de hardware não fidedigno e a manipulação de dados do disco rígido fora do sistema operacional (Full Disk Encryption). Além disso, é essencial monitorizar os aspetos de segurança das máquinas ATM, com uma visão centralizada da rede, enquanto se adiciona uma camada de controlo extra permitindo executar ações remotas personalizadas para investigar ou reagir a possíveis incidentes.
No caso dos ataques ALICE, o HW Protection bloquearia a tentativa do atacante de conectar dispositivos USB ou teclado externos, enquanto a Full Disk Encryption evitaria a manipulação de dados do disco rígido fora do sistema operacional (por meio de inicialização externa de CD-ROM). Essas medidas de proteção abortariam então o ataque ainda na fase de infeção.

A S21sec, empresa líder em serviços e tecnologia de cibersegurança, possui uma vasta experiência no desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades do setor bancário. O Lookwise Device Manager, por exemplo, é uma solução integrada de segurança de múltiplos fornecedores para gerir a segurança das redes ATM, fornecendo o mais avançado conjunto de contramedidas para bloquear a nova geração de ataques direcionados baseados em malware.

“O malware em ATMs é claramente um tema quente e uma grande preocupação hoje em dia para o setor bancário, com o número de ataques crescendo rapidamente e visando todos os países e regiões, a aplicação de contramedidas de segurança robustas e eficientes torna-se uma necessidade básica e não negociável”, afirma Juan Ramón Aramendía.

Via comunicado de imprensa

Tags: ATM’scaixa multibancocibercriminososcibersegurançajackpottingmalwareS21sec
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Novo ciberataque a supermercados atinge portugal e europa

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

03/11/2026
Android sms chamada segurança

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

02/11/2026
Hackers frigorificos europa

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

02/11/2026
Mbway

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

02/11/2026

Últimas notícias

OpenAI quer deixar de chamar centros de dados às suas instalações de IA

Google toma decisão polémica: escolas que rejeitem IA poderão perder acesso à Pesquisa

Huawei prepara dois smartphones surpreendentes para a sua nova submarca Starlight

Portugal prepara novas regras para centros de dados

Xiaomi lança escova de dentes inteligente com ecrã a cores e 190 dias de bateria

Sony ULT FIELD 1 ganha nova cor Azul Esfumado e mantém graves potentes num formato compacto

Huawei FreeBuds SE 5 Max chegam com autonomia impressionante de 80 horas

GTA 6 já tem data para pré-download e vai precisar de até 212 GB de espaço

iPhone 18 poderá ter uma bateria maior, mas também um preço mais elevado

Apareceu o símbolo H+ no teu Samsung? Descobre o que significa

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.