Saiba como dar os melhores mergulhos

Saiba como dar os melhores mergulhos

A Garmin apresentou algumas das dicas que considera melhorarem a performance dos mergulhadores. Não perca

 

  1. Escolha o melhor equipamento e verifique se está em perfeitas condições. Fazer mergulho pode parecer muito simples, mas a verdade é que todos os mergulhadores transportam consigo muito equipamento –  e este tem que estar 100% funcional. Basta uma falha para comprometer a segurança do mergulhador, especialmente em águas profundas. Por isso: confirme que está tudo ok e no fim… confirme novamente. Invista em equipamentos modernos com tecnologia que possa não só reforçar a sua segurança, mas também ajudar a que toda a experiência seja inesquecível.

O computador de mergulho Descent Mk1 da Garmin é um desses equipamentos – é um computador de mergulho que pode rapidamente transformar-se num ótimo companheiro de aventuras debaixo de água, independentemente de ser praticante de mergulho de garrafa ou em apneia, em água doce ou salgada, em Nitrox ou em Trimix. Este equipamento ativa-se assim que submergir e dá acesso a uma série de dados importantes como a profundidade atual, o tempo de mergulho, a temperatura da água, a velocidade de subida/descida, o tempo de não-descompressão, as paragens de segurança, informações sobre a paragem de descompressão e a duração da bateria. Todos eles dados em tempo-real importantes para um mergulho mais seguro.

 

  1. Planeie tudo ao pormenor. Escolha o local, o melhor dia, verifique se tem todo o equipamento consigo, planeie o próprio mergulho e siga esse plano à risca. Pelo facto de ter GPS integrado, o Descent Mk1 consegue guardar automaticamente os pontos de entrada e de saída do mergulho. A bússola de 3 eixos garante a melhor navegação, tanto na superfície como durante o mergulho, e ajuda o mergulhador a permanece na rota oferecendo-lhe uma orientação contínua a qualquer momento.

Debaixo de água, o algoritmo Bühlmann ZHL-16c garante que fica dentro dos limites da imersão. Pode ainda configurar os parâmetros de conservadorismo com base nos seus limites de segurança pessoais para ser notificado com alertas de som e vibração sempre que alcança os pontos críticos. Este é o primeiro computador com GPS de superfície da Garmin que permite aos mergulhadores marcarem facilmente os locais de entrada e de saída de imersão. Exibe mapas a cores, coloca à disposição uma série de funções multidesportivas e integra o sensor de frequência cardíaca Garmin Elevate™.

 

  1. Informe-se acerca das condições meteorológicas e do estado do Mar. Estas condições podem pôr em causa não só o mergulho, mas também a própria navegação. A temperatura da água é igualmente importante porque determina o tipo de fato/roupa que deve usar. O conforto é importante e contribui também para a sua segurança. Procure ainda saber quais as condições subaquáticas da zona onde vai mergulhar. Se a visibilidade for extremamente fraca, existirem correntes muito fortes ou outras condições potencialmente problemáticas, pode ser mais seguro adiar o mergulho para outro dia. Mantenha-se contactável a qualquer momento para que terceiros o possam avisar se as condições mudarem. Ligado a um smartphone compatível, o Descent Mk1 recebe notificações inteligentes diretamente no ecrã do relógio. Suporta até seis misturas de gases diferentes, incluindo Nitrox e Trimix (até 100% de oxigênio) e suporta o registo automático de mergulho que permite ao utilizador guardar e rever dados de até 10 mil mergulhos

 

  1. Assegure-se que está em perfeitas condições de saúde. Esteja a tento aos sinais do seu corpo. Mergulhar constipado, com dores, lesões ou qualquer outro problema de saúde não é boa ideia. Mesmo no local, se não se sentir a 100% não deve entrar dentro de água. Exercite-se e siga um estilo de vida saudável. O relógio da Garmin oferece uma série de funcionalidades multidesportivas, ferramentas de navegação para outdoor e perfis de atividades pré-instaladas para desportos como natação, corrida, ciclismo ou caminhadas, entre outros, fornecendo várias informações sobre as suas atividades, como medidas de desempenho, dados fisiológicos, dinâmicas de estrada e muito mais.

 

Não vá além dos seus limites sem formação para tal e memorize todos os sinais. Se estiver qualificado para uma determinada profundidade, certifique-se que o seu plano de mergulho não excede essa profundidade. Não entre em cavernas sozinho, nem se aventure em zonas que desconhece. Mergulhe sempre acompanhado e aprenda os sinais gestuais mais importantes. Certifique-se que o seu companheiro de mergulho também os conhece e que estão em total sintonia. Só assim vão conseguir transmitir mensagens com precisão e entender-se. Este ponto é extremamente importante para a segurança de ambos.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.