Como fazer backup do seu site WordPress

Como fazer backup do seu site Wordpress

O WordPress é hoje em dia reconhecidamente uma das melhores plataformas para quem quer atuar com blogs e sites.

Ele traz para os usuários/utilizadores uma série de vantagens, tais como os seus recursos intuitivos, bem como uma ampla alternativa de plugins e temas variados.

Ainda que você conte com todos esses benefícios, sempre é bom ter um plano B caso o site venha apresentar algum problema. Por isso, saber como fazer backup WordPress é muito importante.

Um site pode ser prejudicado devido a problemas como uma invasão de hackers, falha ao instalar algum componente ou, até mesmo, a uma quantidade elevada de visitas.

Para estar prevenido contra uma possível queda devido a esses fatores, um backup sempre é sinônimo de tranquilidade.

Vale salientar que um backup consiste em uma cópia de todos os arquivos desse site, incluindo aí arquivos de mídia e de dados. O backup periódico do seu site WordPress é uma das formas de manter o seu trabalho sempre protegido e atualizado.

Como realizar o Backup do site WordPress

Quando o assunto é fazer backup do seu site WordPress é preciso levar em consideração os arquivos e pastas do CMS, bem como o banco de dados. Esses compreendem componentes importantes para o site.

Essa importância ocorre pelo fato de que sem as pastas e os arquivos é impossível fazer com que o site funcione. O mesmo serve para os bancos de dados. Por isso, para realizar um backup, vale estar atento para as seguintes dicas:

O primeiro Backup

Ao realizar o primeiro backup você deve acessar o seu site por meio de um cliente FTP. Em seguida, baixe o conteúdo completo do seu site em alguma pasta que está em seu computador. De preferência, crie uma pasta destinada para esse fim.

É importante lembrar que o primeiro backup do seu site WordPress deve contar com todas as pastas e arquivos. Depois desse primeiro backup já há a possibilidade de efetuar o download apenas de arquivos e pastas que foram alterados.

Além disso, depois do primeiro backup você já tem condições de selecionar apenas as pastas e arquivos que são novos ou que sofreram alguma alteração anteriormente dentro de uma pasta chamada “wp-content/uploads”.

Backup do banco de dados

O banco de dados é um dos elementos de maior importância na hora de realizar um backup. Sem ele é válido dizer que o seu site não existe mais. Por isso, é essencial conter backups atualizados no banco de dados.

Existem várias possibilidades de fazer o backup do banco de dados. Uma das formas mais comuns é feita por meio do utilitário phpMyAdmin. Ele apresenta um atalho destinado para isso.

É importante se certificar se a sua empresa de hospedagem de sites proporciona o aplicativo MySQL phpMyAdmin. Se não apresentar esse aplicativo, consulte se é possível efetuar tal instalação.

A realização do Backup

Para criar e baixar um backup do banco de dados MySQL por meio do phpMyAdmin é preciso fazer um login no painel de controle da sua hospedagem e fazer o acesso do utilitário phpMyAdmin.

Em seguida, você deverá localizar na esquerda o banco de dados relacionado com a sua instalação do WordPress. Ao efetuar o clique sobre o nome do banco de dados, à esquerda, você perceberá que algumas tabelas foram carregadas na parte direita da tela.

Depois disso, você deverá localizar na parte superior da direita o botão com a opção “Exportar”. Ao clicar nele você encontrará as opções “Quick” e “Custom”, que respectivamente são traduzidas como “rápido” e “personalizado”.

Você ainda vai encontrar na mesma janela a opção “Tables”. É necessário marcar todas elas. Já na opção “Output”, escolha a alternativa “Save out put to a file”. Por fim, na opção “Format”, mantenha a opção SQL selecionada.

Vale lembrar que na mesma janela é necessário também selecionar a alternativa “estrutura e dados” (ou structure and data), que está inserida em “Format-specific options”.

A conclusão do Backup

Para concluir, ao acessar Object Creation Options é possível contar com a alternativa Add CREATE DATABASE/USE statement. Essa opção possibilita acrescentar uma linha no arquivo SQL que viabiliza a criação de banco de dados.

Caso você não marque essa opção, você deverá criar o banco de dados de forma manual.

Por fim será pedido que o download do arquivo com extensão de SQL seja realizado. Efetue o download e o guarde junto com o backup das pastas do WP e arquivos, dessa maneira você irá concluir o backup

Conclusão

O backup de um site é um procedimento que deve ser feito de maneira periódica, pois assim você tem condições de proteger melhor as suas postagens e os seus projetos web.

E então, gostou do texto? Não esqueça de compartilhar essas informações entre os seus contatos. Mostre para eles que um plano B é muito importante quando o assunto é segurança de um site.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *