Top 5 novas funcionalidades do macOS Mojave

Apple macOS Mojave - Techenet

Durante a WWDC deste ano a Apple decidiu que se deveria focar quase a 100% nas melhoras do seu software e com essa especial atenção foram muitas as novidades reveladas. Para além de todas as novidades trazidas pelo iOS 12 e do watchOS 5, a gigante de Cupertino revelou também várias novidades que irão chegar com o novo macOS Mojave.

— Fortnite já rendeu mais de 85 milhões de euros só no iOS —

Como nota de curiosidade, o nome Mojave surge inspirado num dos desertos presentes no estado da Califórnia nos Estados Unidos e ao contrário do que aconteceu com algumas das actualizações anteriores do sistema operativo da Apple, o macOS Mojave traz mesmo várias novidades que irão certamente deixar muitos utilizadores entusiasmados.




De momento podes já ter acesso à versão Beta do macOS Mojave, caso não consigas aguentar a espera até à chegada do Outono, altura em que será disponibilizada a versão final. Fica aqui a lista do Top 5 de novas funcionalidades trazidas por este novo sistema operativo da Apple.

Modo Nocturno no macOS Mojave

Esta é uma das novas funcionalidades principais e que dificilmente irá passar despercebida à maioria dos utilizadores. Depois de vários anos a requisitar esta funcionalidade, a Apple decidiu finalmente incluír o Modo Nocturno, ou “Dark Mode”, na nova versão do seu sistema operativo.

O que mais impressiona neste modo é que não se trata apenas do “escurecer” de alguns detalhes no sistema. Para a implementação deste Modo Nocturno a Apple procedeu a um re-design da totalidade da interface de forma a que toda a transição seja feita da forma mais suave e completa possível, melhorando consideravelmente toda a experiência de utilização.

Apple macOS Mojave - Techenet

Captura de ecrã no macOS Mojave

A possibilidade de capturas de ecrã (screenshots) no macOS não é certamente uma novidade, mas esta funcionalidade clássica sofreu grandes melhorias nesta nova versão. Agora no Mojave esta funcionalidade traz incluída uma barra de ferramentas que torna muito mais simples conseguires capturar exactamente o que pretendes.

Para além disso, traz também a possibilidade de realizar capturas de ecrã (vídeo), sendo mais uma vez possível escolher entre capturar todo o ecrã ou apenas uma pequena porção. Esta pequena adição poderá revelar-se extremamente útil para muitos utilizadores, eliminando a necessidade de ter software adicional instalado para conseguir realizar a gravação de ecrã.

Por último, agora também no novo macOS Mojave vais ter a possibilidade de escrever notas e outras edições simples nas tuas capturas de ecrã logo após a captura.

Apple macOS Mojave - Techenet

Chamadas de grupo no FaceTime

Tal como vai acontecer no iOS 12, também o novo macOS Mojave vai ganhar o suporte para chamadas de grupo no FaceTime. Por muito confuso que possa parecer, vai ser possível realizares uma chamada de grupo com até 32 pessoas em simultâneo.

Para tentar evitar a confusão óbvia gerada por tantas pessoas numa só chamada de grupo, a Apple desenvolveu uma nova interface que promete ajudar na moderação de vídeo chamadas com tantos utilizadores.

Apple macOS Mojave - Techenet

Novas aplicações no macOS Mojave

Tal como já havia feito no passado, a Apple continua a tentar trazer o máximo das suas aplicações principais no iOS para o macOS de forma a tentar criar uma ainda melhor interação entre as duas plataformas. Uma das aplicações que irá certamente ganhar maior popularidade é a nova aplicação de Notícias, que continua a apresentar-se como um dos melhores agregadores de notícias para o iOS.

Outras das aplicações que irão ser transportadas para o Mojave incluém as Notas de Voz, Home e Bolsa. Com a sua disponibilidade também no macOS, desde que tenhas a mesma conta Apple no teu smartphone iOS e no teu macOS irás conseguir sincronizar todas as informações sem qualquer problema.

App Store com uma nova face no macOS Mojave

Seria mesmo de estranhar caso a Apple lança-se uma nova versão do seu macOS sem realizar um facelift à sua App Store. No macOS Mojave a Apple decidiu optar por um design bastante semelhante ao que foi introduzido pelo iOS 11 nos iPhones. Vais passar a tirar proveito de previsualização de vídeo e também conteúdo selecionado pelos editores da Apple.

Outra das novidades neste novo design é o reposicionamento da barra de navegação que agora surge verticalmente posicionada no lado esquerdo da App Store de forma a melhorar toda a experiência de utilização e facilitar o acesso a todas as suas abas.

| via



Outros artigos que vais gostar:

OPPO Find X é oficial e chega para revolucionar o mercado!

Lenovo introduz o novo portátil ThinkPad P52

Mensagens Android já chegaram ao teu computador!

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.