Xiaomi Mi Band 3 #13 - TecheNet Análise

Análise: Xiaomi Mi Band 3, a rainha das smartbands budget!


A Xiaomi Mi Band 3 é a mais recente smartband ou fitness tracker da fabricante chinesa. Chegando como o 3º produto desta linha que rapidamente se tornou um sucesso depois do lançamento da original Mi Band em 2014, a Mi Band 3 apresenta-se com diversas melhorias que reafirmam o grande empenho da Xiaomi em se manter no topo do ranking de smartbands para orçamentos baixos. A Xiaomi Mi Band 3 rapidamente ganhou o título de rainha das smartbands budget!

DEAL. Xiaomi Redmi Note 5 por apenas €142 (Tempo Limitado!)

Para os que estão familiarizados com esta linha de smartbands a forma como a nova Mi Band 3 se apresenta não irá chegar com grande surpresa uma vez que a Xiaomi decidiu, de forma muito inteligente, manter todas as linhas minimalistas que tornaram a família Mi Band tão popular em todo o mundo. No entanto, as melhorias são evidentes assim que se abre a caixa, colocando à disposição dos utilizadores um gadget ainda mais premium com um preço extremamente atrativo.

Desde que recebi a minha Xiaomi Mi Band 3 para análise, enviada pela Banggood.com, que rapidamente passou a fazer parte do meu dia-a-dia e certamente que o irá continuar a fazer depois de terminada a análise!

Xiaomi Mi Band 3 #8 - TecheNet

Design e Especificações | Xiaomi Mi Band 3

Esta Mi Band 3 continua a apresentar as mesmas linhas de design que vimos no modelo anterior – Mi Band 2 – apresentando no entanto algumas melhorias que melhoram substâncialmente toda a sua experiência de utilização. A sua pulseira em silicone anti-alérgico é bastante robusta e confortável ao mesmo tempo, conferindo uma sensação extremamente suave ao toque.

Com um novo ecrã OLED táctil de 0,78″ polegadas, a Mi Band 3 consegue oferecer uma melhorada experiência de utilização ao permitir uma fácil e intuítiva navegação entre os seus menus através de gestos no ecrã. Tal como nas suas predecessoras, o núcleo continua a apresentar o formato de cápsula que acenta perfeitamente em qualquer tipo de pulso, independentemente da sua dimensão.

Com uma bateria de 110 mAh, esta smartband consegue oferecer até 20 dias de utilização com apenas uma carga e para carregamento continuamos a ter à disposição o cabo USB proprietário da Xiaomi.

A Xiaomi Mi Band 3 chega equipada com um sensor de batimentos cardíacos que quando comparado com smartwatches de alto nível (Garmin Fenix 5) se revela extremamente fiável. Com um peso de apenas 20 gramas, a nova smartband da Xiaomi chega com certificação de resistência IP67, garantindo resistência à submersão em água em até 50 metros de profundidade.

Xiaomi Mi Band 3 #10 - TecheNet

Informação sobre preço e disponibilidade da Xiaomi Mi Band3

Configuração | Xiaomi Mi Band 3

Para fazeres a configuração e emparelhamento da tua Xiaomi Mi Band 3 com o teu smartphone (Android ou iOS) vais precisar de fazer o download da aplicação Mi Fit. Depois de realizares o registo na aplicação todo o processo é extremamente simples e rápido. No caso de receberes a versão original da smartband o mais provável é que chegue às tuas mãos em chinês, mas isso não será um problema.

Recentemente a Xiaomi já disponibilizou a actualização de firmware oficial para inglês e espanhol. Para fazeres a actualização apenas terás de fechar a aplicação (depois de realizar a ligação da Mi Band) e voltar a abrir, e vai-te ser apresentada uma mensagem a sugerir a actualização de firmware.

Depois de terminado o processo de emparelhamento vais poder utilizar a aplicação Mi Fit para personalizar várias funcionalidades da tua nova smartband, tal como notificações, sensor de batimentos cardíacos e alarmes.

Xiaomi Mi Band 3 #7 - TecheNet

Informação sobre preço e disponibilidade da Xiaomi Mi Band3

Navegação dos menus | Xiaomi Mi Band 3

Todos os menus presentes na Mi Band 3 são apresentados de forma bem estruturada, acompanhados por ícones que vão permitir que identifiques a sua utilidade num piscar de olhos. Dessa forma, encontrar a funcionalidade que procuras vai ser extremamente rápido através dos gestos básicos a que já te habituaste no teu smartphone.

  • Ecrã principal: apresenta-se as horas e a data em qualquer uma das “watch faces” disponíveis, tendo ainda uma que apresenta também o número de passos diários.
  • Utilidades: neste menú terás à disposição o cronómetro, funcionalidade para silênciar o smartphone, funcionalidade para encontrar o smartphone, alterar a “watch face” e ver informação sobre o modelo da tua smartband.
  • Notificações: é neste menú que vais poder aceder até 5 notificações armazenadas recebidas pelo teu smartphone. Podes deslizar para a esquerda para poderes navegar entre notificações.
  • Metereologia: nesta secção dos menús da Mi Band 3 vais poder ter acesso a dados sobre o tempo para até três dias, apresentando temperatura mínima/máxima e estado geral (chuva, sol, nublado, etc.).
  • Monitoramento cardíaco: é nesta secção que poderás iniciar de forma manual o controlo dos teus batimentos cardíacos.
  • Estatísticas: esta é a secção dedicada ao fitness e actividades físicas, onde vais poder ter acesso aos dados diários sobre passos, calorias queimadas e distância percorrida. No final deste menú podes também ver o nível de bateria da tua Xiaomi Mi Band 3.

A navegação entre todas as secções dos menus da Mi Band 3 não poderia ser mais intuítiva. Apenas terás de deslizar o dedo na vertical para navegar entre os menus e na horizontal para navegar dentro de uma secção específica. Todas as acções são realizadas através do pressionar prolongado do botão capacitivo.

 

Rastreamento de actividade física | Xiaomi Mi Band 3

Tal como em qualquer outra smartband ou fitness tracker, também na Xiaomi Mi Band 3 os passos e distância percorrida serão automaticamente gravados, juntamente com uma básica classificação da actividade durante o dia. No entanto, para monitorizar qualquer outro tipo de actividade irás precisar de aceder à aplicação Mi Fit para dar início a cada uma das sessões. Disponível através da aplicação estão as mais usuais opções para os utilizadores deste tipo de gadget:

  • Corrida ao ar livre
  • Corrida em passadeira
  • Ciclismo
  • Caminhada


Uma vez que a Mi Band 3 não tem GPS integrado, todas estas actividades físicas (à excepção da corrida em passadeira) irão utilizar o GPS do teu smartphone para mapear a tua actividade. Sempre que dês inicio a uma nova sessão, a smartband vai automaticamente manter o sensor de batimentos cardíacos activo de forma permanente, podendo ser configurado um alarma para quando for atingido um nível máximo definido pelo utilizador.

Através do smartphone vais poder também configurar notificações sobre distância percorrida, velocidade máxima, tempo por quilómetro, etc. Infelizmente, para os fãs de natação, apesar de ser à prova de água a Xiaomi Mi Band 3 não chega com qualquer modo pré-definido para natação.

Monitorização de batimento cardíaco e qualidade de sono

A Xiaomi Mi Band 3 consegue monitorizar o teu batimento cardíaco ao longo do dia através do seu sensor óptico. O comportamento do sensor pode ser configurado através da aplicação Mi Fit para realizar uma leitura automática a cada 1, 10 ou 30 minutos. No meu caso decidi colocar as leituras automáticas para cada 10 minutos, o que acabou por não afectar muito a autonomia da bateria, oferecendo uma vista bastante detalhada dos meus batimentos cardíacos ao longo do dia.

Tal como em qualquer outro gadget que oferece este tipo de funcionalidade, o seu nível de precisão é bastante relativo. Ainda assim quando comparados os resultados com dispositivos de gamas mais altas, os resultados foram bastante próximos, servindo certamente como uma ferramenta importante para um controlo geral.

Ocasionalmente a smartband poderá falhar na obtenção dos batimentos cardíacos, sendo que na grande maioria das vezes deve-se ao facto de não se encontrar justa o suficiente ao pulso. Por isso mesmo, antes de iniciares qualquer actividade física, será uma boa ideia garantires que tens a tua Xiaomi Mi Band 3 o mais justa possível ao pulso.

Mais uma vez, na monitorização da qualidade do teu sono a sua precisão é bastante subjectiva. No entanto, através do controlo do acelerómetro e sensor de batimentos cardíacos a Mi Band 3 apresenta-te dados básicos sobre o teu sono. Classificando-o em “sono leve”, “sono pesado” e “acordado”, oferecendo também algumas informações estimadas sobre a hora a que foste para a cama e a hora a que te levantas-te.

Xiaomi Mi Band 3 #9 - TecheNet

Informação sobre preço e disponibilidade da Xiaomi Mi Band3

Notificações de aplicações | Xiaomi Mi Band 3

Com a inclusão de um ecrã de maiores dimensões não há qualquer dúvida que a Mi Band 3 oferece uma muito melhor experiência no que respeita à apresentação de notificações, quando comparada com a Mi Band 2. Através da aplicação Mi Fit vais poder configurar qual as aplicações que desejas receber notificações na smartband.

Quanto recebes uma notificação vai ser apresentado o nome da aplicação que enviou a notificação, seguido do seu conteúdo. No caso de aplicações como o WhatsApp vais poder também ver o nome do contacto que te enviou a mensagem. Na grande maioria dos casos pode ser um pouco complicado conseguir ler a mensagem de forma rápida, mas certamente que é um bom extra conseguir saber exactamente num piscar de olhos quem é que te enviou a mensagem, sem precisares de pegar no smartphone.


Na Mi Band 3 podes também receber notificações sobre chamadas, onde te irá ser apresentado o nome do contacto e opção de silenciar, rejeitar ou aceitar a chamada. Ainda dentro da app Mi Fit vais poder activar alarmes e lembretes de eventos.

Será que a Xiaomi Mi Band 3 é um bom investimento para mim?

Sem qualquer margem para dúvida a Xiaomi Mi Band 3 vai ser um gadget fantástico para a grande maioria das pessoas, oferecendo excelentes funcionalidades (básicas e avançadas) tal como notificações do smartphone, monitorização de batimento cardíaco, monitorização de actividades físicas e também informações metereológicas.

O facto da sua certificação IP67 garantir a sua resistência à água é também um excelente bónus, que te vai deixar muito mais descansado no que respeita à utilização da smartband 24/7 independetemente das tuas actividades durante o dia.

Todas estas funcionalidades e características aliadas a um design moderno, minimalista e robusto, são quase impossíveis de resistir quando nos deparamos com o seu preço de comercialização, bem a baixo da sua concorrência.

Informação sobre preço e disponibilidade da Xiaomi Mi Band3

Xiaomi Mi Band 3 #14 - TecheNet


Smartphones & Gadgets | Descontos em cupão que não vais querer perder!

Design e Construção
Qualidade do ecrã
Funcionalidades
Experiência de utilização
Fitness Tracker
Relação preço / qualidade
Pensamentos finais

Sem qualquer margem para dúvida esta é a melhor smartband que já alguma vez tive o prazer de utilizar quando se fala do segmento "budget". A Xiaomi Mi Band 3 é capaz de oferecer não só todas as funcionalidades essênciais de um gadget deste tipo, mas também algumas mais avançadas que se revelam a cereja no topo do bolo. O seu design e robustez são simplesmente delíciosos, especialmente com a adição de resistência à água!

Classificação 4.6 Excelente valor

Xiaomi Mi Band 3 aos melhores preços!

Compra aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.