Java SE 11: Oracle Acelera Produtividade com Nova Versão

Java SE 11: Oracle Acelera Produtividade com Nova Versão

A Oracle acaba de anunciar a disponibilização do Java SE 11 (JDK11), no seguimento do seu compromisso para disponibilizar regularmente inovações e atualizações Java à comunidade.

O JDK 11 oferece aos programadores um conjunto de novas melhorias a nível da produtividade, bem como suporte à criptografia moderna e standards internet, incluindo TLS 1.3 e HTTP/2.




O JDK é a primeira Long Term Support (LTS) update a ocorrer apenas seis meses após o anúncio da Oracle, o JDK 11, e resulta da profunda colaboração entre os engenheiros da Oracle e os membros da comunidade mundial de programadores Java através da OpenJDK Community e da JCP. Desde o lançamento do Java SE 8, que a comunidade tem vindo a colaborar em mais de 100 novos melhoramentos que foram sendo introduzidos através do JDK 9, 10, e 11.

“O protocolo TLS 1.3 foi recentemente aprovado, e são excelentes notícias que o Java SE 11 o suporte imediatamente,” afirma Jim Manico, coautor do Iron Clad Java e fundador da Manicode Security. “O novo ciclo de atualizações do Java para o Java SE significa que importantes protocolos de segurança e outros standards, tais como o TLS 1.3, podem ser disponibilizados e adotados rapidamente, dotando os programadores de aplicações, com mais ferramentas para escreverem software seguro, na linguagem mais popular do mundo, o Java!”

Os clientes podem agora migrar do Java SE 8 para o Java SE 11, ao ritmo que for mais conveniente para responder às necessidades dos seus negócios, suportados pelo Long Term Support da Oracle. A Oracle irá oferecer aos seus clientes atualizações de segurança e de resolução de bugs no JDK 11 em 2026, sendo que o próximo lançamento LTS está já previsto para setembro de 2021.

“Graças às melhorias contínuas realizadas pela Oracle e pela Comunidade Java, a JVM continua a ser a melhor plataforma para o desenvolvimento de aplicações,” afirma Rafael Winterhalter, da Scienta Norway e criador do popular mecanismo de geração de códigos e manipulação de dados para Java, o Byte Buddy. “Confio na versão Java SE 11, porque podemos ver os benefícios dos módulos do sistema a transformarem-se em realidade, tornando as aplicações Java mais condensadas e transparentes. Estes aspetos são fulcrais, sobretudo à medida que as aplicações estão a ganhar um maior nível de complexidade, e estão cada vez mais sujeitas a um número crescente de dependências. As novas funcionalidades, quando exploradas como ‘nestmates’ são muito promissoras no que diz respeito a melhorar a inicialização e o desempenho da compilação avança claramente.”

As principais funcionalidades do Java SE 11 incluem:

  • Controlos de acesso nest-based: elimina a necessidade de os compiladores inserirem métodos de ligação no alargamento das acessibilidades.
  • Dinâmica constante dos class-file: reduz os custos da disrupção na criação de novas formas de materialização dos class-file constantes e oferecer um leque mais amplo de opções, para facilitar a escrita e a compreensão dos códigos, bem como o seu desempenho.
  • ZGC: (experimental) uma caixa do lixo escalável e de baixa latência.
  • Epsilon: implementação GC totalmente passiva, com um limite mínimo de alocação e a menor latência possível de sobrecarga.
  • Flight Recorder: quadro de recolha de dados com custos mínimos, para resolver os problemas e as sobrecargas das aplicações Java e HotSpot JVM.

“As atualizações do modelo LTS permitem aos nossos clientes migrar de uma versão Java SE LTS para outra mais atual ao seu próprio ritmo, ao mesmo tempo que garante que o ecossistema de programadores Java pode aceder, mais rapidamente do que nunca, às melhorias introduzidas,” afirma Georges Saab, Vice President, Software Development, Java Platform Group, da Oracle. “Com a introdução da Oracle Java SE Subscription, os clientes passaram também agora a ter acesso a uma forma fácil de aproveitar os lançamentos regulares das atualizações testadas e certificadas de desempenho, de estabilidade e de segurança, diretamente da Oracle.”

Java SE Subscription é a oferta mais económica e previsível da Oracle para gerir as instalações de Oracle Java SE nas empresas. Mais informação sobre o JDK 11, incluindo a lista completa das funcionalidades disponível em Java PM blog.

Para conhecer as atualizações mais recentes, participe no Oracle Code One, a conferência inaugural dos programadores, que terá lugar em São Francisco, nos EUA, de 22 a 25 de outubro de 2018. Registe-se em https://www.oracle.com/code-one

Java é a linguagem de programação mais popular do mundo. Existem mais de 12 milhões de programadores a correr Java. O Java é também a escolha de eleição dos programadores para a cloud, com mais de 21 mil milhões de máquinas virtuais Java ligadas à cloud.

Sobre a Oracle

A Oracle Cloud disponibiliza uma oferta completa de aplicações SaaS para ERP, HCM e CX, além da melhor base de dados do mundo em Platform as a Service (PaaS) e da oferta de Infrastructure as a Service (IaaS) a partir dos seus centros de dados nas regiões das Américas, Europa e Ásia. Mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL) disponíveis em http://cloud.oracle.com.

*Este artigo é um comunicado de imprensa da Oracle

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.