Conectividade é fundamental nos relacionamentos

Conectividade é fundamental nos relacionamentos

A conectividade tornou-se uma parte vital das relações amorosas, familiares e de amizade, é o que mostra um estudo da Kaspersky Lab, realizado junto de 750 indivíduos em Portugal

A investigação revelou que, quando não conseguem utilizar os seus dispositivos, a maioria das pessoas teme que os seus familiares e amigos se preocupem com eles (51%) ou que não poderão ajudar alguém da família caso seja necessário (45%).




A conectividade é uma obrigação em todo o tipo de relações

Imagine que se vai encontrar com a sua cara-metade para celebrar um aniversário e se apercebe que vai chegar tarde. E, quando lhe está prestes a ligar para avisar, o seu telefone fica sem bateria. E este aniversário não está a começar nada bem…

Preocupações semelhantes, sobre o significado e a importância dos dispositivos conectados nas relações amorosas, são muitas vezes justificadas. O impacto de não ter rede pode ir desde à perda de um encontro (21%), a problemas a longo prazo, com um em cada seis inquiridos (15%) a admitir ter problemas com a sua cara-metade devido à falta de bateria, à perda ou ao roubo dos seus dispositivos móveis.

E não são apenas as relações que ficam em risco – a maioria da população depende dos dispositivos conectados para diferentes tarefas do seu dia-a-dia. De todos os utilizadores que já haviam sofrido um problema de conectividade, um quinto (21%) perdeu uma oportunidade de negócio ou de educação, 16% perdeu-se, e um em cada dez (13%) perderam oportunidades com amigos, como saídas ou festas, em resultado da falta de conexão do seu smartphone.

Apesar desta dependência da internet, 18% dos inquiridos não toma medidas para manter os seus dispositivos ligados e conectados, 34% controla os seus níveis de bateria e apenas um em cada cinco (22%) verifica regularmente o estado de funcionamento do seu dispositivo.

“A conectividade ocupa um papel muito amplo nas nossas vidas diárias. Como a investigação veio a revelar, quando ficam sem acesso aos seus dispositivos, as pessoas fazem asneiras – perdem oportunidades, perdem-se e preocupam-se umas com as outras. Tornou-se claro que a falta de conexão pode ter impactos duradouros nas relações humanas – porque, quando cometemos erros, é o coração que paga. Quando a atitude e o comportamento da maioria dos utilizadores quanto aos seus dispositivos é demasiado descontraída, é exatamente isso que acontece – porque os casais esperam que o outro responda, os pais esperam conseguir saber onde andam os seus filhos, e os amigos não querem ser ignorados. É essencial que várias medidas sejam tomadas para proteger os nossos dispositivos e mantê-los conectados,” diz Dmitry Aleshin, Vice-Presidente de Marketing de Produto da Kaspersky Lab.

A solução Kaspersky Security Cloud ajuda as pessoas a evitar estes incidentes e a manterem a sua conectividade. A sua segurança adaptativa significa que os utilizadores podem manter o seu dispositivo conectado e evitar os problemas já mencionados. A solução consegue também adaptar-se às necessidades únicas de conexão de cada utilizador, além de conter várias funcionalidades para sistemas Mac, Windows, iOS e Android, permitindo que cada pessoa viva a sua vida digital sem correr o risco de ficar desligado no momento mais importante. Algumas das funcionalidades permitem:

  • Ajudar os pais a perceber se os seus filhos os podem contactar – o novo Battery Tracker disponível na solução Kaspersky Safe Kids significa que os pais vão conseguir saber se os seus filhos estão conectados, além de receberem uma notificação quando o nível de bateria dos seus telemóveis está em baixo;
  • Avisar a outra pessoa quando o utilizador não consegue ir a uma reunião ou a um encontro – O Device Power Consumption avisa quanta bateria ainda existe no dispositivo Android e quanto tempo este poderá funcionar, para que a outra pessoa consiga sempre avisar antes de ficar incontactável;
  • Localizar um dispositivo perdido antes que seja tarde demais – a função Antirroubo permite ao utilizador encontrar e recuperar o seu dispositivo a tempo de enviar essa mensagem tão crucial. O alarme, o bloqueio e a localização do smartphone são ativados e é até tirada uma fotografia se alguém lhe tentar aceder;
Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.