O que esperar das tendências em realidade virtual e realidade aumentada para 2020?

A tecnologia e os avanços dentro da realidade virtual e realidade aumentada, estão dentro de uma tendência de desenvolvimento de aplicações e uso das mesmas, mas, algo interessante descobrir é o que é possível esperar com relação a essas tecnologias nos próximos anos.

tendências em realidade virtual e realidade aumentada para 2020
Fonte: Pixabay.com

Os múltiplos usos da realidade virtual e  realidade aumentada

Esses conceitos são usuais no cotidiano de algumas pessoas que já aproveitaram a oportunidade para testar jogos como o Pokémon GO desde seus smartphones nos últimos anos. No entanto, as aplicações dessas tecnologias vão muito além desse tipo de jogo.

Como explica o site UOL Tecnologia, a realidade virtual e a realidade aumentada servem para expandir a imersão de pessoas numa experiência de imagem e som para mundos digitais, com usos voltados principalmente para vídeos em 360 graus, educação, publicidade, e uso de tecnologias 3D.

Aproveitando o vasto uso atual de smartphones na atualidade, plataformas como cassinos online dão o salto para expandir a sua oferta que tradicionalmente tem o contexto de instalações fixas e em lugares restritos, para ser colocada nas mãos de mais e mais pessoas para através dos seus smartphones. Tudo isso, aproveitando a experiência imersiva que a realidade virtual e a realidade aumentada oferecem a cada vez mais usuários.

Enquanto isso, empresas desenvolvedoras de tecnologia como HTC, Oculus Rift e Microsoft, optaram por desenvolver dispositivos dedicados a explorar essas tecnologias na forma de óculos, que até agora permanecem fora da preferência do público, devido ao seu alto custo que os torna restritivos, deixando o caminho aberto para os smartphones nos próximos anos.

Os Smartphones assumem a liderança na batalha do mundo virtual

Como mencionado acima, o alto custo de dispositivos dedicados para o uso de realidade virtual e realidade aumentada, juntamente com o aumento na oferta de smartphones e a redução dos seus custos, colocou os telefones móveis na vanguarda da batalha do mundo virtual.

Uma referência a isso é feita pelo site Sapo Tek, mencionando que o número de usuários (utilizadores) de smartphones vai dobrar até 2020, de acordo com um relatório da empresa sueca Ericsson.

Em números específicos, a tendência do número de usuários de smartphones chegará a 6,1 mil milhões, o que é suportado por um aumento no tráfego de dados, e a melhoria nas tecnologias de conexão, com a chegada da tecnologia 5G, globalmente.

Uma vantagem adicional de colocar os smartphones na frente nessa batalha nos próximos anos, é que há muitos fabricantes que já colocaram à venda os suportes para celulares que permitem que os smartphones sejam colocados como se fossem óculos, substituindo a necessidade de custosos dispositivos dedicados, fabricados pela HTC, Oculus Rift ou Microsoft.

óculos de realidade virtual e aumentada
Fonte: Pexels.com

Em resumo, os smartphones continuarão a estar na vanguarda da preferência dos usuários dentro das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, porque os custos das lentes específicas ainda continuam com altos enquanto os smartphones seguem baixando de preço. A tecnologia que esses dispositivos usam para submergir usuários / utilizadores em mundos digitais está melhorando constantemente, beneficiando todos os usuários / utilizadores de smartphones no mundo.

Artigos recomendados:

Firefox: Nova versão do browser suporta Realidade Virtual!

Motorola: Novo Moto Mod é de realidade virtual!

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.