Fundo Allianz Global Artificial Intelligence supera os 1.000 milhões em património

Fundo Allianz Global Artificial Intelligence supera os 1.000 milhões em património

O fundo de ações Allianz Global Artificial Intelligence ultrapassou a barreira dos mil milhões de Euros em património, refletindo o forte interesse dos investidores institucionais e de retalho por esta estratégia.




Quando foi lançado na Europa em Março de 2017 pela Allianz GI, uma das principais gestoras de investimentos ativos do mundo, este fundo foi o primeiro do seu género no continente. O fundo Allianz Global Artificial Intelligence tem por missão investir em empresas que impulsionam o desenvolvimento da Inteligência Artificial (AI) em todas as suas formas e todo o mundo.

Ao contrário de outros fundos de tecnologia existentes, o Allianz Global Artificial Intelligence foi desenhado especificamente para beneficiar do potencial disruptivo da AI. O objetivo do fundo Allianz Global Artificial Intelligence é perseguir as mudanças introduzidas por essa tecnologia transformadora e investir nas empresas mais bem posicionadas, para oferecer uma criação de valor inigualável para os acionistas. Ao analisar este potencial e integrar diretamente na carteira as empresas que vão impulsioná-lo e também beneficiar desse mesmo potencial, a estratégia visa aproveitar um crescimento dinâmico e sustentável transversal ao mercado.

Comentando o facto de o fundo ter atingido a barreira dos mil milhões de Euros, Sebastian Thomas, Senior Portfolio Manager, afirmou:

“Estamos satisfeitos com o interesse demonstrado pelos investidores no Global Artificial Intelligence Fund. Acreditamos que a inteligência artificial é uma tecnologia transformadora com o potencial de transfigurar a economia global e as estruturas industriais existentes.

A nossa estratégia procura investir em empresas inovadoras de todos os setores e em todo o mundo que desenvolvem ou alavancam a tecnologia de inteligência artificial – e não é gerida pelos habituais índices de tecnologia, fortemente ponderados por ações tecnológicas mega cap (de elevada capitalização). Tipicamente, o fundo tem acima de 75% em active share ou proporção ativa na carteira face à maioria dos fundos globais de tecnologia.

Estamos apenas a esgravatar a superfície de tudo aquilo que a AI pode alcançar e a assistir a um ritmo acelerado de inovação. Acreditamos que os impactos se vão acumular ao longo dos anos, à medida que a IA se vai entrosando progressivamente com as nossas vidas.”

O Fundo Allianz Global AI é uma expansão de uma estratégia lançada no Japão a 9 de Setembro de 2016, em parceria com a Sumitomo Mitsui Asset Management e a Nikko. No total, a estratégia apresenta mais de 4 mil milhões de USD em AUM globalmente.

A AllianzGI tem décadas de experiência no acompanhamento do setor da tecnologia, experiência de campo no setor, ligações profundas em todo o Silicon Valley e recursos globais dedicados.




Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.