5G traz velocidade e eficácia aos diversos setores industriais

5G nas empresas

A Toshiba Europa vê 2019 como o ano em que o 5G irá impactar diversos sectores industriais. Com base na mais recente investigação da Ericsson sobre a influência do 5G em dez setores de indústria, incluindo indústria transformadora, saúde, energia e utilities, onde 78% dos inquiridos acreditam que esta tecnologia irá permitir que melhorem ou desenvolvam mais a sua oferta para o consumidor. É claro que o 5G vem representar uma grande oportunidade para as empresas transformarem as suas operações e infraestruturas para o digital.




O 5G está cada vez mais preparado para desempenhar um papel importante para as empresas aprimorarem as suas capacidades de trabalho mobile e remoto, permitindo que os funcionários trabalhem de forma mais rápida, eficaz e produtiva em vários locais, seja em casa ou a partir de um cliente. Na era do IoT, o qual ajuda a melhorar a gestão de dados e velocidade das transferências, o valor do 5G não deve ser subestimado por que a informação torna-se-a cada vez mais central para as operações de todas as indústrias. No entanto, o desafio de garantir a segurança dos dados confidenciais das empresas aumenta com as ciberameaças cada vez mais inteligentes e avançadas.

O 5G ligado às ameaças de segurança

 Num relatório feito pela empresa de análise de risco ThreatMetrix foi detetado que durante o primeiro trimestre de 2018 foram efetuados 80 milhões ciberataques, que significa um aumento de 30 por cento comparado com o ano passado.

Com a implementação do 5G, os cibercriminosos pretendem explorar a força de trabalho cada vez mais móvel e o crescente número de pontos de contacto conectados à Internet através das redes fornecidas pelo 5G.

O estudo Maximising Mobility da Toshiba mostra este ano os dados de segurança são a maior prioridade para quase metade (48 por cento) dos líderes de TI no que toca à gestão de dados criados por tecnologias M2M e IoT, o qual muitos consideram ser um grande desafio na segurança do 5G. A necessidade de ter a melhor e maior proteção de dados está a promover o aparecimento de novas tecnologias que têm como alvo superar esta ameaça. Destas, destacam-se as soluções de mobile edge computing, que permitem que a comunicação de dados seja localmente encriptada e traduzida por um protocolo de comunicação antes de ser enviado para a rede central da empresa através da cloud.

5G ao extremo

 A segurança é uma prioridade para muitas empresas e a popularidade das soluções de mobile edge computing está definida para poder aumentar o perímetro de segurança na era mobile. Mas o benefício desta tecnologia não está limitado apenas à segurança de dados. Também ajudam a criar uma força de trabalho mobile mais eficaz e produtiva ao processar os dados em cada uma das pontas da rede, o que traz um benefício adicional ao reduzir o lixo de dados e a maior pressão sobre os serviços cloud.

De acordo com a investigação da Toshiba, este foi classificado pelos líderes de TI como o fator mais provável para impulsionar a adoção dos smart glasses no meio industrial e profissional nos próximos anos. Ao disponibilizar novas capacidades aos trabalhadores de campo e remoto, as soluções vão revolucionar a forma como se trabalha na era do 5G.

O 5G também vai trazer às empresas uma melhoria na produtividade e conectividade, mas apesar de mais oportunidades do que nunca para as tecnologias, a segurança será sempre um problema no cenário de TI. Por isso, o 5G vai atuar como um catalisador por trás de novas e futuras tecnologias, que serão de maior importância para as empresas nos próximos anos. Soluções como o mobile edge computing vão beneficiar tremendamente das capacidades do 5G, e são estas tecnologias que vão ajudar as empresas a maximizar o potencial do 5G tanto na perspetiva de mobilidade como de segurança.

Artigo anteriorPróximo artigo
Nilton é um entusiasta das novas tendências tecnológicas e do impacto que estas têm nas organizações e no nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.