Como transformar sua cozinha em uma smart kitchen

Nossas cozinhas estão cheia de eletrodomésticos, mas eles são, digamos, não muito inteligentes. A tecnologia, utilizada em alto-falantes, luzes, fornos e torneiras inteligentes, pode facilitar sua vida não só na hora de cozinhar mas também ao limpar e fazer as compras do mês. Ter uma cozinha inteligente não é difícil e todos os moradores da casa podem se beneficiar de suas vantagens.

Mas por que uma investir em uma cozinha inteligente?

As cozinhas normalmente são um local de produtividade, mas também de bagunça. É nela onde você prepara suas refeições, limpa sua louça e talvez até coma. Cada armário, utensílio e ferramenta contribui para a sua experiência na cozinha, seja para melhor ou para pior. E adicionar tecnologia inteligente a esse espaço pode melhorar suas receitas e acelerar o trabalho.

A cozinha pode hospedar algumas das tecnologias mais inteligentes de uma ‘smart home’. Já existem fornos inteligentes que eliminam as adivinhações nos tempos de cozimento além de sugerirem receitas que talvez você não tenha experimentado ou purificadores inteligentes com três temperaturas de água que podem ser ligados por comando de voz. Mas nem só de eletrodomésticos modernos é feita uma smart kitchen.

Telas inteligentes como o Google Nest Hub ou o Amazon Echo Show podem converter medidas para você, definir temporizadores ou mostrar as próximas etapas de uma receita em que você está trabalhando e luzes inteligentes são uma maneira econômica de melhorar a iluminação da sua cozinha. Por exemplo: interruptores de luz inteligentes podem economizar seu dinheiro apagando a iluminação em horários programados e tiras de LED inteligentes podem iluminar os espaços escuros dentro de um armário.

A primeira coisa que recomendamos para os que buscam uma cozinha mais inteligente é a mais barata: um alto-falante inteligente como o Amazon Echo ou o Google Home. Ou, melhor ainda, uma tela inteligente como o Nest Hub ou o Echo Show.

Com eles, você pode definir vários cronômetros para acompanhar seus tempos de preparo de alimentos e converter medidas para uma receita como “quantas colheres de chá em duas colheres de sopa?” ou “quantas xícaras por litro?” quando precisar converter a medida para outro sistema.

Os alto-falantes inteligentes também servem como intercomunicadores se você os espalhar por toda a casa e assim se comunicar facilmente com a sua família para avisar que o jantar está pronto. Se quiser se divertir enquanto cozinha, você pode ouvir música ou escutar as notícias do dia. 

Eles também podem otimizar a lista de compras. Em vez de gastar uma ou duas horas uma vez por semana, analisando o que você precisa comprar, você pode fazer uma lista de compras à medida em que for usando os alimentos. Sempre que usar algo, você pode dizer ao Google ou Alexa para adicionar “ketchup” ou “leite” à lista de compras. 

Uma tela inteligente, como Amazon Show ou Nest Hub, é ainda melhor. Os monitores inteligentes têm todos os recursos listados acima e a tela ainda fornece outros componentes como cronômetros, tabelas de conversão e receitas ilustradas. Com o Nest Hub, você pode acessar vídeos do YouTube para obter instruções rápidas sobre culinária. 

Com um acesso mais fácil a receitas, conversões e controles de voz, você pode passar a gostar de cozinhar na sua cozinha muito mais do que antes.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.