7 coisas que é possível fazer em um PDF e você não sabia

7 coisas que é possível fazer em um PDF e você não sabia

 O arquivo PDF é um dos formatos mais utilizados no mundo e, com um bom programa de edição, você pode alterar um documento com recursos interessantes. Conheça 7! 

Desde que foi lançado, em 1991, o formato PDF caiu no gosto dos usuários de computador. Na época, a proposta era bastante revolucionária: atuar como um documento universal, pronto para a impressão, independente do sistema operacional utilizado. Com o passar dos anos, a tecnologia do produto foi aprimorada, com diferentes coisas que é possível fazer em um PDF – e que talvez você não saiba.

Antes de listar os recursos, é importante ter em mente que o arquivo PDF, por si só, não oferece grandes ferramentas de edição. Você sempre vai precisar contar com um programa especializado no assunto para realizar determinadas funções, seja o Adobe Acrobat (da mesma desenvolvedora do PDF) ou produtos mais modernos como o Wondershare PDFelement, que consegue até transformar um documento impresso em editável e é considerado um dos softwares mais completos do segmento.

Por isso, se você tem um bom programa para editar esse tipo de arquivo, conheça 7 coisas que é possível fazer em um PDF e você não sabia.

Criação de formulários editáveis

Seja você um estudante que está desenvolvendo uma pesquisa ou um profissional que quer saber mais sobre os clientes, os formulários são fundamentais para interagir com o público-alvo. Entretanto, enviar o arquivo em Word, por exemplo, pode dar liberdade para que os entrevistados mudem as perguntas. Nesse caso, um formulário editável PDF é ideal.

O formulário é criado normalmente no Word e, posteriormente, salvo como formulário dentro do programa de edição de PDF, neste caso, estamos utilizando como exemplo o PDFelement. Quando o entrevistado retornar o questionário preenchido, você pode retirar facilmente as informações levantadas.

Conversão de arquivos

Tanto um PDF pode ser transformado em outros tipos de arquivos, como o contrário também acontece. Nesse caso, é possível mudar um arquivo PDF para Word, Excel ou até JPEG, sem que se perca configurações de fonte, estrutura visual ou qualquer outra característica importante.

Proteção com senha

Nem todos os documentos devem ser acessados por todos. Uma conta a pagar em PDF, por exemplo, geralmente conta com uma senha que somente os usuários que possuem a palavra-chave conseguem visualizar. Esse processo é bem simples e extremamente funcional.

Além da presença da senha, em alguns programas de edição PDF é possível configurar restrições de impressão, proibição de cópia ou proteção contra alteração. Dessa forma, você tem a certeza de que um arquivo não passará por mudanças ao ser visualizado por outras pessoas.

Comentários e confirmação

Esse recurso é mais simples e está presente mesmo nos programas de edição de PDF mais básicos. Trata-se de inserir comentários, conectando a nota com uma parte específica do texto. Além disso, há também o botão de confirmação, para que a pessoa exclua o comentário à medida que resolver o que for solicitado.

Transformar um documento escaneado em editável

Um dos recursos mais interessantes para quem trabalha com documentos é a chamada tecnologia OCR. A sigla é a abreviação de Optical Character Recognition, ou seja, Reconhecimento Óptico de Caractere. Trata-se de um recurso capaz de transformar um documento escaneado em um arquivo aberto editável.

Basta escanear um documento normalmente e salvar como PDF. Com o auxílio de um programa de edição que tenha OCR entre suas ferramentas, é só ativar o recurso e aguardar que o leitor faça a “leitura” do arquivo, salvando o conteúdo em um arquivo editável, para tirar ou colocar informações da forma que o usuário preferir.

Edição de imagens

Criou um documento e acabou percebendo que uma imagem ficou muito grande ou muito pequena? Você não precisa abrir o projeto original completo para refazer essa etapa. É possível fazer edições de imagens, desde inserção, correção ou até exclusão, por meio dos editores de PDF.

Rasurar informações

Você já deve ter visto programas na televisão em que partes de um documento são exibidas, mas algumas informações são rasuradas. Você já se perguntou como os editores fizeram isso? Se trata da ferramenta de rasura de dados, ideal para quem precisa utilizar um arquivo, mas existem informações sensíveis ali dentro.

Pesquisadores, estudantes e empresas são os grandes beneficiados deste recurso, uma vez que o que for rasurado não pode ser recuperado por aqueles que receberem o arquivo. Uma forma segura de proteger dados, assunto tão importante que já virou lei no Brasil, a chamada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

O PDF ficou popular no mundo inteiro e não foi à toa. Além de todos os recursos e das coisas que é possível fazer em um PDF (e que agora você já sabe), uma de suas principais características é a leveza e a qualidade de visualização. Enquanto aproveitamos as ferramentas que já existem, nos resta esperar para saber quais serão as próximas novidades do PDF.

Leia também:

Como transferir WhatsApp de Android para iOS de forma rápida e intuitiva

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.