Toshiba diz adeus definitivo aos portáteis. O fim de 35 anos de história

A Toshiba é uma das fabricantes históricas de computadores portáteis e PCs, mas o seu legado chegou agora ao fim. Depois de 35 anos com forte presença neste mercado, a empresa anunciou oficialmente que o abandono será definitivo.

Depois de ter vendido 80,1% das suas ações na Dynabook Inc em 2018, num negócio que rendeu mais de 30 milhões de euros aos seus cofres, a marca decidiu agora vender os restantes 19,1%.

O transição foi feita para a Sharp, que é agora detentora de 100% das ações da Dynabook Inc e que irá assumir controlo do portefólio de computadores portáteis da Toshiba.

Toshiba computador portátil

Toshiba não resistiu a uma quebra monumental no número de vendas

A última década foi extremamente negativa para o segmento dos computadores portáteis. Fazendo com que muitas fabricantes vissem os seus números de vendas caírem a pique. Foi exatamente isso que aconteceu com a Toshiba.

Em 2011, conseguiram números impressionantes, vendendo mais de 17 milhões de computadores. No entanto, em apenas 6 anos, viram esse número ser dizimado para apenas 1,9 milhões (em 2017).

Muito provavelmente, foi esta grande quebra que levou a empresa a vender a esmagadora maioria das suas ações em 2018. Decidindo agora focar-se em outros segmentos de mercado.

Ainda que este seja um abandono histórico, a Toshiba continua a ser uma das grandes marcas de renome no mercado das televisões e sistemas de entretenimento para casa.

Tablets e híbridos ameaçam cada vez mais o mercado dos computadores portáteis

Ao longo dos últimos anos, assistiu-se a um crescimento impressionante no número (e qualidade) dos computadores híbridos disponíveis no mercado. Este tipo de computador garante aos utilizadores uma performance de alto rendimento, assim como uma versatilidade única.

Microsoft Surface Go 2: A cheat sheet - TechRepublic

Como bom exemplo desse tipo de produto, temos os vários produtos da linha Surface da Microsoft, que já conseguiram alcançar grande popularidade. Por exemplo, o Microsoft Surface Go 2 oferece uma excelente relação preço/qualidade, estando disponível na Amazon Espanha por apenas €581.

Para os utilizadores que procura uma alternativa bem mais acessível, existe uma marca que continua a destacar-se graças aos seus produtos de alta qualidade, a CHUWI.

CHUWI Hi10 X Unboxing, The Classic Model Has Upgraded a lot in The ...

A fabricante chinesa, oferece uma grande variedade de tablets e híbridos, sendo fácil destacar o computador híbrido CHUWI Hi10 X de 10″ polegadas. Este, está disponível na Amazon Espanha por um aliciante preço de €220.

Artigo anteriorPróximo artigo
Joao Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.