Tempestades e o teletrabalho: saiba como evitar danos

temprestade

À luz dos fenómenos meteorológicos que têm ocorrido nos últimos dias, em Portugal e não só, com chuvas intensas e pequenos tornados, a Eaton alerta para os riscos que estas tempestades podem representar na geração de danos eléctricos e interrupções no teletrabalho.

Num ano em que a percentagem de pessoas em teletrabalho em Portugal (e em toda a Europa) aumentou exponencialmente nos últimos meses, devemos estar conscientes deste perigo muito comum, que pode chegar ao nosso novo escritório em casa a qualquer momento.

Tempestades e teletrabalho, uma má combinação

A causa de danos eléctricos durante uma tempestade é geralmente a sobretensão ou indução gerada por um raio, quer pela sua queda perto do local segurado ou numa linha eléctrica ou estações transformadoras. Uma trovoada pode levar a perturbações temporárias, interrupções no fornecimento, quedas ou picos de tensão ou outras flutuações de corrente igualmente prejudiciais.

Para evitar danos no equipamento, e a sua destruição final, para além do custo associado ao tempo de paragem, a Eaton, líder em gestão de energia, recorda-nos o potencial que as UPSs desempenham como elementos de protecção ao longo do ano, e especialmente nesta altura.

Teletrabalho

A UPS como elemento essencial de protecção nos escritórios em casa

Num cenário em que o trabalho remoto não pára de proliferar, ter uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) torna possível evitar danos causados por cortes de energia em equipamento electrónico. A UPS é instalada entre a rede e o equipamento eléctrico, protegendo assim os problemas de abastecimento que o dispositivo pode sofrer e os danos induzidos pela electricidade, para que, durante uma falha, este dispositivo continue a fornecer electricidade graças à sua bateria, evitando qualquer percalço ou perda de informação sensível.

Para a correcta implementação deste sistema, a Eaton recomenda calcular a potência total de todos os dispositivos a serem protegidos pela UPS, tendo sempre em conta que a potência da UPS deve ser superior, e escolher um produto especificamente concebido para o lar.



A quantidade de energia necessária para produzir um relâmpago tem a capacidade de danificar, e mesmo destruir, equipamento sensível. Se considerarmos que a nossa actividade se tornou, numa grande percentagem de casos, totalmente dependente da disponibilidade contínua de fornecimento de electricidade, devem ser tomadas medidas para evitar quaisquer danos inesperados que interrompam a nossa actividade de trabalho“, comenta Jordi Cuesta, IT Channel Sales Manager da Eaton. “Para além de servirem de reserva de energia perfeita, muitos modelos UPS também melhoram a qualidade da voltagem em utilização normal, o que é duplamente benéfico – tanto em situações quotidianas como de emergência“, conclui.

Outros artigos interessantes:

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.